Qual o maior metrô do mundo? Conheça o top 10

maior metrô do mundo
Foto: PriestmanGoode.

Conheça qual o maior metrô do mundo e a lista do Top 10.

O metrô ocupa um dos primeiros lugares da lista dos meios de transporte mais usados ​​no mundo. Conheça qual o maior metrô do mundo e quais são os maiores sistemas de metrô. Todos os dias milhões de pessoas usam o metrô várias vezes ao dia para irem para a escola e para o trabalho. Contudo, a maior parte das pessoas quer mesmo se livrar dos engarrafamentos da grandes cidades.

E a popularidade dos sistemas de metrô em todo o mundo se dá pelo conforto. Entretanto, além da rapidez, vale destacar a segurança, a pontualidade e a facilidade em se deslocar nos grandes centros urbanos do mundo. Dessa maneira, você já se perguntou quais são os maiores sistemas de metrô do mundo? Hoje você vai ficar sabendo!

Leia também: Novo trem low cost vai conectar capitais da Europa por 9 euros.


Top 10: maior metrô do mundo

Confira a lista dos 10 maiores sistemas de metrô do mundo e qual o maior metrô do mundo:

10º – Delhi Metrô – Índia

A lista com os 10 maiores sistemas de metrô do mundo começa com o de Delhi, na Índia. Apesar de ser considerado novo, sua inauguração foi em 2002, ele foi classificado como décimo na lista com as maiores quantidades de estações de metrô do mundo.

Entretanto, ainda que sejam 285 estações no total, é necessário ter em conta que as estações de transferência são contadas como mais de uma. No Delhi Metro são 24 estações de transferência, ou seja, se forem contadas apenas uma vez, são 229 estações no total.

Contudo, o número de passageiros anual do metrô de Delhi foi de mais de 900 milhões de pessoas. Além disso, o comprimento total é de 389 km e é considerado o oitavo maior sistema de metrô do mundo em número de pessoas transportadas de acordo com estatísticas de 2018.

Saiba mais sobre a viagem de ônibus mais longa do mundo: 18 países em 70 dias.

9º – Metrô de Moscou – Rússia

O Metrô de Moscou tem 236 estações, incluindo seis estações no Monotrilho de Moscou e 31 estações no Círculo Central de Moscou. Entretanto, ele tem 456km de extensão, incluindo o Monotrilho de Moscou e o Círculo Central de Moscou.

Dessa maneira, estatísticas de 2018 mostram que o número de passageiros do Metrô de Moscou, inaugurado em 1935, foi de mais de 2 bilhões de passageiros durante um ano. Uma curiosidade é que uma das estações, a “Park Pobedy”, é a terceira estação de metrô mais profunda do mundo, com 84 metros de profundidade.

8º – Guangzhou Metro – China

O metrô de Guangzhou foi inaugurado em 1997. Contudo, ele foi classificado em oitavo lugar na lista do maior metrô do mundo com 257 estações, apesar de servir a população do sul da China por pouco mais de 20 anos.

O número de passageiros diários do terceiro sistema de metrô mais longo, com um percurso de 478 km, é cerca de 8 milhões. Em 2018, o Guangzhou Metro transportou mais de 3 bilhões de passageiros em apenas um ano.

7º – London Underground – Reino Unido

Metrô de Londres
Foto: Shelley Norton Management.

O metrô de Londres é o metrô mais antigo do mundo e começou a operar em 1890. Entretanto, embora seja chamado de metrô, curiosamente apenas 45% do sistema de metrô é subterrâneo. Além disso, com 270 estações é considerado o sétimo maior do mundo e o quarto maior em extensão com 402 km.

O número de passageiros diário é superior a 5 milhões e, todos os anos, o metrô de Londres transporta mais de 1 bilhão de passageiros. Este sistema, que opera há mais de 150 anos, também é carinhosamente chamado pelos ingleses de “The Tube”.

Turismo: as melhores dicas para economizar em Londres.

6º – Metrô de Madri – Espanha

O sistema de metrô de Madri comemorou seu 100º aniversário em 17 de outubro de 2019. Contudo, ele ficou em sexto lugar no ranking dos maiores sistemas de metrô do mundo com 302 estações. Seu comprimento total é de 293 km, porém é o sistema de metrô com o menor número de passageiros por ano, com pouco mais de 600 milhões de passageiros.

Uma curiosidade do metrô de Madri é que o sistema tem 1705 escadas rolantes e 529 elevadores.

Veja também dicas de viagem por Portugal: Quinta da Aveleda, saiba como visitar a vinícola do Casal Garcia.

5º – Metrô de Paris – França

O metrô de Paris foi fundado em 1900, exatamente dez anos depois do metrô de Londres. Contudo, ele é conhecido como o quinto sistema de metrô mais antigo do mundo. Entretanto, ele também ocupa o quinto lugar na lista, com 302 estações, igual ao metrô de Madri.

No entanto, pode-se dizer que são 303 estações, já que o funicular de Montmartre opera sob o nome de “Funikulaire” como a 303ª estação “falsa” e faz parte do sistema de metrô. Com 4 milhões de passageiros diários, mais de 1 bilhão de pessoas utilizam o metrô todos os anos.

4º – Metrô de Seul – Coreia do Sul

A partir de agora, as próximas três posições da lista com os maiores sistemas de metrô do mundo passa a ser ocupada pelos asiáticos. Desse modo, o metrô de Seul, inaugurado em 1974, conta com 315 estações. Com 340,4 km, é considerado o nono mais longo do mundo.

Uma curiosidade é que ele é considerado como um dos metrôs mais movimentados do mundo, com mais de 1,9 bilhão de passageiros anuais. Há um plano para novas estações e linhas de metrô que serão inauguradas até 2024.

Leia também: O que determina a taxa de câmbio?

3º – Metrô de Pequim – China

O metrô de Pequim conta com 331 estações. Além disso, o sistema de metrô que foi inaugurado em 1969, comemorou seu 50º aniversário em outubro de 2019. Contudo, o comprimento total do sistema é de 678,2 km, mas é considerado 669,4 km sem a linha de Xijiao.

Dessa maneira, o metrô de Pequim é o segundo sistema de metrô mais longo do mundo. Seu número diário de passageiros é de mais de 10 milhões, mas em 12 de julho de 2019 eram de mais de 13 milhões e, assim, bateu mais um recorde.

Com 3,8 bilhões de passageiros transportados em apenas um ano, o Metrô de Pequim foi classificado como o primeiro sistema de metrô mais movimentado do mundo.

2º – Metrô de Xangai – China

Não surpreendentemente, a China, o país mais populoso do mundo, ocupa os três primeiros lugares da lista. O metrô de Xangai que foi inaugurado em 1993, é o segundo maior metrô do mundo com 345 estações e o mais longo, com um comprimento total de 676 km.

Além disso, mais de 3,7 bilhões de passageiros são transportados todos os anos e é o segundo metrô mais movimentado do mundo depois do Metrô de Pequim.

Conheça os ônibus preparados para conter o avanço do coronavírus.

1º – Metrô de Nova York – Estados Unidos

Maior metrô do mundo
Foto: City & State

Finalmente, o líder da lista é o New York City Subway. Inaugurado em 1904, ele é considerado o oitavo metrô mais antigo e é o maior metrô mundo. Ele é considerado o mais extenso do mundo com 424 estações, deixando para trás o segundo lugar com uma diferença significativa.

Entretanto, pode-se dizer que existem 472 estações com as estações de transferência. 470 dessas 472 estações operam 24 horas por dia durante todo o ano. Além disso, há a previsão da entrada em operação de mais 14 novas estações.

Uma curiosidade é que a primeira demonstração de como funcionaria o sistema de trânsito subterrâneo na cidade de Nova York foi feita pelo inventor americano Alfred Ely Beach em 1869. Porém, a construção do New York City Subway começou em 1900 e foi colocada em operação quatro anos depois.

Com um comprimento de 394 km, é o sexto mais longo do mundo e o nono sistema de metrô mais movimentado, com um número de passageiros transportados anualmente superior a 1,6 bilhão de pessoas.

Veja também: 10 dicas infalíveis para economizar em uma viagem.

Podcast Partiu Morar Fora

Ouça o nosso podcast Partiu Morar Fora:

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Encontre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Aproveite também para alugar um carro com desconto, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *