Áustria terá novas rotas e trens noturnos internacionais em 2022

trens noturnos internacionais
Foto: Thomas Naas Photography.

Os novos trens noturnos internacionais ligarão a Áustria aos principais destinos na França, Alemanha, Polônia e Romênia. Saiba mais!

A ÖBB, uma companhia ferroviária austríaca, está com novas rotas de trens noturnos internacionais. A empresa vai oferecer serviços para os principais destinos europeus como França, Alemanha, Polônia e Romênia. Além disso, promete melhores conexões para seus passageiros e vai melhorar e fortalecer suas rotas em 2022.


Novas rotas e trens noturnos internacionais

Os trens noturnos na Europa operados pela ÖBB partirão, segundo matéria publicada pelo portal de notícias The Local AT, da capital da Áustria, Viena, com destino a Paris (França) via Munique (Alemanha) e Strasburg (França). A frequência será de três vezes por semana a partir de 12 de dezembro, pois a ideia da empresa é ser uma alternativa para as pessoas que viajam no Natal. Porém, a companhia também vai oferecer novas rotas.

Começando na estação ferroviária central de Viena, os trens também irão parar em St. Pölten, Linz e Salzburg antes de cruzar para a Alemanha. As partidas serão às 19h40 todas as segundas, quintas e sábados, chegando a Salzburgo por volta das 22h15 e chegando a Paris às 9h42 do dia seguinte.

Já as viagens de retorno acontecerão todas as terças, sextas e domingos, saindo de Paris às 7h58 horas para chegar a Salzburgo e em Viena.

Trem na Europa: rotas alta velocidade ligarão Londres, Barcelona, Lisboa e Roma.

Viagem de trem na Europa: foco em 2022

Em um comunicado publicado pela empresa, para 2022 a ÖBB disse que vai apresentar mais opções para viagens noturnas ao exterior. A partir de junho de 2022, o Nightjet Viena-Berlim será estendido para que comece em Graz e a cidade de Graz também terá conexões noturnas para Varsóvia com o trem EuroNight. E duas rotas noturnas para a Romênia estão planejadas, uma de Viena a Cluj-Napoca e outra ligando Viena a Bucareste, via Timişoara.

As viagens de trem diurnas internacionais também estão sendo ampliadas pela companhia. A rota Railjet que atualmente liga Viena, Innsbruck e Bregenz será estendida até Frankfurt. E novos trens ligando Graz com Budapeste também estão em obras, de acordo com a ÖBB. Os horários das rotas a partir de 2022 ainda não estão concluídos, por isso ainda não é possível dizer quando serão as partidas.

Deslocamentos domésticos mais rápidos

A ÖBB disse ainda que os seus serviços domésticos também estão passando por expansões. As mudanças de horário significam que haverá intervalos de 15 minutos entre os trens matinais de St. Pölten ao centro de Viena (Meidling e a estação ferroviária principal, Hauptbahnhof). Longe da capital, a ÖBB disse que planeja atualizar a rota Graz-Linz, otimizando horários e criando mais “opções de transporte atraentes para viajantes da Caríntia à Alta Áustria e de Graz à Alemanha”.

Para o transporte local e regional, a ÖBB disse que acrescentaria 1,4 milhão de quilômetros extras de transporte, embora os detalhes exatos de quais rotas terão extensões ou mais trens regulares ainda não tenham sido disponibilizados pela empresa.

Também pode te interessar: anunciada nova rota de trem noturno do Porto para Paris.

Melhorias a bordo dos trens noturnos internacionais

A nova ferramenta “ÖBB Live” pretende tornar ainda mais fácil para que seus passageiros encontrem o lugar certo no futuro. Em todos os trens guiados pela ÖBB na Alemanha, o aplicativo mostra, entre outras coisas, informações sobre onde qual vagão pode ser encontrado com qual equipamento (número do vagão, classe, vaga para bicicletas, zona tranquila, zona familiar, banheiro, bistrô a bordo, ponto de informação, espaços sem barreiras, etc.). Além de fornecer aos Railjets ÖBB uma previsão de utilização dos vagões individuais.

Isso não significa apenas a melhor orientação possível, mas também evita que os passageiros tenham que procurar um assento em trens movimentados. A loja de bilhetes da ÖBB também está sendo gradualmente redesenhada para melhorar a usabilidade. A partir de meados de novembro, por exemplo, a tela inicial do portal da web será redesenhada para facilitar as compras e, por exemplo, possibilitar que os clientes criem seus próprios favoritos. No decorrer de 2022, o aplicativo ÖBB também será atualizado.

Viagem de trem na França, opção noturna de Paris para Nice.

Reserve com antecedência e viaje mais barato nos trens noturnos internacionais

“A Áustria tem sido o país ferroviário número 1 da União Europeia há anos” segundo o comunicado da ÖBB. A empresa acredita que com o aumento do número de viajantes e a tendência crescente na compra de bilhetes online vão possibilitar melhores preços. Além disso, quem faz a reserva com antecedência e online consegue um preço melhor do que o cliente que só compra a passagem no balcão no dia da saída.

O preço do ingresso é calculado com base no momento da reserva e no canal de vendas. A passagem mais barata deve ser reservada no aplicativo da empresa ou na web até 15 dias antes da partida. A variante de comprar passagens no dia da viagem de trem na Europa e no balcão é a mais cara. A partir de 12 de dezembro de 2021, haverá uma inovação no balcão para o ÖBB Vorteilscard que oferecerá lá futuramente um desconto de 50%.

Conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.

*Veja também como é viajar de trem em Portugal (comboio) e já inscreva-se no canal:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *