As novas viagens de trem na Europa para 2022 incluem trens noturnos e conexões de alta velocidade entre grandes cidades europeias. Saiba mais!
Viajar de trem pela Europa pode facilitar muito a vida dos turistas e moradores. Os horários dos trens para 2022 entraram em vigor em toda a Europa no último dia 12 de dezembro. Contudo, as companhias ferroviárias que atuam no mercado europeu ainda não sabem se anunciam todas as novidades para o próximo ano ou aguardam a pandemia, com todas as suas consequências. Veja a seguir a lista das novidades para viajar de trem na Europa e torcer para que o próximo ano seja melhor para os viajantes!
Melhores viagens de trem na Europa para 2022
Uma publicação feita pelo jornal britânico The Guardian traz a lista das melhores viagens de trem na Europa em 2022. Contudo, é certo que a pandemia fez de 2021 um ano desafiador para qualquer pessoa que tenha tentado acompanhar as mudanças nos horários dos trens que viajam pelas ferrovias na Europa. As programações eram alteradas com frequência.
Portanto, olhando para o que está para ser oferecido nas programações e viagens de trem na Europa de 2022, tenha em mente que a pandemia e as restrições de liberdade ainda pode fazer com que alguns serviços não ocorram como o planejado. As incertezas sobre as perspectivas de viagens são um desafio para os operadores turísticos especializados em férias e viagens ferroviárias, mas a Byway Travel, por exemplo, já está anunciando viagens do Reino Unido para a Áustria e a Hungria.
Nos últimos 12 meses, o centro notável de inovação em horários tem sido Viena, e isso deve continuar em 2022, reforçando o status da capital austríaca como a cidade mais conectada da Europa em termos de conexões ferroviárias. Mas também há novidades importantes na Espanha, Itália e em outros lugares.
Veja agora algumas das principais opções para as novas rotas que devem estrear ainda em dezembro, com foco em dois trens noturnos, dois desvios diurnos e duas novas opções de trens de alta velocidade.
Você viu? Comunicação sem roaming na União Europeia prolongada até 2032.
De Paris para Viena à noite
A viagem de Paris para Viena leva cerca de 14 a 15 horas (durante a noite, os horários variam). Os trens são três vezes por semana a partir de 14 de dezembro e parte de Paris nas terças, sextas e domingos, retornando de Viena nas noites de segunda, quinta e sábado. Os valores só de ida em classe econômica iniciam em € 59,90 e em poltronas leito partem de € 94,90.
A operadora austríaca ÖBB adicionou Paris à sua rede agora em dezembro com um novo Nightjet para Viena. O trem NJ469 deixará Paris Gare de l’Est no início da noite. O trem deixa passageiros em Salzburgo às 07h30 e os viajantes com destino a Viena tomar uma café da manhã com calma, pois a chegada à capital austríaca acontece logo após as 10h.
Não deixe de ler: guia completo para viajar para Portugal na pandemia.
Melhores viagens de trem na Europa: Amsterdã para Zurique à noite
A viagem de Amsterdã para Zurique dura aproximadamente 11 horas e meia. O trem parte diariamente e começou em 12 de dezembro. O valor, só de ida, em classe econômica inicia em € 59,90 ou a partir de € 99,90 em classe executiva. Foi após o sucesso dos novos trens noturnos da Holanda para a Áustria que a Suíça intensificou e estreiou um novo Nightjet diário de Amsterdã para Zurique.
Os viajantes de e para Londres que desejam um caminho sem pressa para chegar aos Alpes suíços irão valorizar esta nova ligação, usando o Eurostar para Amsterdã e tendo uma caminhada por lá antes de embarcar no trem noturno. As conexões posteriores em Zurique são excelentes, com uma transferência fácil para o novo serviço direto para Bolonha (chegada 14h35) ou o trem para Gênova (chegada 15h52). Este novo Nightjet conecta em Zurique com o trem Eurocity Transalpin para Graz via Innsbruck.
Conheça as viagens de trem mais bonitas do mundo.
Stuttgart a Viena via Tirol
A viagem leva 9 horas e 45 minutos e ocorre diariamente a partir de 12 de dezembro. As tarifas custam a partir de € 37,90 na segunda classe, € 56,90 na primeira classe e € 71,90 na classe executiva. A operadora austríaca ÖBB e seus parceiros têm expandido agressivamente sua rede Railjet diurna nos últimos anos. Desta vez, no ano passado, viu o primeiro serviço regular Railjet de Graz na Áustria para Berlim, e agora Stuttgart recebe um Railjet diário para Viena.
Este novo trem se chamará Bregenzerwald. Não é o mais rápido e quem tem pressa para chegar à Áustria vindo de Stuttgart ainda achará mais rápido viajar por Munique. Mas a beleza do novo trem direto da Suábia para a capital austríaca é a rota gloriosa que ele faz, serpenteando para o sul até o Lago Constança e depois passando por Bregenz para se juntar à famosa ferrovia Arlberg para chegar a Innsbruck.
Em seguida, ele volta por um canto da Baviera, sem parar em território alemão, continuando para o leste até Salzburgo e seguindo a ferrovia Imperatriz Elizabeth até Viena.
É uma viagem longa, mas há um vagão-restaurante a bordo. Este é certamente um caso para esbanjar um pouco mais para a primeira classe ou até mesmo para a elegante classe executiva da ÖBB , que tem um prêmio fixo de apenas € 15 acima da tarifa da primeira classe. E se você não gosta da ideia de partir às 07h44 em Stuttgart, há a opção de embarcar no mesmo trem em Ulm às 09h02.
Conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.
Melhores viagens de trem na Europa: Liubliana para Budapeste via Graz
A viagem dura cerca de 8 horas e 40 minutos e ocorre todos os dias a partir de 12 de dezembro. Os valores dos bilhetes ainda não foram disponibilizados pela empresa, mas provavelmente iniciam em € 40 (segunda classe). Há muito tempo existe um trem direto de Liubliana para Budapeste. Chama-se Cittadella. Agora há um recém-chegado que liga as duas cidades por um percurso bastante inusitado, que é mais cênico e também cruza duas vezes a linha da antiga cortina de ferro.
Se há um trem que captura como a Europa mudou nos últimos 30 anos, é este novo serviço direto da Eslovênia para a Hungria através da região da Estíria na Áustria. Faça esta viagem para um dia de junho, quando o sol nasce em Ljubljana logo após as 5h. Momento perfeito para o novo trem para Budapeste, que desce o Vale Sava antes de cortar as colinas para chegar à Áustria. Espere um banquete de belas paisagens nesta jornada, que abrange alguns terrenos profundamente rurais para chegar à capital húngara no início da tarde.
Madrid a Santiago de Compostela (alta velocidade)
O percurso entre a capital espanhola e Santiago de Compostela, no oeste do país europeu, dura 3 horas e 20 minutos. Partem quatro trens por dia a partir de 21 de dezembro e as tarifas iniciam em € 20,65 na classe padrão e € 36,60 na classe conforto. A Espanha continua expandindo sua rede de alta velocidade e um longo trecho da rota Madrid-Galícia foi inaugurado recentemente e mais alguns quilômetros da nova ferrovia inaugurados neste mês.
A mudança e melhoria na rede ferroviária espanhola fez com que as pessoas que façam a viagem, a partir de 21 de dezembro, tenham o tempo de viagem de Madrid Chamartin a Santiago de Compostela reduzido em mais de uma hora. Há apenas 10 anos o trecho era vencido em longas sete horas, agora é menos da metade disso.
Leia também: nova empresa vai operar trens de alta velocidade na Espanha em 2022.
Melhores viagens de trem na Europa: Gênova a Nápoles (alta velocidade)
A viagem dura 6 horas e 40 minutos e ocorre diariamente a partir de 12 de dezembro com tarifas que começam em € 59,90 no Smart, € 66,90 na Prima e € 116,90 no Club Executive. A operadora privada NTV Italo continua a desafiar a Trenitalia, expandindo sua rede em toda a Itália. Este mês, Italo serve regularmente Gênova pela primeira vez, com um novo serviço diário do porto da Ligúria para Nápoles a partir de 12 de dezembro.
O único trem diurno direto da Trenitalia entre as duas cidades segue a ferrovia costeira, levando oito horas para fazer a viagem de 720 quilômetros. O novo serviço da NTV Italo segue para o norte através de Milão para se juntar à principal rota de trem de alta velocidade da Itália para o sul, através de Florença a Roma e além. A jornada de 940 quilômetros para Nápoles permite que os viajantes desfrutem de uma viagem em alta velocidade pelo interior da Itália.
Viajar para a União Europeia: brasileiros terão que pagar taxa em 2022.
Outras mudanças importantes nas viagens de trem na Europa
Infelizmente, novos horários inevitavelmente trazem más notícias. A tão esperada reintegração de um trem direto de Varsóvia para a Lituânia foi adiada novamente e provavelmente não acontecerá antes de meados de 2023.
Ainda há poucos sinais de que os serviços ferroviários normais sejam reintegrados da União Europeia à Rússia ou para a Bielorrússia, mas a partir de 12 de dezembro os trens de alta velocidade Allegro estão circulando novamente de São Petersburgo e Vyborg (Rússia) para Helsinque (Finlândia). As partidas iniciadas em domingo lançaram o primeiro serviço regular de passageiros da Rússia para uma capital da União Europeia em quase 20 meses.
Berlim perde seu trem noturno para Przemyśl, no sudeste da Polônia, mas obtém uma nova conexão direta durante o dia como forma de compensação. Isso significa que essa comunidade de tamanho modesto perto da fronteira com a Ucrânia agora pode reivindicar trens diurnos diretos para sete capitais europeias. Muitos trens diretos de Przemyśl para a Ucrânia foram reintegrados nas últimas seis semanas e, em 12 de dezembro, o serviço noturno direto para o porto de Odessa no Mar Negro voltou.
Viagem: como tirar o passaporte?
Das novas rotas “pode acontecer, talvez não” sendo anunciadas para 2022, a que realmente manteve os viajantes ferroviários em suspense foi o novo serviço Frecciarossa proposto pela Trenitalia, duas vezes ao dia, de Milão a Paris via Torino e Lyon. Corria o boato de que os primeiros trens poderiam chegar antes do final do ano, embora a Trenitalia fosse muito reservada quando se tratava de qualquer menção à data de início.
Mas os bilhetes foram colocados à venda no dia 13 de dezembro, com tarifas de ida a partir de apenas € 29 e o primeiro Frecciarossa com partida no dia 18 de dezembro. Quando deixar a Gare de Lyon de Paris às 07h26 no sábado, será o prenúncio de uma nova era de competição para o serviço TGV de longa data da SNCF de Paris para Milão, e para a rota comercial da SNCF de Paris para Lyon.
*Conheça também a cidade do Porto em Portugal: