Na hora de buscar um novo emprego, é preciso planejar seu currículo. Confira como fazer um currículo perfeito e sem erros.
*Matéria atualizada em 30 de setembro de 2022.
Se você está em busca de um emprego novo, o primeiro passo é preparar um ótimo currículo. Ele é sua chave de entrada para a empresa. O seu currículo precisa fisgar o profissional de Recursos Humanos em apenas 8 segundos. Isso mesmo. Esse é o tempo que um recrutador leva em média para descartar um currículo logo de cara. O estudo foi feito pela Harvard Business Review. Por isso, faça um currículo perfeito para ele seja selecionado entre os demais.
Como fazer um currículo perfeito
Segundo os recrutadores, os profissionais sem experiência precisam ter calma e muita paciência na hora da elaboração do currículo. A palavra que define um currículo perfeito é planejamento. É preciso tirar um tempo para fazer, sentar com calma e planejar como ele será feito e quais são seus objetivos profissionais.
O Curriculum Vitae não é só um documento, ele vai informar o que você quer ser. É preciso refletir sobre sua carreira e colocar no papel o que você aprendeu e absorveu durante sua licenciatura e vida profissional (aqui também vale voluntariado).
Para preparar um curriculum vitae é preciso estar sozinho, sem TV, sem celular e sem distrações. Você precisa se concentrar, ter foco e descobrir o que você tem de melhor para apresentar a empresa que deseja trabalhar.
Na hora da formatação, prefira fontes tradicionais (Arial, Times, Helvetica, por exemplo), na cor preta e com tamanho legível. Separe os itens experiência profissional, formação acadêmica em tópicos em negrito e sublinhado. A folha deve ser preferencialmente branca, se for enviar por email salve sempre em PDF para não desconfigurar ao enviar por email (em Word pode variar de acordo com o computador).
4 passos para fazer um currículo perfeito
Confira dicas para fazer um currículo perfeito e ser chamado para uma entrevista de emprego:
1) Objetivos
Depois de colocar seus dados pessoais (Nome, idade, endereço, email e telefone, não é necessário RG e CPF), informe seu objetivo profissional em uma frase. Ele deve ser direto, coeso e mostrar suas intenções de trabalho. Aqui também vale colocar a sua profissão ou cargo pretendido logo em destaque. Exemplo: “Analista de Sistemas”, “Engenheiro Civil”, “Analista de Marketing”, etc.
2) Experiência profissional
A Experiência profissional precisa estar em ordem cronológica, do último emprego para o mais antigo. Aqui você não precisa colocar todos, apenas os mais importantes ou os últimos (ideal que seja no máximo três). Em baixo do nome empresa e período que você trabalhou, coloque as suas principais atividades na função, como você evoluiu e cresceu na empresa. Quais metas você atingiu, que projetos se envolveu, como foi engrandecedor exercer aquela função.
Nesse campo é fundamental informar as palavras-chaves da sua área, os termos mais atuais do momento. Para te ajudar, faça uma pesquisa das competências desejadas no LinkedIn em cargos similares.
6 dicas para encontrar um novo emprego.
3) Formação acadêmica
No item Formação Acadêmica coloque todos os seus cursos acadêmicos, especializações, pós-graduações, MBA, ou cursos de línguas. Jamais diga que é fluente em uma língua se você não for. Indique o nome da instituição, o tipo do seu diploma (Bacharelado, MBA, etc), curso, cidade e ano em que começou e que concluiu.
4) Habilidades, cursos e idiomas
Crie um espaço no seu currículo para destacar os idiomas que você fala, quais as suas principais habilidades/competências na sua área profissional e os principais cursos que concluiu. Lembre-se que você deve filtrar a informação, analise seu currículo para que ele faça sentido. Aquele curso de Culinária vai agregar algo para uma vaga de Engenheiro de Software, por exemplo? Não. Informe apenas os cursos ou certificações que combinem com a vaga para o qual se candidata.
5) Referências
Lá em baixo do currículo indique duas referências para contato do recrutador. Informe o nome, email e telefone dos contatos. Escolha pessoas com quem trabalhou, chefes ou superiores que você tenha afinidade para pedir indicações. Isso ajuda muito para fazer um currículo perfeito. Se você não tiver referências, não tem problema, foque nas suas competências e habilidades.
Saiba como escrever uma boa carta de motivação.
Dicas de Como fazer um currículo perfeito
O mercado de recrutamento está em alta. Mais pessoas estão procurando novas oportunidades, empregos mais flexíveis, depois que a pandemia desencadeou a “Grande Reflexão” sobre o que está fazendo você feliz profissionalmente.
Empresas como Amazon, GE, Facebook e Google, estão recebendo cada vez mais candidatos. Os recrutadores estão perdendo apenas alguns minutos (ou até segundos) lendo seu currículo e pesquisando rapidamente para ver se você é adequado para aquela função. Dessa forma, você precisa conseguir se destacar no mercado e ser capaz de destacar de forma rápida.
Capriche no layout do seu currículo
Quando um recrutador olha o seu currículo, a primeira coisa que ele vê não são as palavras individuais na página, mas a aparência geral do seu currículo, que dá a eles uma indicação de quem você é. Um currículo confuso e desestruturado que se estende até 1 mm da borda da página pode indicar que você não é organizado ou então, que pode ter problemas em ser conciso.
Ao invés disso, siga algumas dicas importantes para fazer um currículo perfeito:
- Mantenha as coisas mais simples – coloque apenas seus últimos 3 cargos anteriores, com um resumo das principais funções.
- Deixe o espaço em branco – um currículo lotado é uma distração e parece muito confuso para o recrutador que deseja aprender sobre seu histórico de maneira rápida.
- Use cabeçalhos apropriados – adicionar uma seção de “certificados”, “habilidades” no seu currículo.
- Utilize cores – isso é opcional para criação de um currículo, mas uma borda colorida pode chamar bastante a atenção do recrutador!
Currículo perfeito: destaque seu potencial
Agora que você já tem a atenção dos recrutadores, você deve caprichar nos detalhes. A parte mais importante do seu currículo é a lista de cargos e experiências profissionais que teve. Nesse item você precisará mostrar o que realizou e a diferença que fez para sua empresa.
Use a descrição certa para o cargo que deseja. Algumas empresas usam algoritmos que procuram palavras-chave na descrição do trabalho. Por isso, certifique-se de que está fazendo um currículo para a função ideal a descrição do anúncio da vaga de emprego.
Não diga apenas suas responsabilidades, informe qual o seu impacto! O erro mais comum que os candidatos cometem é listar todas as responsabilidades que tinham em cada função que passaram.
Os recrutadores querem saber qual o impacto que você causou na empresa, quais objetivos atingiu. Em vez de dizer que você tinha uma equipe de três pessoas, fale sobre como você apoiou o desenvolvimento deles. Use isso como uma oportunidade para falar sobre o impacto que você causou como líder/gestor daquela equipe de trabalho.
Aproveite para conhecer o brasileiro que conquistou uma vaga em uma empresa britânica com currículo inovador.
Apresente dados relevantes
Além de informar o impacto, mostre com o máximo de dados concretos e objetivos que puder. Quanto você aumentou as vendas? Houve um impacto nas pontuações de engajamento? Qual foi o retorno atingido? Quantificar o impacto que você causou no trabalho adicionará mais peso à sua experiência e mostrará que você está deixando um legado para trás.
Embora a concorrência no mercado de recrutamento esteja bastante acirrada, se você investir seu tempo na elaboração de um currículo perfeito e personalizá-lo para cada a função para a qual está se candidatando, poderá realmente se destacar da concorrência. Siga essas dicas para fazer um currículo atraente e acredite em você!
Recrutadores robôs: se está difícil conseguir um novo emprego, a culpa pode ser deles.
Tamanho ideal de um currículo perfeito
O tamanho ideal de um currículo é 1 ou 2 páginas. Você deve simplificar sua história para o recrutador. Coloque o que é mais importante e mais recente. Leia e corrija seu currículo várias vezes e adeque ele para cada cargo/posição que você irá se candidatar. Quanto mais personalizado para aquela descrição de vaga que você deseja, melhor!
Como escolher a foto ideal para o Curriculum Vitae.
Dicas para fazer um currículo moderno
Sim, atualmente a criatividade vale muito em um processo seletivo. Entretanto, tenha atenção para a sua profissão e para qual empresa está se candidatando. Nada de exagerar. Use apenas uma ou duas fontes, crie um layout fácil de ler e lembre-se que menos é mais.
Em um ambiente corporativo evite cores muito chamativas, prefira cores mais sóbrias como o cinza ou azul marinho, por exemplo. Tudo vai depender da sua área de atuação. Agora, se você for de Publicidade, está livre para criar e usar sua imaginação para atrair os recrutadores ou donos de agência.
Conheça quais os melhores sites para procurar emprego nos Estados Unidos.
Entenda a importância do LinkedIn
Além de fazer um currículo bem elaborado, crie um perfil no LinkedIn com uma foto bem profissional, coloque todas as suas experiências profissionais, cursos, formações, idiomas, cerificações e uma pequena biografia (apresentação profissional).
Faça contatos, adicione colegas de trabalho e siga as empresas que deseja trabalhar apara acompanhar as vagas abertas com frequência. Manter seu networking ativo é fundamental para conseguir um novo emprego no Brasil ou no exterior.
Currículo perfeito para vagas internacionais
Para quem quer trabalhar no exterior, o primeiro passo é verificar os modelos de currículo do país que você pretende morar. Cada país possui suas regras e suas particularidades (com foto ou sem foto, por exemplo).
Para fazer um currículo perfeito para as vagas no exterior, você precisa fazê-lo em inglês, destacando as suas melhores habilidades e competências.
Você deve estar se perguntando: mas o que colocar em habilidades? Coloque as suas principais habilidades voltadas à sua profissão. Por exemplo: perfil de liderança, pró-atividade, multitarefas, capacidade de resolução de problemas, domínio do Pacote Office e todas as competências que você domina no seu trabalho.
Se trabalha com TI, informe as linguagens de programação. Se trabalha com Marketing Digital, coloque as ferramentas que domina, etc.
Outra dica para fazer um currículo mais atraente é focar no que você tem de melhor. Sente, pense e anote tudo que você sabe fazer. Veja tudo o que é mais valioso e leia sempre a descrição da vaga para ver quais os requisitos que a empresa pede.
Molde seu currículo para a vaga de emprego no exterior, com as palavras-chave pedidas, sempre de acordo com o que você sabe fazer e que domina. Nunca minta no seu currículo. Fazendo isso, você apresentará um currículo perfeito!
Trabalhar no exterior: passo a passo para o seu planejamento em 2022.
Currículo perfeito para o primeiro emprego
Já para montar o currículo perfeito para o primeiro emprego, você deve se esforçar bastante no Ensino Médio ou no Ensino Técnico para participar de atividades extras ou trabalhos voluntários.
Como você não terá experiências profissionais para colocar, foque em atividades que você desenvolveu durante o seu Ensino Médio, por exemplo:
- Projeto Miniempresa Junior Achievement;
- Trabalho voluntário em ONGs: dar aulas de inglês, ajudar animais, visitar e ajudar em asilos, entregar cestas-básicas para famílias carentes, etc;
- Cursos de idiomas;
- Atividades extra: como curso de programação, etc.
Outra dica importante para quem não tem experiência profissional é focar nas melhores habilidades suas que você pode descobriu ainda no Ensino Médio: quais são os seus principais interesses?
Foque no que você gostaria de fazer, busque cursos, eventos, participe de congressos e faça trabalhos voluntários para ganhar experiência.
Dicas para montar um currículo para vagas informais
Já para montar um currículo para vagas informais, o mais importante é contar por quais locais de trabalho já passou e quanto tempo ficou em cada um deles. Resuma suas principais funções em tópicos e mostre que você tem habilidade para fazer esse novo trabalho.
Nas suas habilidades, coloque o que você mais sabe saber, por exemplo: facilidade de comunicação, atendimento ao público, etc.
Dicas para montar um currículo para um estágio
Para as candidaturas de estágio, você precisa mostrar que foi um bom aluno na universidade. Por isso, mostre quais os projetos dos quais participou, quais as metas atingiu e qual foi o destaque durante o seu percurso acadêmico.
Lembre-se de preparar um currículo bastante organizado, coerente e que mostre as suas melhores competências e aptidões.
Empregos na Irlanda para estrangeiros: lista com maiores demandas no país.
Diferentes vagas e o mesmo currículo
Muitas pessoas acabam usando o mesmo currículo para enviar para todas as vagas, porém, isso não é indicado. Faça um Curriculum Vitae para cada tipo de vaga e formate qual o seu cargo pretendido.
Se você vai se candidatar para áreas diferentes de trabalho, faça um currículo específico para cada setor.
O que não deve conter em um currículo profissional
Um currículo profissional não precisa conter seus dados pessoais (RG, CPF e número de passaporte), número de filhos, nome dos filhos e hobbies pessoais. Foque em informar seu nome, o cargo pretendido, telefone, email, bairro e a cidade em que você está.
Atualizações necessárias para um currículo perfeito
Por outro lado, existem alguns itens fundamentais para fazer um currículo perfeito, como exemplo:
- Informar seu objetivo profissional: cargo ou área;
- Qual a sua experiência: três últimos cargos (nome da empresa, cargo, período de início e de fim e suas principais atividades)
- Sua formação e educação;
- Habilidades e competências;
- Se possui disponibilidade para mudanças de cidade e/ou de país.
Cursos onlines rápidos para incrementar o currículo
Se você anda desatualizado, uma ótima opção é buscar cursos de curta duração, mas que focam em uma área específica de trabalho. Existem muitas universidades e instituições de ensino que oferecem cursos online.
Além disso, universidades internacionais, como as americanas, também oferecem uma grande variedade de cursos em inglês (e muitas vezes gratuitos).
Instituições de ensino que oferecem cursos online
- FGV – Fundação Getúlio Vargas (com vários cursos online gratuitos);
- FDC – Fundação Dom Cabral
- USP – Universidade de São Paulo – Cursos online
- Fundação Bradesco
Universidades internacionais:
- Cursos online gratuitos em Harvard
- Lista de cursos online do MIT
- Stanford University
- University of Michigan
- Ivy League Cursos Online
- Universidade de Cambridge
- Universidade de Oxford
Sites de cursos e montagem do currículo online:
EDX – Cursos online de universidades renomadas – Certificado Cursos Online. Para fazer um currículo perfeito, é preciso um layout adequado para sua profissão. Veja uma lista de sites para montagem do currículo online:
É importante que você mantenha todas as suas informações em, no máximo, duas páginas e destaque o melhor da sua experiência profissional ou acadêmica. Não tenha medo de começar!
Fazer um currículo perfeito não precisa ser difícil, mas é preciso dedicação e tempo. Quando você for fazer um currículo em inglês, lembre-se de pedir para alguém ler e corrigir para você.
Evite erros no seu CV, por isso, leia com atenção, ou peça para alguém corrigi-lo. O seu currículo será a sua porta de entrada em uma empresa e ele precisa chamar a atenção dos recrutadores.
Você pode fazer um currículo bom e simples, porém, opte por algo mais especial e único. Lembre-se de que a concorrência é grande e você precisa se destacar!
Aproveite para ler também: Como o medo de errar pode prejudicar os seus resultados na carreira.
Veja também: como fazer seu currículo europeu e se precisar de assessoria para o Currículo para Europa (em português e inglês), entre em contato pelo email: [email protected] e solicite um orçamento com o país em que deseja trabalhar no exterior.
*Assista o vídeo no Youtube com mais dicas e aproveite para se inscrever no nosso canal:
3 Comentários
Boa tarde.
Como certifico no CV que fiz Mediação de Conflitos na escola onde trabalho durante 2 anos se a entidade não me passa essa declaração? Tenho documentação, toda me parece indispensável, mas é inexequível pôr toda. Obrigado
gostei fas propostas de trabalho e tenho interesse.
Quero trabalhar como motorista nos Estados Unidos ou canada na fedex