Trem de alta velocidade no Egito ligará o Mar Vermelho ao Mediterrâneo

trem de alta velocidade no Egito
Foto: Siemens AG.

Os planos para a nova linha de trem de alta velocidade no Egito parecem que vão sair do papel. Confira!

O plano de construir uma linha de trem de alta velocidade no Egito está quase sendo colocado em prática. O país do norte da África está pronto para construir a primeira linha de trem de alta velocidade do no Egito, que ligará o Mar Vermelho ao Mediterrâneo.


Trem de alta velocidade no Egito

A rota do trem de alta velocidade no Egito inteira terá 1.000 quilômetros. Porém, o primeiro trecho será de 460 km e fará a ligação entre as cidades de El Alamein na costa mediterrânea do Egito e Ain Sokhna. As duas cidades são pequenas, mas estão em rápido desenvolvimento.

Viagem EUA: conheça as atrações grátis em Orlando.

Sobre o projeto

A linha de trem passará por 15 estações, incluindo a ainda sem nome ‘nova capital administrativa’ do país. O grande projeto de construção que foi iniciado em 2015 para mover prédios do governo cerca de 45 km fora da cidade do Cairo. A construção da linha ferroviária deve ser concluída em dois anos e será projetada, instalada e mantida pela Siemens, empresa de manufatura industrial alemã.

“Estamos honrados e orgulhosos de expandir nossa parceria de confiança com o Egito. Ao construir um sistema ferroviário de alta eficiência para o país, apoiaremos o povo egípcio com transporte acessível, limpo e confiável.”

Joe Kaeser – Presidente e CEO da Siemens AG

Imperdível: o Airbnb em Lisboa onde você pode beber cerveja ilimitada.

Linha nova, sonho antigo

Embora o projeto da Siemens traga o primeiro trem de alta velocidade no Egito, o país possui uma rede ferroviária desde a década de 1850. Aliás, de ressaltar que o Egito foi o primeiro país com sistema ferroviário na África e no Oriente Médio. Atualmente a rede ferroviária do país tem mais de 5.000 km de trilhos conectando quase todas as grandes cidades e vilarejos.

Entretanto, como o sistema é antiquado e tem poucos recursos, o resultado é uma série de acidentes mortais nos últimos anos. O Egito agora está recebendo uma remessa mensal de novos vagões de trem de fabricação russa para atualizar seu equipamento de uso.

O Marrocos é o lar do primeiro trem de alta velocidade da África, chamado Al Boraq. O sistema, que foi inaugurado em 2018, opera entre as cidade de Tânger e Casablanca. A nova linha ferroviária significou que a viagem entre as duas cidades marroquinas foi reduzida de quase cinco horas para pouco mais de duas horas.

Trem na Europa: rotas alta velocidade ligarão Londres, Barcelona, Lisboa e Roma.

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *