Fim das moedas de 1 e 2 cêntimos de euro até o final de 2021

Moeda euro
Foto: Rádio Comercial

Comissão Europeia lança consulta pública sobre o fim das moedas de 1 e 2 cêntimos na Europa.

E se o troco do pãozinho acabar na Europa? Os líderes europeus reunidos em Bruxelas, na Bélgica, avaliam o fim das moedas de 1 e 2 cêntimos de euro até o fim de 2021. Sendo assim, a Comissão Europeia lançou uma consulta pública para avaliar o impacto sobre a utilização das moedas.

O órgão admite que poderá tirar de circulação as moedas de um e dois cêntimos de euros até o final de 2021 devido a “critérios de custo e aceitabilidade pública”.


Fim das moedas de 1 e 2 cêntimos de euro

Em nota publicada na imprensa europeia, a Comissão Europeia diz avaliar a retirada das moedas de um e dois cêntimos de euro de circulação.

“A Comissão Europeia lançou hoje uma avaliação de impacto sobre a utilização de moedas de um e dois cêntimos. Isto inclui uma consulta pública, […] terá a duração de 15 semanas, a fim de envolver um vasto leque de interessados, incluindo outras instituições, autoridades nacionais relevantes, consumidores e sociedade civil”.

Comissão Europeia, 28/09/20.

A Comissão Europeia e o Banco Central Europeu têm incentivado cada vez mais os pagamentos com cartão ou por meios digitais. E a pandemia de Covid-19 ajudou na utilização dessas soluções eletrônicas, porém a grande maioria dos pagamentos ainda é feita utilizando notas de euro.

Decisão virá até o final de 2021

Quando acabar a consulta pública, os líderes europeus que reúnem-se em Bruxelas irão decidir o destino das moedas de um e dois cêntimos de euro. Entretanto, na nota publicada o órgão diz que “se se justifica uma proposta legislativa sobre a introdução de regras uniformes de arredondamento para os pagamentos em numerário na zona euro e possivelmente sobre a descontinuação das moedas de um e dois cêntimos”.

Leia também quais são os idiomas oficiais da União Europeia.

Análise dos Impactos Econômicos – Fim das moedas de 1 e 2 cêntimos

Sendo assim, os analistas da Comissão Europeia dizem que o executivo comunitário vai analisar quais serão os impactos econômicos da decisão. Além disso, levarão em conta as consequências ambientais e sociais da introdução de regras uniformes de arredondamento dos valores.

Contudo, os líderes da Comissão Europeia verificarão os critérios de custo e aceitabilidade pública da retirada de circulação das moedas de menor valor (um e dois cêntimos de euro).

Decisões futuras

A nota emitida pela Comissão Europeia diz ainda que “Quaisquer possíveis propostas futuras sobre o assunto basear-se-iam no resultado desta avaliação”. Porém, para que o regulamento europeu possa ser alterado em relação à emissão de moedas de euro, o executivo comunitário precisa realizar sempre uma avaliação entre as partes interessadas e a sociedade civil.

Descubra também o que é a OTAN? e qual o seu papel.

Moedas de Euro em circulação

Fim das moedas e um e dois cêntimos
Foto: On Fm

Atualmente circulam oito moedas de euro, são elas: um, dois, cinco, 10, 20 e 50 cêntimos de euro e um e de dois euros. Contudo, cada moeda apresenta uma face europeia comum e uma face nacional distintiva.

Desse modo, cabe aos governos europeus emitir moedas correntes ou de coleção, sendo que as primeiras se referem à utilização pelo público geral em todos os países da zona euro.

Países que usam o euro como moeda

Sendo uma das moedas mais poderosas do mundo, o euro é utilizado por mais de 175 milhões de europeus. Porém, ainda que a União Europeia seja composta por 27 países membros (eram 28 até a saída do Reino Unido em janeiro de 2020 – BREXIT), o euro é a moeda em apenas 19 países.

Entretanto, também é utilizado como moeda principal em alguns países que não são formalmente membros da União Europeia.

Veja também como vai ser a viagem de ônibus mais longa do mundo: 18 países em 70 dias.

Países que usam o euro como moeda:

  1. Andorra (não é membro da União Europeia – UE)
  2. Áustria
  3. Bélgica
  4. Chipre
  5. Estônia
  6. Finlândia
  7. França
  8. Alemanha
  9. Grécia
  10. Irlanda
  11. Itália
  12. Kosovo (nem todos os países reconhecem Kosovo como uma nação independente)
  13. Letônia
  14. Lituânia
  15. Luxemburgo
  16. Malta
  17. Mônaco (fora da UE)
  18. Montenegro (não pertence a UE)
  19. Países Baixos (Holanda)
  20. Portugal
  21. San Marino (fora da UE)
  22. Eslováquia
  23. Eslovênia
  24. Espanha
  25. Cidade do Vaticano (fora da UE)

Leia a matéria completa sobre os países que usam o euro como moeda.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Encontre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Viaje com um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para finalizar, se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *