Você tem se sentido infeliz no trabalho e se perguntado “Por que a minha carreira não dá certo?” Hoje vamos te ajudar a lidar com esse sentimento e superá-lo.
Não é raro ver profissionais reclamando “Por que a minha carreira não dá certo?”, Alguma vez você fez essa pergunta? O que posso te dizer é que você não está sozinho, atualmente o número de profissionais infelizes no trabalho aumenta a cada dia.
Por que a minha carreira não dá certo? Como lidar com esse sentimento
Muitos profissionais também precisam lidar com essa sensação de que as coisas não estão caminhando de forma satisfatória, entender o porque isso acontece pode ser a melhor maneira para lidar com esse sentimento.
Toda carreira tem altos e baixos, não existe uma carreira feita somente de coisas boas e de sucesso. Na maioria das vezes a sensação de que nada dá certo para sua carreira estão alinhadas as escolhas que não foram cuidadas.
É comum encontrar pessoas insatisfeitas com as suas profissões e que não tem a ver com o que com as preferências da própria pessoa. Lidar com esse sentimento de frustração, nem sempre é fácil.
A melhor forma de lidar com essa sensação de fracasso é ter clareza do que é “dar certo” para você, e assim é importante avaliar o contexto e outras variáveis que podem interferir na construção de uma carreira de sucesso.
Ansiedade no Trabalho: Como lidar com ela?
O que é dar certo na carreira?
Muitos profissionais desejam construir uma carreira de sucesso e ser reconhecido no mercado de trabalho. Até aí tudo bem, o problema é que poucos profissionais não definem para si próprio a sua própria medida de sucesso.
Para algumas pessoas dar certo na carreira é trabalhar na CLT (contrato de trabalho), para outras é abrir o seu próprio negócio, e outras querem uma carreira que seja flexível onde possa conciliar vida pessoal e profissional.
Sucesso é um conceito pessoal e subjetivo para cada pessoa, mas se você não definir o que é para você, corre o risco de se guiar pela medida e critérios de outra pessoa. Portanto, sucesso é definido por aquilo que você realizar na sua vida, e a sua carreira sendo o meio para conquistar tudo isso.
O que você sacrifica pelo seu sucesso profissional?
Como definir os critérios para dar certo na carreira?
A nossa carreira é um projeto a longo prazo, cheia de percalços e desafios que precisam ser superados. Construir uma carreira é aprender que não existe estabilidade e alguns desafios podem ser maiores que os outros.
Geralmente quando surge os períodos de dificuldades é que pensamos se estamos no caminho certo profissionalmente. Assim, para que você perceba que a sua carreira está caminhando como gostaria, é preciso determinar quais são seus objetivos e o quais os passos que você precisa dar. Reflita sobre esses critérios:
- Autoconhecimento profissional: se você não se conhece, como quer definir o que é dar certo? Quanto mais você souber o que gosta, quais são suas preferências de estilo de vida, qual modelo de trabalho você identifica-se melhor para definir os critérios e consequentemente as ações que você vai precisar tomar para ter uma carreira próspera.
- Ter um plano de carreira: vai facilitar e determinar aonde você vai focar a sua energia. Entendo que quando estamos iniciando na nossa jornada, seja como estagiário ou um pequeno negócio, não sabemos construir um planejamento que faça sentido aos nossos objetivos. Neste caso procure ajudar de um profissional que te auxilie nesta construção, um psicólogo de carreira pode ser um bom investimento.
- Foque na sua carreira e não no seu atual emprego: a sua carreira é o seu negócio e as suas competências e habilidades devem ser desenvolvidas independentes do lugar onde você trabalha. Como já falamos aqui, a sua carreira é um projeto a longo prazo, então esteja atualizado com as necessidades do mercado de trabalho.
- Fazer uma graduação é importante: mas não é garantia de sucesso. O ensino universitário pode trazer os conhecimentos técnicos, as bases científicas, mas, não pode substituir o seu comprometimento em fazer dar certo.
- Defina metas e prazos realistas: para alcançar cada objetivo e se achar necessário reveja e atualize o seu atual cenário com que deseja conquistar.
Trabalhar com o que gosta é muito prazeroso, mas vai exigir de você autoresponsabilidade para alinhar a tua paixão e ter comprometimento para atender os critérios que você estipular.
Saúde mental e sucesso profissional, podem andar juntos?
4 erros para você evitar sempre que for tomar decisões sobre a sua carreira
Viver uma vida profissional cheia de frustrações e com a sensação de que as escolhas passadas foram responsáveis pelo nível de insatisfação de você vive hoje não é nada bom.
Você pode refletir sobre suas escolhas consideram esses erros, que talvez você tenha cometido, e agora pode tomar consciência deles para não repetir.
Como desenvolver uma carreira de sucesso, ainda na universidade.
1) Querer agradar outras pessoas sem considerar as suas preferências
Esse é um erro muito comum, por exemplo, é quando vamos escolher qual curso universitário, seguir os conselhos da família ou então desistir porque ouviu que a profissão “não dava dinheiro”. É claro que a opinião deles importa, mas determinar as suas decisões a partir disso é passar a responsabilidade da sua jornada profissional para outra pessoa.
O quanto você está disposta a assumir o controle da sua vida profissional?
2) Deixar que os seus medos serem maiores que a sua ambição
O medo vai sempre fazer parte da nossa vida, afinal ele é essencial para mostrar os riscos, as possíveis ameaças e te alertar sobre possível caminhos mais seguros e estratégias de se prevenir.
A melhor forma de conseguir administrar o seu medo é avaliar o seu limiar de exposição ao risco e o quanto isso te limita, agir, escolher os medos que você consegue superar e se preparar para minimizar os impactos.
3) Escolher pelo curso e não pela carreira que ele oferece no mercado
É comum quando estamos fazendo a escolha da graduação pensarmos no que gostamos de estudar, mas poucas vezes olhamos quais as oportunidades que essa profissão tem no mercado de trabalho. É importante pensar em quais as oportunidades podem ter? Quais os ambientes de trabalho? Qual os níveis de remuneração?
Buscar essas respostas e lista tudo o que puder de como é o trabalho e quais as atividades ele realiza, irão te ajudar na hora de decidir o novo caminho a seguir.
Autoestima: o que é e como ela pode influenciar seus resultados.
4) Não ter um Plano de Carreira
Planejar o seu futuro profissional é uma responsabilidade sua, ninguém melhor do que você pode saber o que é melhor para você. Ter um plano de carreira facilita o caminho e as etapas que você precisa superar para chegar onde você quer chegar como medida de sucesso.
Para dar certo na carreira ter foco de onde você quer chegar é primordial! Os imprevistos podem aparecer, os momentos de dificuldades também, mas um plano de carreira consegue manter na trajetória do seu sucesso.
Além disso, quando você construir um plano de carreira que tenha os seus valores, os seus objetivos e as oportunidades que o mercado oferece. As suas decisões vão trazer impactos para a sua vida e a sua carreira, e tomar consciência disso aumentas as suas chances de sucesso.
O que fazer quando bater o desânimo na vida ou no trabalho.
Como lidar com o sentimento de frustração de não dá certo na carreira?
A frustração profissional traz uma sensação de impotência, de desânimo e falta de perspectivas em relação a própria carreira. Geralmente essa sensação pode vir associada a algum evento específico ou um momento de dificuldade, mas precisamos ficar atentos caso essa sensação se torne persistente.
Nesses momentos é que começamos a questionar o porque as coisas não estão a correr tão bem como gostaríamos e podemos apontar algumas causas:
- Falta de reconhecimento
- Situações de desapontamentos profissionais
- Sobrecarga de trabalho
- Excesso de pressão diária de trabalho
- Relações tóxicas
- Insatisfação com a carreira e as tarefas que ela envolve
Como pode perceber, todos os profissionais estão sujeitos a se sentir frustrados profissionalmente, em diferentes fases e cargos que ocupam. Aprender a lidar com essa situação é o que vai fazer a diferença para avaliar se a sua carreira deu certo.
Como o Medo de Errar pode prejudicar os seus resultados na Carreira.
Valorizar a sua Jornada é o primeiro passo para reconhecer que a sua carreira deu certo
A maneira como você reage ao sentimento de “não dei certo na carreira”, determina se você vai agir de forma positiva ou negativa. A forma como você pensa determina como vai reagir diante da frustração profissional.
Sendo a primeira coisa a fazer é uma análise da realidade atual, lembrando que você não controla tudo que acontece no mercado de trabalho, de modo que você pode fazer é avaliar os fatos de maneira realista sem se cobrar exageradamente.
Feito isso não adianta de culpar por problemas que aconteceram no passado, certamente você fez o melhor que pode com o conhecimento que tinha. Agora o foco de ser o que você pode fazer quando se perceber em situações que não atenderam ao seu critério de sucesso?
A sua carreira é seu negócio, assuma o controle da própria vida
Identificar a raiz da insatisfação e entender a causa da frustração é o melhor caminho, para começar a reagir de forma proativa e sair do ciclo de insatisfação. Ninguém pode fazer isso por você!
Assumir as rédeas da sua carreira é aprender a lidar com todos os percalços que pode haver no caminho e se sentir seguro para superar todos eles. Não existe caminho fácil, existe a sua decisão de fazer dar certo, observar a sua realidade e focar nos objetivos que você quer alcançar.
Autocobrança: Consequências, Como Evitar e Desafios na Vida Profissional.
Invista em autoconhecimento profissional
O que você sabe sobre você? Sobre os seus gostos, o estilo de vida que você quer ter? Com certeza você não considerou isso no momento da escolha profissional, ou se considerou, não considerou que era importante e negligenciou a sua escolha. Agora pode ser uma boa oportunidade para repensar sobre isso.
Se você acredita que a sua carreira não dá certo, é hora de assumir isso e buscar uma mudança.
O autoconhecimento te possibilita um mergulho profundo para que você possa identificar e desenvolver habilidades alinhados aos seus valores pessoais. Isso te ajuda a ter uma visão mais clara e realista de você e do que você quer viver como carreira de sucesso.
Você não precisa fazer esse processo sozinho, com a ajuda de um psicólogo especialista em carreira você pode se reconectar com a sua autoestima e se sentir mais seguro para fazer escolhas cuidadas e melhorar os seus próximos anos profissionais.
Agora é hora de fazer dar certo!
Se você chegou até aqui, procure respirar aliviado! Nem todo problema que você enfrenta na sua carreira é culpa sua. Quando nos preocupamos em ser profissionais melhores faz parte num determinado momento se sentir assim e isso causa uma grande frustração.
Porém, observar a situação por outro ângulo pode revelar outras perspectivas que estão além do seu controle e nem sempre as suas atitudes fariam diferença. Mas se após essa avaliação você identificou algo que poderia ter feito diferente, essa é sua chance e não pode desperdiçar.
Para saber se a sua carreira deu certo avalie se as suas atividades trazem satisfação no dia a dia, é importante para o seu desempenho e senso de realização. Construir boas relações humanas pode aliviar a pressão de “ter que dar certo” o tempo todo, ter por perto pessoas que gosta e poder compartilhar as suas opiniões de forma imparcial.
Caso não consiga lidar com esse sentimento de frustração e não consiga lidar sozinho com essa sensação, busque ajuda antes que esse sentimento se transforme em sintomas físicos e psicológicos. A nossa insatisfação no trabalho revela muito sobre a forma que estamos trilhando nossa vida.
É possível dar certo na carreira e deixar de conviver com essa sensação de frustração e perda de energia, dá para ser feliz no trabalho. Você só precisa de uma orientação adequada para começar a refletir sobre boas possibilidades na sua carreira.
Saiba como usar as Redes Sociais para alavancar a sua Carreira em 5 passos e siga o Vagas pelo Mundo no Linkedin.