Projeto de transporte de alta velocidade no Rio Grande do Sul quer ligar a região de Gramado à capital gaúcha. Transporte pretende levar passageiros e também cargas.
Uma boa notícia de projeto vem lá da região sul do Brasil. O estado do Rio Grande do Sul pretende criar uma rota de transporte de alta velocidade hyperloop entre a capital Porto Alegre e a Serra Gaúcha. Como o novo transporte ultrarrápido, as duas regiões poderão ser conectadas em apenas 12 minutos.
O acordo para estudar a viabilidade desta tecnologia foi assinado pelo governo do estado no dia 19 de janeiro de 2021, com os representantes da Escola de Engenharia da UFRGS e pela Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT).
Transporte de alta velocidade no Rio Grande do Sul hyperloop
O governo gaúcho está assinou um estudo de viabilidade para criar um transporte de alta velocidade no Rio Grande do Sul. O projeto está sendo desenvolvido com a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia e a empresa HyperloopTT, dos Estados Unidos.
De acordo com o governo estadual, o projeto de pode ser considerado bastante futurista, mas está sendo cogitado analisar a sua viabilidade. Desse modo, lançando a primeira ideia para que quem sabe logo adiante possamos confirmar as condições de viabilizar o hyperloop. Essa será uma alternativa economicamente viável, segura e sustentável.
Da mesma forma, o sistema hyperloop funciona com tubos de vácuo com amortecedores magnéticos. Portanto para viajar dentro desses tubos, os trens evitariam a desaceleração pela pressão do ar ou pelo atrito das rodas com os trilhos, ficando mais rápidos e também mais baratos para seu operação.
Conheça as viagens de trem mais bonitas do mundo.
O hyperloop
O hyperloop é um sistema de transporte por cápsulas para passageiros e cargas e pode alcançar até 1,2 mil km/h. Criada por Elon Musk em 2013, o conceito é bastante inovador e pretende criar transportadores intermunicipais de alta velocidade.
Desse modo, o trem tubular de baixa pressão promete conforto e segurança superiores aos de aviões, segundo a empresa norte-americana. Essa parceria com o estado do Rio Grande do Sul coloca o Brasil na rota de um dos transportes mais inovadores e disruptivos que estão em desenvolvimento no mundo.
Descubra também a nova rota de trem panorâmico nos Estados Unidos fará viagens pelas Montanhas Rochosas.
Estudo em andamento em universidades
A empresa fundada em 2013 possui uma equipe com mais de 800 engenheiros, criativos e técnicos em 52 equipes multidisciplinares, com 40 parceiros corporativos e universitários. A equipe de profissionais é internacional, composta por diversas nacionalidades.
O modelo de negócio é pioneiro e vem sendo estudado em universidades de renome mundial como a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Além disso, a companhia de transportes de alta velocidade já assinou acordos em diversos países do mundo. Os projetos e estudos vêm sendo feitos nos Estados Unidos, na Alemanha, nos Emirados Árabes, na França, Índia, China, Coreia do Sul, Indonésia e mais lugares.
Importante destacar que o sistema de transporte de alta velocidade se baseia em uma ideia do fundador da Tesla e SpaceX, Elon Musk. Mas conta com investimentos de Richard Branson, CEO do Virgin Group. No ano passado, em novembro foi realizado o primeiro teste do hyperloop com passageiros na cidade de Las Vegas.
O projeto do transporte de alta velocidade do Rio Grande do Sul ainda não tem data para ser lançado. Porém, se o estudo de viabilidade der certo, será uma ótima conquista para os moradores do estado e para os turistas que viajam para a Serra Gaúcha.
Se o projeto seguir a diante e sair do papel será um grande avanço para os transportes do Brasil.
Conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.