Comissão Europeia lança consulta pública sobre o fim das moedas de 1 e 2 cêntimos na Europa.
E se o troco do pãozinho acabar na Europa? Os líderes europeus reunidos em Bruxelas, na Bélgica, avaliam o fim das moedas de 1 e 2 cêntimos de euro até o fim de 2021. Sendo assim, a Comissão Europeia lançou uma consulta pública para avaliar o impacto sobre a utilização das moedas.
O órgão admite que poderá tirar de circulação as moedas de um e dois cêntimos de euros até o final de 2021 devido a “critérios de custo e aceitabilidade pública”.
Fim das moedas de 1 e 2 cêntimos de euro
Em nota publicada na imprensa europeia, a Comissão Europeia diz avaliar a retirada das moedas de um e dois cêntimos de euro de circulação.
“A Comissão Europeia lançou hoje uma avaliação de impacto sobre a utilização de moedas de um e dois cêntimos. Isto inclui uma consulta pública, […] terá a duração de 15 semanas, a fim de envolver um vasto leque de interessados, incluindo outras instituições, autoridades nacionais relevantes, consumidores e sociedade civil”.
Comissão Europeia, 28/09/20.
A Comissão Europeia e o Banco Central Europeu têm incentivado cada vez mais os pagamentos com cartão ou por meios digitais. E a pandemia de Covid-19 ajudou na utilização dessas soluções eletrônicas, porém a grande maioria dos pagamentos ainda é feita utilizando notas de euro.
Decisão virá até o final de 2021
Quando acabar a consulta pública, os líderes europeus que reúnem-se em Bruxelas irão decidir o destino das moedas de um e dois cêntimos de euro. Entretanto, na nota publicada o órgão diz que “se se justifica uma proposta legislativa sobre a introdução de regras uniformes de arredondamento para os pagamentos em numerário na zona euro e possivelmente sobre a descontinuação das moedas de um e dois cêntimos”.
Leia também quais são os idiomas oficiais da União Europeia.
Análise dos Impactos Econômicos – Fim das moedas de 1 e 2 cêntimos
Sendo assim, os analistas da Comissão Europeia dizem que o executivo comunitário vai analisar quais serão os impactos econômicos da decisão. Além disso, levarão em conta as consequências ambientais e sociais da introdução de regras uniformes de arredondamento dos valores.
Contudo, os líderes da Comissão Europeia verificarão os critérios de custo e aceitabilidade pública da retirada de circulação das moedas de menor valor (um e dois cêntimos de euro).
Decisões futuras
A nota emitida pela Comissão Europeia diz ainda que “Quaisquer possíveis propostas futuras sobre o assunto basear-se-iam no resultado desta avaliação”. Porém, para que o regulamento europeu possa ser alterado em relação à emissão de moedas de euro, o executivo comunitário precisa realizar sempre uma avaliação entre as partes interessadas e a sociedade civil.
Descubra também o que é a OTAN? e qual o seu papel.
Moedas de Euro em circulação
Atualmente circulam oito moedas de euro, são elas: um, dois, cinco, 10, 20 e 50 cêntimos de euro e um e de dois euros. Contudo, cada moeda apresenta uma face europeia comum e uma face nacional distintiva.
Desse modo, cabe aos governos europeus emitir moedas correntes ou de coleção, sendo que as primeiras se referem à utilização pelo público geral em todos os países da zona euro.
Países que usam o euro como moeda
Sendo uma das moedas mais poderosas do mundo, o euro é utilizado por mais de 175 milhões de europeus. Porém, ainda que a União Europeia seja composta por 27 países membros (eram 28 até a saída do Reino Unido em janeiro de 2020 – BREXIT), o euro é a moeda em apenas 19 países.
Entretanto, também é utilizado como moeda principal em alguns países que não são formalmente membros da União Europeia.
Veja também como vai ser a viagem de ônibus mais longa do mundo: 18 países em 70 dias.
Países que usam o euro como moeda:
- Andorra (não é membro da União Europeia – UE)
- Áustria
- Bélgica
- Chipre
- Estônia
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Irlanda
- Itália
- Kosovo (nem todos os países reconhecem Kosovo como uma nação independente)
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Mônaco (fora da UE)
- Montenegro (não pertence a UE)
- Países Baixos (Holanda)
- Portugal
- San Marino (fora da UE)
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Cidade do Vaticano (fora da UE)
Leia a matéria completa sobre os países que usam o euro como moeda.
*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:
Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).
Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.
Encontre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.
Viaje com um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.
Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
Para finalizar, se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.