Urgente: Portugal suspende todos os voos vindos e com destino ao Brasil

Portugal suspende todos os voos para o Brasil
Foto: Jornal do Coméricio.

Com novas máximas de casos de coronavírus, Portugal suspende todos os voos vindos e com destino ao Brasil e para o país-irmão.

O governo de Portugal decidiu hoje suspender todos os voos vindos do Brasil e que vão para o país da América do Sul, a partir da meia-noite de sexta-feira, 29 de Janeiro de 2021. A medida se dá por conta do grande aumento de casos de coronavírus e uma nova máxima de mortes em um único dia no país europeu: 293 mortes e 15.073 casos. 


Portugal suspende todos os voos vindos e com destino ao Brasil

De acordo com o comunicado enviado hoje (27 de janeiro de 2021 – quarta-feira) à imprensa, o Ministério da Administração Interna explica a decisão por conta da “evolução da situação epidemiológica a nível mundial, o aumento dos casos de infecção por SARS-CoV-2 em Portugal e a detecção de novas estirpes do vírus”.

Ainda de acordo com o comunicado emitido pelo governo português, todos os voos de e para o Brasil estão suspensos até o dia 14 de fevereiro de 2021. “Até ao dia 14 de Fevereiro estão suspensos todos os voos, comerciais ou privados, de todas as companhias aéreas, de e para o Brasil. As regras agora estabelecidas são igualmente aplicáveis aos voos de e para o Reino Unido”, explica o governo em nota.

Aeroporto de Guarulhos ganha maior laboratório de teste de COVID do mundo.

Quem pode entrar em Portugal?

Portugal suspende todos os voos do Brasil
Foto: Jornal SOL – SAPO.

Agora só serão permitidos “os voos de natureza humanitária para efeito de repatriamento dos cidadãos nacionais e membros das respectivas famílias, bem como de titulares de autorização de residência em Portugal”. 

Além disso, no aeroporto, no momento do check-in os passageiros precisam apresentar um teste PCR negativo para COVID-19. O teste deve ser realizado 72 horas antes do embarque, “sob pena de lhes ser recusado o embarque e a entrada em território nacional”. 

Na chegada em Portugal, estes terão ainda de cumprir um período de 14 dias de quarentena obrigatória no domicílio ou “em local indicado pelas autoridades de saúde” do país europeu.

Segundo as autoridades de Portugal, os únicos voos permitidos serão os de caráter humanitário. Além de também poderem embarcar cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respectivas famílias, bem como nacionais de países terceiros com residência legal num Estado-membro da União Europeia. Mas apenas para efeitos de repatriamento. 

Estes passageiros terão também de apresentar um resultado negativo à COVID-19 e ao desembarcarem nos aeroportos nacionais, precisam ainda, de forma obrigatória, aguardar pelo seu voo de ligação aos respectivos países em local indicado no interior do aeroporto, não podendo circular ou sair.

Descubra quais são os empregos ameaçados com a crise do Coronavírus na Europa.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

One thought on “Urgente: Portugal suspende todos os voos vindos e com destino ao Brasil

  • blank
    28 de janeiro de 2021 em 9:29 pm
    Permalink

    Boa noite, sou Brasileiro e tenho título de residência em Portugal, eu posso sair para outro país dentro da Europa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *