Os novos trens de alta velocidade na Espanha entram na linha em 2022 ligando a capital Madri para cidades espanholas importantes. Saiba mais!
Uma nova empresa vai operar trens de alta velocidade na Espanha. A notícia chega quase no fechamento de 2021 e está movimentando o mercado ferroviário espanhol, pois a nova companhia privada será concorrente direta da Renfe, empresa pública que explora a rede ferroviária espanhola. Iryo é o nome utilizado pela empresa de Valência, Ilsa, para a primeira operadora privada de trens de alta velocidade da Espanha.
Nova empresa vai operar trens de alta velocidade na Espanha
A Iryo utilizará 20 trens Hitachi-Bombardier de última geração, quer chegar a 30 milhões de potenciais consumidores espanhóis que vivem em nove grandes áreas urbanas do país europeu. A companhia promete realizar 32 conexões diárias entre Madri e Barcelona e começar a operar em 2022 (a data ainda não foi definida, mas provavelmente será no segundo semestre do próximo ano). Os trens da empresa serão vermelhos e cortarão a Espanha em alta velocidade.
A nova empresa nasce de um consórcio formado pelos acionistas da companhia aérea espanhola líder na aviação regional europeia, Air Nostrum, e a empresa ferroviária Trenitalia, uma das grandes líderes europeias no transporte ferroviário com vasta experiência na exploração de rotas de alta velocidade.
Trem de alta velocidade na Espanha: novo trecho entre Madri e Galícia por €15.
Cidades atendidas na Espanha
Os moradores de Madri, Saragoça, Barcelona, Valência, Alicante, Córdoba, Málaga e Sevilha serão os primeiros cidadãos que vivem na Espanha atendidos pela Iryo. Estas cidades serão as que terão mais frequências inicialmente e a empresa afirma que vai disponibiliar “um trem de última geração, o mais moderno da Europa construído especialmente para nós e totalmente silencioso e ecológico que fará das suas viagens de negócios ou lazer a melhor opção”.
A partir do segundo semestre de 2022, a Iryo vai operar serviços de alta velocidade nas linhas:
- Madri – Zaragoza – Barcelona
- Madri – Cuenca – Valência / Alicante
- Madri – Córdoba – Sevilha / Málaga
Viajar para a União Europeia: brasileiros terão que pagar taxa em 2022.
Ponte de alta velocidade entre Madri e Barcelona
A empresa promete que, seja para lazer, trabalho ou negócios, viajar de Madri para Barcelona a bordo de um trem novinho e de alta velocidade será uma experiência inesquecível. A Iryo vai ligar as duas principais cidades da Espanha em apenas duas horas e meia. Além disso, serão 16 frequências em cada sentido com trens de hora em hora. A ideia é proporcionar flexibilidade para quem precisa se movimentar entre as duas cidades.
Você viu? Áustria terá novas rotas e trens noturnos internacionais em 2022.
A empresa vai operar trens de alta velocidade na Espanha está contratando
E além de chegar ao mercado espanhol com força, a empresa já está contratando. Ao todo, de acordo com o site da companhia, são mais de 2.600 vagas na Espanha entre empregos diretos e indiretos. Se você quer conhecer mais sobre a Iryo e até enviar sua candidatura para um emprego, acesse o portal da companhia e veja tudo sobre a nova empresa.
*Conheça o nosso canal no Youtube e aproveite para se inscrever: