Pesquisa: 54% dos europeus planejam viajar dentro da União Europeia nos próximos 6 meses

Viajar dentro da União Europeia
Foto: aeroTELEGRAPH.

Pesquisa realizada pela Comissão Europeia de Viagens mostra que europeus pretendem viajar dentro da União Europeia nos próximos meses.

A Comissão Europeia de Viagens (European Travel Commission – ETC) realizou uma pesquisa que mostrou que 54% dos europeus planejam fazer uma viagem dentro da União Europeia nos próximos seis meses. O estudo foi realizado em dez países europeus.


Sobre a European Travel Commission – ETC

A Comissão Europeia de Viagens (European Travel Commission – ETC) é uma organização responsável pela promoção da Europa como destino turístico. Ao todo, participam 33 organizações de turismo nacionais e os membros trabalham de forma conjunta em prol do turismo no continente.

Além disso, a ETC atua também compartilhando informações entre os membros, as melhores práticas, pesquisas, inteligência de mercado e promoção.

Leia também: Mais pessoas voando: EUA tem mais de 1 milhão de passageiros diários desde o início da pandemia.

A pesquisa

A pesquisa realizada pela ETC ocorreu nos países europeus com grande número de turistas, são eles: França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Holanda, Espanha, Suíça, Polônia, Áustria e Bélgica.

“54% dos entrevistados pretendem fazer uma viagem nos próximos seis meses, enquanto 26% afirmam que planejam viajar até novembro de 2020. Viajar na Europa é a primeira escolha com 41% pretendendo viajar dentro de seu próprio país e 39% para outros destinos europeus. Apenas 11% consideram uma viagem para fora da Europa nos seis meses”.

Pesquisa da European Travel Commission – ETC

O estudo da ETC mostrou ainda que os participantes acreditam que a Europa precisa de uma abordagem harmonizada e que ocorra de maneira urgente para revitalizar o setor do turismo. Contudo, os dados apresentados mostram que os cidadãos europeus estão ansiosos para viajar novamente, mas estão preocupados com o aumento do número de infecções pelo Coronavírus, o que pode forçá-los a suspender suas viagens.

Veja também: Turismo rural em Portugal: como se hospedar nas casinhas do Hobbit.

Destinos preferidos dos europeus e tipo de lazer

Os países preferidos pelos cidadãos europeus continuam sendo a Espanha, a França e a Itália. Porém, estes países estão entre os mais afetados pela pandemia. Em relação às modalidades de lazer mais atraentes para os cidadãos que pretendem retomar as viagens em pouco tempo estão:

  • 25%: Férias de sol e praia;
  • 19%: Pausas na cidade;
  • 16%: Natureza e viagens ao ar livre.

Você também pode gostar: Chocolate Lindt inaugura o maior museu de chocolate do mundo.

Principais preocupações de quem pretende viajar dentro da União Europeia

Viagem Europa
Foto: Avinor.

Dos cidadãos que participaram da pesquisa e que planejam fazer uma viagem de curta duração, alguns fatores surgem como essenciais. Em primeiro lugar estão as políticas de cancelamento flexíveis das companhias aéreas e locais de hospedagem (11%), depois o cumprimento do distanciamento social em voos e transportes (9%) e as restrições de viagem totalmente suspensas (9%).

O relatório da ETC traz ainda dados sobre as principais preocupações de quem vai ou pretende fazer viagens curtas e dentro da União Europeia. As regras de quarentena foram citadas por 15% dos entrevistados, 12% falaram do número crescente de infecções por Coronavírus e 11% se preocupam com a possibilidade de adoecer no destino.

No começo do mês de outubro, o presidente da Convenção Europeia do Turismo (European Tourism Convention’s), Luis Araújo, afirmou que por enquanto a União Europeia não vai agir de forma coordenada e isso poderá dificultar a salvação do sustento de milhões de pessoas que dependem da indústria do turismo.

Veja também: Portugal constrói a maior ponte suspensa do mundo.

Destaques da pesquisa da ETC

Os principais destaques da pesquisa realizada pela ETC são:

  • 54% dos entrevistados indicaram que pretendem fazer uma viagem nos próximos seis meses, com a maioria (80%) planejando viajar dentro da União Europeia;
  • Saúde e segurança (21%) juntamente com tranquilidade (14%) são os fatores mais importantes para os europeus que planejam viajar;
  • A pesquisa enfatiza a urgência de uma abordagem harmonizada para a recuperação do turismo na Europa, com medidas de quarentena sendo a principal preocupação para viagens de curto prazo.

Se você pretende acessar o link com o PDF completo da pesquisa, basta acessar o site da ETC e fazer o download do arquivo.

livro morar fora claudio abdo

Aproveite nossos cupons de desconto:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Encontre as melhores passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Aproveite também para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Na sua viagem pela Europa alugue um carro com a Rentalcars, o portal compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante!

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *