Os planos para a nova linha de trem de alta velocidade no Egito parecem que vão sair do papel. Confira!
O plano de construir uma linha de trem de alta velocidade no Egito está quase sendo colocado em prática. O país do norte da África está pronto para construir a primeira linha de trem de alta velocidade do no Egito, que ligará o Mar Vermelho ao Mediterrâneo.
Trem de alta velocidade no Egito
A rota do trem de alta velocidade no Egito inteira terá 1.000 quilômetros. Porém, o primeiro trecho será de 460 km e fará a ligação entre as cidades de El Alamein na costa mediterrânea do Egito e Ain Sokhna. As duas cidades são pequenas, mas estão em rápido desenvolvimento.
Viagem EUA: conheça as atrações grátis em Orlando.
Sobre o projeto
A linha de trem passará por 15 estações, incluindo a ainda sem nome ‘nova capital administrativa’ do país. O grande projeto de construção que foi iniciado em 2015 para mover prédios do governo cerca de 45 km fora da cidade do Cairo. A construção da linha ferroviária deve ser concluída em dois anos e será projetada, instalada e mantida pela Siemens, empresa de manufatura industrial alemã.
“Estamos honrados e orgulhosos de expandir nossa parceria de confiança com o Egito. Ao construir um sistema ferroviário de alta eficiência para o país, apoiaremos o povo egípcio com transporte acessível, limpo e confiável.”
Joe Kaeser – Presidente e CEO da Siemens AG
Imperdível: o Airbnb em Lisboa onde você pode beber cerveja ilimitada.
Linha nova, sonho antigo
Embora o projeto da Siemens traga o primeiro trem de alta velocidade no Egito, o país possui uma rede ferroviária desde a década de 1850. Aliás, de ressaltar que o Egito foi o primeiro país com sistema ferroviário na África e no Oriente Médio. Atualmente a rede ferroviária do país tem mais de 5.000 km de trilhos conectando quase todas as grandes cidades e vilarejos.
Entretanto, como o sistema é antiquado e tem poucos recursos, o resultado é uma série de acidentes mortais nos últimos anos. O Egito agora está recebendo uma remessa mensal de novos vagões de trem de fabricação russa para atualizar seu equipamento de uso.
O Marrocos é o lar do primeiro trem de alta velocidade da África, chamado Al Boraq. O sistema, que foi inaugurado em 2018, opera entre as cidade de Tânger e Casablanca. A nova linha ferroviária significou que a viagem entre as duas cidades marroquinas foi reduzida de quase cinco horas para pouco mais de duas horas.
Trem na Europa: rotas alta velocidade ligarão Londres, Barcelona, Lisboa e Roma.