Idiomas oficiais da União Europeia

Uniao Europeia
Foto: Consilium

Você sabia que são 23 os idiomas oficiais da União Europeia? Pois é, somente o continente europeu é formado por 50 países diferentes e cobre uma área de 10.180.000 km². Desse modo, é considerado um continente muito diverso com muitas culturas e idiomas diferentes. Contudo, a União Europeia (UE) sozinha tem 27 Estados-membros (eram 28, mas o Reino Unido saiu do bloco em janeiro de 2020) diferentes e conta com 23 línguas oficiais.


Idiomas oficiais da União Europeia

Antes de conhecer todos os idiomas oficiais da União Europeia, é importante saber que para ser uma língua oficial da União Europeia, a língua deve ser uma língua oficial e uma língua de trabalho dentro de um Estado-Membro. Sendo assim, o francês por exemplo é a língua oficial da França, que é um estado membro da União Europeia e, portanto, também é uma língua oficial da UE.

Todavia, em contraste existem muitas línguas minoritárias faladas por grupos em países da UE. Embora essas línguas sejam importantes para esses grupos, elas não são consideradas línguas oficiais e de trabalho dos governos desses países. Desse modo, não são consideradas línguas oficiais da UE.

Descubra quais os países que usam o euro como moeda.

Lista com os idiomas oficiais da União Europeia

Veja a seguir a lista com os 23 idiomas oficiais da União Europeia:

  1. Búlgaro
  2. Tcheco
  3. Dinamarquês
  4. Holandês
  5. Inglês
  6. Estoniano
  7. Finlandês
  8. Francês
  9. Alemão
  10. Grego
  11. Húngaro
  12. Irlandês
  13. Italiano
  14. Letão
  15. Lituano
  16. Maltês
  17. Polonês
  18. Português
  19. Romeno
  20. Eslovaco
  21. Esloveno
  22. Espanhol
  23. Sueco

Conheça os melhores países para trabalhar na Europa.

BREXIT – A saída do Reino Unido da União Europeia

No dia 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixou oficialmente de ser um Estado-Membro da União Europeia. Desse modo, entrou em vigor o Acordo de Saída com o bloco com a intenção de garantir uma saída ordenada. Sendo assim, o processo de saída iniciado em 2016 após um plebiscito, foi concretizado em 2020.

Contudo, os países da União Europeia, através da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, buscaram em quatro anos (2016-2020) encontrar soluções que visam proteger os direitos dos cidadãos. Tanto dos agora 27 Estados-Membros da UE, quanto dos britânicos. Entretanto, a negociação em busca de um acordo de saída razoável era para oferecer maior segurança jurídica aos operadores econômicos.

Período de transição do BREXIT

O Acordo de Saída do BREXIT prevê um período de transição que vai até 31 de dezembro de 2020. Sendo assim, a situação dos cidadãos, consumidores, empresas, investidores, estudantes e investigadores científico se mantém inalterada, até essa data, tanto na União Europeia como no Reino Unido.

Coronavírus: economia do Reino Unido cai 20,4%

A economia do Reino Unido caiu 20,4% e entrou oficialmente na recessão mais profunda desde que começaram os registros. Contudo, os números oficiais publicados no dia 12 de agosto de 2020 mostram que a economia inglesa encolheu mais do que qualquer outra grande nação. Isso somente durante o surto de coronavírus, de março a junho. Leia a matéria completa em nosso site.

Reino Unido terá novo sistema de imigração baseado em pontos

As mudanças pós-Brexit (saída da União Europeia) já começam a aparecer no Reino Unido. Desse modo, a Secretária de Estado para os Assuntos Internos do Reino Unido, Pritti Patel, apresentou o novo sistema de imigração do país no período pós-Brexit baseado em pontos. Sendo assim, veja tudo sobre o novo sistema de imigração do Reino Unido.

*Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora:

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Viaje um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para concluir, se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *