Viajar com menores: veja a lista de documentos necessários

Viajar com menores de idade
Foto: Travel + Leisure.

Descubra quais os documentos necessários para viajar com menores de idade para viagens nacionais e internacionais. 

Se você está planejando uma viagem em família e umas merecidas férias, saiba que alguns documentos são necessários para viajar com menores. Antes de comprar as passagens aéreas, nós vamos te contar tudo que é necessário planejar. Vamos lá?


Viajar com menores de idade: os documentos necessários

É muito importante que os pais pesquisem os documentos necessários antes da viagem de avião. No Brasil quem regulamenta a documentação para o embarque de crianças é o CNJ – Conselho Nacional de Justiça e não as companhias aéreas. 

Voos nacionais

Nos voos nacionais dentro do Brasil as crianças menores de 12 anos podem embarcar com os pais apenas com a Certidão de Nascimento. Já as crianças maiores de 12 anos devem apresentam a RG – Carteira de Identidade válida (ou outro documento válido com foto). 

Dessa forma, é possível embarcar acompanhado dos dois pais, com apenas um ou então com parentes de primeiro grau. Se a criança for viajar com um avô, por exemplo, precisará comprovar o parentesco, através de documentos ou de uma autorização de viagem assinada pelos dois pais do menor.

Certamente se um avô ou avó tentar embarcar para um voo doméstico apenas com o RG de cada um não conseguirá. Pois no documento não costa o nome dos avôs, apenas dos pais. 

Por isso, todos os menores de idade que estiverem viajando desacompanhados dos pais devem preencher um formulário de autorização de viagem com menores de 16 anos, feita pela ANAC (Agência Nacional de Avião Civil). 

A Autorização de viagem para menores de 16 anos dentro do Brasil é uma exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente. Importante saber também que um formulário deve ser apresentado para a ida e um outro para a volta. 

O meu conselho é que sempre seja preenchida a Autorização de Viagem para uma viagem com menores de idade (quando os dois pais não estão acompanhando a criança). Dessa forma, não haverá problemas de embarque e tudo fica correto.

Confira 10 dicas infalíveis para economizar em uma viagem.

Voos internacionais

Viagem com criança
Foto: Good Housekeeping.

Já para os voos internacionais é necessário a emissão do passaporte para a criança. Na realização do passaporte, os pais devem decidir se a criança poderá viajar com apenas um dos pais, com apenas os dois pais juntos ou se o menor poderá viajar desacompanhado. 

Mesmo com o passaporte em mãos, também será necessária um Autorização de Viagem para o que o menor possa sair do Brasil (quando os dois pais não estiverem presentes). 

A autorização de viagem poderá feita em um cartório ou juizado, ou então, uma autorização judicial, no caso de pais divorciados. 

Vale ressaltar que a presença dos pais no check-in da criança no aeroporto não dispensa do documento de Autorização de Viagem, caso a criança viajE desacompanhada ou com um amigo da família, padrinho, madrinha, etc.

Quando os dois pais estiverem juntos com a criança, apenas o passaporte dentro da validade será necessário (esteja sempre atento a data de vencimento do passaporte de todos da família antes da viagem). 

Curiosidades sobre viagem de avião que você provavelmente desconhece.

Seguro de viagem internacional

Já para as viagens internacionais também é recomendado um seguro de saúde internacional tanto para a criança, quanto para os adultos. Em alguns países, um seguro de viagem é obrigatório, como é o caso da Europa. 

Para os voos nacionais, os pais também devem verificar se o plano de saúde da criança tem cobertura nacional ou apenas estadual. Por exemplo, se você mora em São Paulo e vai viajar para as praias do nordeste brasileiro, pode precisar de um seguro de viagem para cobertura em caso de um acidente ou doença inesperada. 

Os seguros de viagem estão cada vez mais acessíveis, podem ser feitos online e são uma garantia de atendimento médico ou hospitalar em uma eventual doença durante a viagem. 

Além disso, o seguro de viagem também cobre extravio de bagagem, cancelamento de voo, hospedagem em hotel em caso de longos atrasos, etc.  

Em caso de pais separados como fica?

Os pais divorciados devem ter especial atenção na hora de viajar com menores. A autorização de viagem sempre será necessária, quando apenas um dos pais realiza a viagem. O documento deve ser preparado com antecedência antes da viagem em um cartório ou juizado. 

Você já pensou viajar em pé no avião e pagar menos pela passagem?

Como preparar as crianças para uma viagem de avião

Antes da viagem, não esqueça de envolver a criança em todo o processo. Conte que vocês irão tirar férias e fazer uma viagem de avião. Explique qual a data da viagem, quantas horas será o voo, o que acontece na decolagem e no pouso, etc. 

Mostre fotos do destino, como serão as férias e faça com que a criança participe de tudo. Até mesmo os mais pequenos conseguem entender muito bem. 

Outra dica importante é cuidar com a alimentação antes da viagem. Evite comidas gordurosas, industrializadas, ou fast foods. Faça uma refeição leve para que a criança não passe mal no voo. 

Já durante o voo, não esqueça de oferecer bastante água para a criança (e também para os adultos) para evitar a desidratação. Para quem viaja com bebês com fralda, fique tranquilo que é possível trocar a fralda no banheiro do avião. Porém, leve sempre mais de uma fralda, lenços umedecidos, um protetor para a troca (cueiro ou resguardo) e sempre uma muda de roupa acessível. 

Confira 10 dicas para viajar de avião com bebê.

Além disso, leve sempre álcool em gel (com menos de 100ml) na bolsa para passar várias vezes no aeroporto e também durante o voo, após a utilização do banheiro do avião. 

Espero que você tenha gostado das minhas dicas de como viajar com menores. Tenha uma boa viagem em família! 

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Desse modo, aproveite também para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *