A lista da Forbes mostra quais as melhores universidades da Espanha em 2021. Confira o ranking completo!
As 20 melhores universidades da Espanha 2021 foram determinadas por alguns critérios de avaliação. O ranking anual da Forbes para estabelecer as melhores universidades espanholas conta com análises feitas por um comitê internacional de especialistas em ensino superior. Os profissionais avaliam o peso que cada critério deve ter na pontuação final, tendo em conta as particularidades do sistema universitário espanhol. Confira abaixo a lista das 20 melhores universidades da Espanha 2021.
20 melhores universidades da Espanha 2021
A Forbes elaborou um questionário que foi enviado para 88 universidades cadastradas no Sistema Integrado de Información Universitaria (Sistema Integrado de Informação Universitária – SIIU), do Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Espanha. Os dados coletados são sobre o ano letivo 2019-2020 e ajudam a definir as melhores universidades da Espanha.
20º — Universidade Católica de Ávila
A Universidade Católica de Ávila nasceu com o propósito de apoiar a missão da Igreja na evangelização da cultura e se identifica plenamente com os objetivos e meios indicados pela Constituição Ex corde Ecclesiae e pelo Decreto Geral da Conferência Episcopal para sua aplicação na Espanha. A sua missão é contribuir para a promoção e salvaguarda do ser humano através da transmissão do conhecimento de Deus, mas sem condicionar a liberdade religiosa e acadêmica. Daí a importância que atribui à tradição cultural espanhola, à investigação e aos conhecimentos científicos.
O modelo educacional da Universidade Católica de Ávila se inspira no humanismo cristão e oferece ao aluno uma formação integral, unindo cultura, estudo e pesquisa, e uma elevada e sólida formação acadêmica, profissional e humana. Visa um ensino moderno e ágil, adaptado às demandas sociais e trabalhistas do mundo atual e às preocupações intelectuais de cada aluno. A aprendizagem se dá por meio de uma combinação de ensino de mestrado em que o aluno participa por meio de tutoriais personalizados adaptados às suas necessidades.
Além disso, desde 2005, o desenvolvimento sustentável faz parte de seu programa de ensino, com o intuito de transmitir e ensinar os conhecimentos e técnicas necessários ao cuidado com o meio ambiente. Sua maior prioridade, eles afirmam, é alcançar a mais alta qualidade educacional e continuar melhorando constantemente. Destaca-se na qualidade do corpo docente e bloco de pesquisa pelo percentual de docentes com pós-graduação ou mestrado (93%) e doutorado (44%).
- Tipo de universidade: Particular;
- Preço: Entre 50 e 140 euros por crédito;
- Endereço: Calle de los Canteros, S / N, 05005, Ávila;
- Estudantes notáveis: Francisco Ruíz Herráez, terceiro melhor engenheiro de computação entre os graduados da turma 2019-2020 pela Sociedade Espanhola de Excelência Acadêmica (SEDEA); e Oriol Vidal, campeão do Open Girona 2007 QI e outras competições.
Turistas vacinados poderão entrar na Espanha a partir de junho.
19º — Universidade de Vigo
A Universidade de Vigo surge na lista das melhores universidades da Espanha. A instituição assenta em valores positivos que prezam pela transparência e boa gestão, integração, igualdade, diversidade e respeito pelo ambiente. Suas grandes apostas são a especialização e a pesquisa de qualidade e seu compromisso é a transferência de conhecimento para a sociedade para enriquecimento do ambiente social e econômico.
Apesar de ser uma universidade relativamente jovem (foi fundada em 1990), possui fortes valores como a transparência, a integração, o compromisso com a diversidade e a igualdade de gênero, o cuidado com o ambiente e a sustentabilidade. Na verdade, é, segundo relatório da Fundação Compromiso y Transparencia, uma das academias mais transparentes do país.
O seu objetivo é alcançar a maior qualidade possível, visto que considera essencial desenvolver a sua missão de instituição pública e desenvolver a sua visão de futuro como uma referência inovadora no sistema universitário na Espanha e na sociedade.
Através do seu ensino procura formar profissionais qualificados em todas as áreas que contribuam para a criação de conhecimentos socialmente responsáveis com o ambiente, a cultura, o progresso inclusivo e sustentável, e com democracia. Destaca-se nos blocos de preços e acessibilidades, e na qualidade do corpo docente e investigação para quem deseja estudar na Espanha.
- Tipo de universidade: Pública;
- Preço Público: Entre 9,85 e 13,93 euros por crédito na primeira inscrição.
- Endereço: Campus Lagoas-Marcosende, 36310, Vigo
Melhores universidades da Espanha — 18º — Universidade Camilo José Cela
A Universidade Camilo José Cela insere-se no projeto educativo da instituição SEK, que tem as suas raízes numa tradição familiar secular, livre e autônoma, e que não está ligada a nenhum grupo religioso, político ou econômico. O modelo educacional da Universidade Camilo José Cela está ancorado em três pilares: interdisciplinaridade, inovação e internacionalização. Destaca-se no bloco de preparação para a vida profissional. 70% dos alunos de graduação estão empregados e o percentual sobe para 85% no mestrado.
- Tipo de universidade: Particular;
- Preço: Entre 90 e 175 euros por crédito;
- Endereço: Calle Castillo de Alarcón, 49, Urbanización Villafranca del Castillo, 28692, Madrid.
17º — Universidade de Valência
A missão da Universidade de Valência é ensinar aos alunos ciência, pesquisa e cultura. Além disso, a instituição atua para que seus estudantes obtenham as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios e as circunstâncias da vida. Esta instituição quer ser reconhecida pela sua oferta de ensino superior de qualidade, internacional e aberta a todos. Também pela capacidade de oferecer orientação abrangente aos seus alunos e pelo impacto dos resultados das pesquisas realizadas por suas equipes.
A Universidade de Valência é uma instituição integral no território e, por isso, dedica especial atenção à protecção e promoção da sua própria cultura e língua, bem como ao estudo de todas as manifestações culturais do seu entorno territorial e cultural próximo. Além de buscar a excelência em todos os seus campos de atuação, a instituição de ensino tem como pilar fundamental a inovação constante e, para isso, estimula o desenvolvimento intelectual de sua comunidade.
Outros de seus principais valores, dizem eles, são a transparência, o compromisso com o progresso social e econômico da sociedade, a igualdade, a justiça, a solidariedade e cooperação e a sustentabilidade. Destaca-se nos blocos de acessibilidade e preço, e de preparação para a vida profissional. 50% das suas horas são dedicadas à prática e os seus alunos podem participar nas várias investigações que realizam.
- Tipo de universidade: Pública;
- Preço público: Entre 13,86 e 20 euros por crédito (regulado pelo decreto de taxas da Generalitat Valenciana);
- Endereço: Avenida Blasco Ibañez 13, 46010, Valencia;
- Alunos notáveis: Juan Roig, presidente-fundador da Mercadona; Joan Lerma, ex-presidente da Generalitat; Vicent Soler, Ministro das Finanças; Sandra Gómez, vice-prefeita de Valência; Manuel Illueca, diretor geral da FIV; Enrique Verdeguer, diretor da ESADE Madrid; Aurelio Martínez, diretor da autoridade portuária de Valência; Agustín Martín, presidente e CEO da Toyota Espanha.
Melhores universidades da Espanha — 16º — Universidade Internacional Isabel I de Castilla
Outra das melhores universidades da Espanha é do grupo educativo que compõe a Universidade Isabel I e a sua Fundação conta com um grande número de oportunidades futuras no domínio do ensino superior, universitário e profissional. Com um estilo próprio e diferenciado no panorama universitário espanhol, tem como objetivo promover a inovação e a criatividade, valores fundamentais que movem o espírito desta academia.
O desenvolvimento sustentável também se tornou um de seus pilares. Portanto, eles estão firmemente orientados para oferecer programas de qualidade que sirvam como um reflexo do seu compromisso em toda a oferta acadêmica. Além disso, em consonância com as políticas europeias e internacionais, tem assumido ao longo da sua história a responsabilidade de promover uma verdadeira igualdade entre mulheres e homens. Para isso, atualiza permanentemente toda a sua atividade acadêmica e laboral, com o objetivo de estar sempre na vanguarda no quadro da igualdade de oportunidades.
Como resultado deste firme compromisso, nasceu o Observatório da Igualdade com o objetivo principal de estudar a situação da comunidade universitária e da sociedade em geral, em termos de igualdade de oportunidades entre mulheres e homens. Voltada para o futuro do aluno, esta universidade online oferece aos seus alunos acompanhamento e atenção através de sua sala de aula virtual e eles contam com o sistema técnico-pedagógico da instituição.
Destaca-se no bloco da qualidade do corpo docente e da pesquisa. Mais de 80,6% de seus professores possuem pós-graduação ou mestrado, mais de 50% deles estão em exercício profissional fora da academia.
- Tipo de universidade: Particular;
- Preço: Entre 64 e 78 euros por crédito;
- Endereço: Calle Fernán González, 76, 09006 Burgos;
- Alunos destaque: a jornalista Beatriz Robles; o apresentador de televisão, Christian Gálvez; o canoísta olímpico David Llorente; e a remadora, Patricia Coco.
Cartão Europeu de Seguro Doença, saiba como funciona e quem pode utilizar.
15º — ESIC University
Fundada em 1965 pelos padres do Sagrado Coração de Jesus com o nome de Escuela Superior de Ingenieros Comerciales (ESIC), mudou posteriormente o nome para ESIC Business and Marketing School. Durante os seus primórdios foi um centro ligado a várias universidades como Rey Juan Carlos, em Madrid; Rovira i Virgili, na Catalunha; Miguel Hernández, da Comunidade Valenciana; e San Jorge, em Aragão. No entanto, em 2019, a Assembleia de Madrid aprovou um projeto de lei autorizando a criação da Universidade ESIC, a partir do qual a instituição poderia começar a emitir os seus próprios diplomas.
Com uma proporção de professores / alunos de 1 / 7,5, a ESIC University oferece uma formação personalizada nos cursos oferecidos (Administração e Gestão de Empresas, Publicidade e Relações Públicas, Marketing, Negócios Digitais e Negócios Internacionais) e também nos seus cursos duplos em que o graus acima mencionados são combinados. De suas salas de aula, seus alunos saem com 93% de inserção no mundo do trabalho. Destaca-se no bloco de vivência dos alunos pelo número de horas práticas tanto na distribuição das aulas (3.600 horas) como nos estágios em empresas (600 horas).
- Tipo de universidade: Privada;
- Preço: 163 euros por crédito;
- Endereço: Avenida Valdenigrales, S / N, 28223, Pozuelo de Alarcón (Madrid);
- Estudantes notáveis: César Cernuda, presidente mundial da NetApp, ex-presidente da Microsoft América Latina e vice-presidente corporativo da Microsoft Corporation; Alfonso Fernández, Diretor de Marketing e Transformação Digital da Samsung Electronics Iberia; Ignacio Izquierdo Saugar, CEO da AVIVA Italia; Sonia López Delgado, gerente nacional da Pandora Espanha; Eva Romeo, CEO da Women’secret; Juan Iturralde, gerente geral da CEPSA Reino Unido; entre outros.
Melhores universidades da Espanha — 14º — Universidade Carlos III de Madrid (UC3M)
A Universidade Carlos III de Madrid foi criada em 1989 e, desde o seu nascimento, teve a vocação de ser uma instituição pública inovadora, com dimensões reduzidas, de qualidade e com uma orientação prioritária para a investigação. O seu primeiro reitor foi o Professor Gregorio Peces-Barba, quem a orientou na sua missão de contribuir para a melhoria da sociedade com ensino de qualidade e investigação avançada de acordo com exigentes critérios internacionais.
Esta universidade aspira à excelência em todas as suas atividades, com o objetivo de se tornar uma das melhores universidades europeias e mundiais. Por isso, promove o desenvolvimento das pessoas que o integram no quadro da função pública de ensino superior. E pauta sua atuação pelos valores de mérito, capacidade, eficiência, transparência, equidade, igualdade e respeito ao meio ambiente.
Para dar a melhor formação aos seus alunos, a UC3M promove a formação contínua dos seus professores e incentiva a inovação pedagógica. Para isso, lança inúmeros programas como MOOCs (Massive Open Online Courses) em plataformas internacionais de prestígio como edX e miriadaX e disponibiliza aos seus professores o apoio da UTEID (Unidade de Tecnologia Educacional e Inovação Docente) para o desenvolvimento dos seus projetos. Destaca-se pela qualidade do seu corpo docente e pela pesquisa. Atualmente, possui mais de 200 projetos ativos.
- Tipo de universidade: Pública;
- Preço público: Entre 22 euros (estudantes de Espanha / UE) e 88 (estudantes de fora da União Europeia) por crédito;
- Endereço: Calle Madrid, 126, 28903, Getafe (Madrid)
- Alunos importantes: Irene García González, engenheira de Tecnologias Industriais; Álvaro Sanz, engenheiro mecânico e vencedor do Grupo Antolín Design Challenge; David Pérez Sañudo, diretor e roteirista indicado a vários prêmios Goya; Jacobo Fe Gismera, roteirista espanhol radicado em Hollywood.
13º — Universidade CEU Cardenal Herrera
Com quase 50 anos de experiência, a Universidade CEU Cardenal Herrera é a primeira universidade não estatal da Comunidade Valenciana. Instituição de serviço público e gestão privada que desde a sua origem se caracterizou pelo pioneirismo (foram os primeiros a oferecer estudos universitários valencianos como farmácia, jornalismo ou medicina veterinária; e a oferecer diplomas duplos).
Como resultado de sua estratégia de desenvolvimento inovadora, já se tornou a universidade mais internacional em seu ambiente, com mais de um quarto dos alunos internacionais matriculados (26%) de mais de 70 países e com uma orientação clara para a preparação para um mundo global.
A sua filosofia baseia-se no aluno como centro da sua atividade, através da qual o prepara para enfrentar os desafios de descobrir, conhecer, compreender e ir mais longe. Tudo isso através de uma experiência de formação diferenciada que não só fica dentro da sala de aula, mas também transfere o aprendizado fora das aulas e tudo isso para que os alunos aprendam a pensar e a fazer.
Destaca-se no bloco da qualidade do corpo docente e da pesquisa. 61% do seu corpo docente possui doutorado e entre 28% e 34% dos professores atuam fora da academia.
- Tipo de universidade: Particular;
- Preço: Entre 66 e 176 euros por crédito;
- Endereço: Carrer Assegadors, 2, 46115, Alfara del Patriarca (Valência);
- Estudantes notáveis: María José Sáez e Joaquín Hernández, ambos jornalistas da Antena 3 Noticias; Nuria Roca, jornalista e apresentadora; Jorge Díez, Diretor de Design da Seat; Luis Rubiales, presidente da RFEF; Hugo Doménech, que foi Gerente de Marketing Sênior EMEA – Divisão teatral da Twentieth Century Fox; David Navarro, ex-diretor de criação da agência Ueno em Nova York; entre outros.
Para fazer um seguro de viagem internacional, compare os preços no site Seguros Promo e economize.
Melhores universidades da Espanha — 12º — Universidade Alfonso X El Sabio
A Universidade Alfonso X el Sabio é uma universidade com fortes convicções morais e comprometida com a independência, liberdade, princípios ambientais e, acima de tudo, com a inovação, o progresso e o desenvolvimento humano. Na décima segunda colocação entre as melhores universidades da Espanha, realiza investigações abertas em diferentes ramos do conhecimento, de caráter científico e de interesse social. Os alunos de suas faculdades têm a oportunidade de participar da que melhor se adapte aos seus interesses e necessidades.
Para esta instituição, a mobilidade do seu corpo docente dentro e fora dos países da União Europeia é essencial. Desta forma, eles são mantidos em constante renovação. Não surpreende que 75% do seu quadro de funcionários possua pós-graduação ou mestrado, que 58% tenham doutorado e 60% permaneçam em exercício profissional fora da academia. Destaca-se no bloco da qualidade do corpo docente e da pesquisa; e tem uma percentagem muito elevada de emprego no mundo do trabalho, que sobe para 91%.
- Tipo de universidade: Particular;
- Preço: Entre 150 e 366 euros por crédito;
- Endereço: Avenida Universidad, 1, 28691, Villanueva de la Cañada (Madrid);
- Alunos memoráveis: Carolina Marín, tricampeã mundial e medalha de ouro olímpica no badminton; Pier Carmine, pianista e compositor; Rafael Villamor-Lora, pesquisador do MIT; Alejandro de Miguel, atleta paraolímpico; Jorge Eduardo Londoño Ulloa, ex-Ministro da Justiça da Colômbia; Carlos A. Crespo; inspetor veterinário da NVWA – Food Safety & Public Health na Holanda; Sergio Rodenas, fisioterapeuta da Seleção Espanhola de Futebol; Juan Manuel Aragoneses, assessor do Ministro da Saúde; Iris Gómez Ramudo, diretora geral de pesquisa e inovação da Comissão Europeia; Agustina Piedrabuena Moraleda, assessora de gabinete da Secretaria de Estado das Telecomunicações e Infraestruturas Digitais; entre outros.
11º — Universidade de Almería
A Universidade de Almería (UAL) é uma instituição pública de ensino superior criada e concebida para exercer com eficácia e eficiência uma função de ensino e investigação de qualidade que contribui para o desenvolvimento económico e social do seu meio através da transferência de conhecimentos.
A UAL pretende ser definida por uma liderança transparente e participativa, focada na satisfação integral do aluno e no recrutamento de talentos, através da excelência na qualidade do ensino, da transferência de conhecimento para a sociedade e de um maior grau de reconhecimento internacional, especialmente no domínio agroalimentar e ambiental.
Tem como valores e princípios o respeito por todas as pessoas, pelas suas opiniões e competências, sem qualquer exclusão; a participação de todos os setores da comunidade na tomada de decisões; transparência e responsabilidade na gestão; a avaliação do mérito, capacidade e trabalho; e independência e autonomia. Além da sustentabilidade, outras linhas de ação fundamentais para esta instituição são a interação com a sociedade, a internacionalização e a inovação constante.
Destaca-se nos blocos de preços e acessibilidades, e na qualidade do corpo docente e investigação. E é isso, mais de 80% de seus professores têm doutorado. Também possui quatro artigos publicados na revista Nature.
- Tipo de universidade: Pública;
- Preço público: 12,62 euros por crédito;
- Endereço: Carretera de Sacramento, S / N, 04120, La Cañada de San Urbano (Almería).
Melhores universidades da Espanha — 10º — Universidade Europeia de Madrid
A Universidade Europeia procura proporcionar aos alunos uma educação integral, formar líderes e profissionais preparados, capazes de responder às necessidades de um mundo global, e que agreguem valor nos seus diferentes ramos para contribuir para o desenvolvimento da sociedade no seu definir. A excelência acadêmica é um dos seus pilares, razão pela qual baseiam o seu modelo educacional nos princípios do Espaço Europeu do Ensino Superior, que aposta na aprendizagem holística da pessoa.
Nesse modelo, o professor é uma referência e também um conselheiro que acompanha o aluno ao longo de sua vida universitária. O aluno, por sua vez, traça seu próprio caminho educacional desenvolvendo os conhecimentos, competências, habilidades e valores que a sociedade atual exige. O modelo dá ênfase especial à maturidade e autonomia do aluno, para que ele aprenda a se adaptar a um mundo cada vez mais complexo e em constante mudança.
Esta instituição possui um Núcleo de Atenção à Diversidade, que visa promover a inclusão de alunos com necessidades específicas, equipá-los de oportunidades, incentivar o seu desenvolvimento de competências e a sua plena participação na sociedade educativa e laboral. Destaca-se no bloco na vivência dos alunos. Suas aulas têm uma educação personalizada com relação professor / aluno de 1 a 15.
- Tipo de universidade: Particular;
- Preço: 160 euros por crédito;
- Endereço: Calle Tajo, S / N, 28670, Villaviciosa de Odón (Madrid);
- Estudantes reconhecidos: Ex-jogador de futebol, treinador e jornalista de futebol, Julen Guerrero; o jornalista, apresentador de televisão e escritor, Nieves Herrero; o jornalista, apresentador de televisão e escritor Iker Jiménez; o cineasta e roteirista Miguel Ángel Vivas; o escritor Francisco de Paula Fernández González; e o político Ricardo Costa Climent; entre outros.
9º — Universidade de Sevilha
Com vários séculos de experiência, a Universidade de Sevilha é uma instituição que presta um serviço público de ensino superior através do estudo, do ensino e da investigação, bem como da geração, desenvolvimento e difusão do conhecimento ao serviço da sociedade e da cidadania.
Possui também um plano estratégico que fundamenta uma instituição da cidade mais aberta, flexível, inovadora, inteligente e integrada, que aposta numa imagem renovada; e com o qual se pretende ser uma instituição de vanguarda à frente do sistema universitário público espanhol e que se destaca entre as mais reconhecidas e conceituadas da Europa.
Sua história e experiência a consolidaram como uma grande universidade geral, com uma importante e extensa oferta formativa de qualidade em graduação, pós-graduação e dupla graduação internacional. Hoje enfrenta novos desafios para se configurar como uma academia mais aberta, moderna e inteligente. Destaca-se no bloco da qualidade do corpo docente e da pesquisa. Nos últimos quatro anos publicou quatro investigações na revista Nature e outras quatro na revista Science, entre outros estudos de destaque.
- Tipo de universidade: Pública;
- Preço Público: 12,62 euros por crédito no curso.
- Endereço: Calle San Fernando, 4, 41004, Sevilha.
Melhores universidades da Espanha — 8º — Universidade de Salamanca
Se a Universidade de Salamanca tem algo, além de uma longa lista de ex-alunos famosos, é história. Seus primórdios remontam a 1218, quando Alfonso IX fundou os Salamanticae scholas para oferecer estudos superiores em seu reino. Para o primeiro estudo teve um professor de direito, outro de decretos, dois lógicos, dois gramáticos, dois físicos ou de medicina, um órgão, um boticário, um bibliotecário e dois conservadores.
Assim, a Universidade de Salamanca tornou-se, juntamente com Paris, Oxford e Bolonha, uma das primeiras universidades europeias e hoje é a única espanhola que manteve a sua atividade ao longo dos séculos.
Atualmente possui um plano estratégico que visa orientar os esforços para a formação da sociedade do futuro, respondendo às suas necessidades de ensino superior, criação e transferência de conhecimento. Tudo isso levando em consideração as mudanças tecnológicas, sociais e regulatórias. Destaca-se na experiência dos alunos e na qualidade do seu corpo docente. Mais de 80% do corpo docente possui doutorado.
- Tipo de universidade: Pública;
- Preço Público: Entre 12,94 e 22,93 euros por crédito.
- Endereço: Patio de Escuelas, 1, 37008, Salamanca;
- Alunos importantes: Ana Pastor Julián, política e segunda vice-presidente do Congresso dos Deputados; Susana Marcos Celestino, pesquisadora do CSIC; Manuel Mirat Santiago, CEO do grupo PRISA; Beatriz Domínguez-Gil, presidente da Organização Nacional de Transplantes; Marieta Jiménez Urgal, presidente e CEO da Merck na Espanha; Marcelino Oreja, ex-Ministro das Relações Exteriores; Paz Battaner, membro da RAE; José Mª Gil-Robles e Gil-Delgado, ex-presidente do Parlamento Europeu; Araceli Mangas Martín, professora especializada em Direito Internacional e Euro; Manuel Ventero, diretor geral da RTVE Symphony Orchestra e coro.
7º — Pontifícia Universidade de Comillas
A Universidad Pontificia de Comillas tem mais de 100 anos de história, através dos quais passou da formação das minorias a uma missão social mais universal. Entre seus objetivos está o cultivo e a transmissão do conhecimento científico por meio do cultivo crescente e compartilhado da pesquisa em todas as especialidades oferecidas, como base e progresso do conhecimento. Além disso, as carreiras estão em constante adaptação e evolução. Não apenas no aspecto científico, mas a partir de uma abordagem sistemática da realidade em toda a sua complexidade.
Nesta instituição não se educa apenas nas salas de aula. Fora deles, também se transmite o espírito universitário que favorece a formação integral de seus alunos, por meio de valores como vontade, sensibilidade humana, ética e estética; formação em capacidade de reflexão e responsabilidade.
A Pontifícia Universidade Comillas também tem como base de sua formação a busca interdisciplinar da verdade, a assimilação dos valores fundamentais e um profundo conhecimento da realidade social. Destaca-se nos blocos de preparação para a vida profissional e o percentual de inserção laboral de seus alunos é de aproximadamente 95%.
- Tipo de universidade: Particular;
- Preço: 200 euros por crédito;
- Endereço: Calle Alberto Aguilera, 23, 28015, Madrid;
- Estudantes notáveis: Seis dos 35 CEOs do Ibex35 são desta instituição. José Ignacio Sánchez Galán, da Iberdrola; Fernando Abril Martorell da Indra; Ismael Clemente de Merlin; Gonzalo Gortazar do Caixabank; José Bogas da Endesa; e Bernardo Velazquez da Acerinox.
Melhores universidades da Espanha — 6º — Universidad San Pablo-CEU
A Universidad CEU San Pablo é uma pioneira católica no desenvolvimento de projetos educacionais inovadores assentados nos pilares e valores do humanismo cristão para transmitir um critério de pensamento e ação que busca melhorar a sociedade. É definida como uma universidade global, inovadora e empreendedora que procura transmitir na sua comunidade universitária para que, por sua vez, as transmita ao resto da sociedade.
Esta instituição está comprometida com um modelo acadêmico voltado para a excelência e a formação integral de seus alunos. A partir da formação prática e com os melhores recursos e docentes, os seus licenciados obtêm a melhor preparação a nível nacional e internacional e têm, desde o início, contacto directo com o mundo do trabalho. Destaca-se nos blocos de preparação para a vivência profissional, e na qualidade do corpo docente e de pesquisa. O percentual de alunos que se formam para trabalhar em empresas é de 90%.
- Tipo de universidade: Particular;
- Preço: Entre 66 e 269 euros por crédito;
- Endereço: Calle Isaac Peral, 58, 28040, Madrid;
- Alunos importantes: Para dar alguns exemplos, na política destacam-se Alberto Ruiz Gallardón, ex-Ministro da Justiça e ex-Prefeito de Madri, ou Màxim Huerta, ex-Ministro da Cultura. Na cultura e no esporte com personalidades como Elsa Pataky, atriz, ou Beatriz García, motorista do Dakar. Na comunicação e no jornalismo destacam-se Ana Pastor e Matías Prats. No mundo dos negócios, diversos cargos de chefia como Alberto Rodríguez Toquero do Grupo Mahou-San Miguel; Cristina Bondolows, chefe global de Marketing da KPMG; e José María Álvarez-Pallete, da Telefónica.
5º — Universidade Nebrija
A filosofia da Universidade de Nebrija é aprender fazendo, que é uma experiência vital na transformação do aluno em direção ao conhecimento global, para liderar e liderar as mudanças nas quais está imerso. Tem um forte compromisso com as empresas para o desenvolvimento da formação em competências profissionais, o que garante práticas de qualidade aos alunos, para que estes possam juntar-se à sua ambição de crescer vital e intelectualmente durante a sua fase universitária. Seus alunos sabem articular plenamente seus conhecimentos e capacidades com a sociedade nacional e internacional na qual irão desenvolver suas competências profissionais.
Os seus pilares principais são a empregabilidade e a orientação para as diversas profissões; excelência acadêmica, que é alcançada por meio do ensino personalizado; internacionalização pelo bilinguismo e inclusão de estudantes internacionais; e inovação pedagógica.
E os seus valores baseiam-se no ensino e investigação de qualidade para a criação de conhecimento, com formação integral nas capacidades, competências e aptidões de todos os seus alunos. Esses são princípios fundamentais para alcançar o desenvolvimento do talento individual e as melhores oportunidades de integração profissional.
Destaca-se nos blocos de vivência dos alunos e na qualidade de seu corpo docente e de sua pesquisa. Suas aulas de graduação são divididas igualmente entre as horas teóricas e práticas, e seus alunos têm uma taxa de colocação profissional de mais de 90%.
- Tipo de universidade: Privada;
- Preço: 172 euros por crédito;
- Endereço: Calle del Hostal, 28248, Hoyo de Manzanares, (Madrid);
- Estudantes notáveis: Javier Chicote, jornalista investigativo e professor universitário; Javier de Hoyos Martínez, jornalista, ator, youtuber e modelo espanhol; entre outros.
Conheça as cidades mais baratas para morar na Espanha.
4º — Universidade Autônoma de Madrid
Em seu meio século de vida, a Universidade Autônoma de Madrid se consolidou como uma instituição de prestígio. Considerada uma das melhores universidades da Espanha, a qualidade do ensino e da pesquisa a fez crescer como uma universidade pública de ponta. Seus principais valores acadêmicos e sociais se refletem em projetos de solidariedade, meio ambiente, saúde e cooperação, que orientam seu importante serviço à sociedade por meio de uma vocação humanística.
Atualmente, ela está imersa em um plano estratégico de mudança que tem como missão atualizar seu ensino de acordo com os desafios que o mundo em que vivemos apresenta. Para isso, desenvolve um modelo de educação multidisciplinar voltado para a busca de soluções para problemas relacionados ao meio ambiente, por meio da promoção de conhecimentos, valores, atitudes, habilidades e padrões de comportamento comprometidos com o desenvolvimento sustentável.
Destaca-se nos blocos de vivência dos alunos e na qualidade de seu corpo docente e de pesquisa. Em 2019, um total de 3.621 de seus estudos foram citados e publicados em revistas internacionais de prestígio. Atualmente, possui mais de 600 investigações em andamento.
- Tipo de universidade: Pública;
- Preço Público: Entre 21,39 e 26,14 euros por crédito;
- Endereço: Ciudad Universitaria de Cantoblanco, 28049, Madrid;
- Estudantes notáveis: Rei Felipe VI; Ángel Gabilondo, ex-Ministro da Educação, reitor desta universidade e atual dirigente do Partido Socialista de Madrid; Pedro Luis Alonso Fernández, diretor do Programa Mundial da OMS para a Malária e Prêmio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional; Irene Montero, Ministra da Igualdade; Ione Belarra, Ministra dos Direitos Sociais e Agenda 2030; Cristobal Montoro, ex-Ministro das Finanças; Carlos Lesmes, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Geral do Poder Judiciário; Darío Villanueva Prieto, ex-diretor da RAE; entre outros.
Leia também: Será que você está pronto para viver no exterior?
Melhores universidades da Espanha — 3º — Universidade de Santiago de Compostela
A Universidade de Santiago de Compostela é uma instituição pública de ensino superior e pesquisa com mais de 500 anos de história. Esta instituição é reconhecida pelo seu prestígio acadêmico e excelência na investigação, bem como por estar ao serviço do desenvolvimento econômico, social e cultural da sociedade galega.
A sua missão é continuar a ter uma oferta educacional atrativa, capaz de atrair os melhores alunos para estudar na Espanha. Além disso, de sustentar uma atividade de investigação inovadora, de excelência e ligada às exigências do nosso meio para se projetar como uma universidade de referência internacional.
Seus valores fundamentais são liberdade, igualdade, justiça, pluralismo, sustentabilidade e compromisso ético; e torná-la uma instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável, a transparência e a responsabilidade social. Bem como uma forte defesa da igualdade entre mulheres e homens.
Para além das aulas destinadas aos seus alunos, esta instituição desenvolve atividades dirigidas ao resto dos membros da sua comunidade (professores, investigadores, pessoal administrativo) e à sociedade em geral para promover a sua formação integral, promover a cultura galega e divulgar o trabalho de investigação.
Possui também uma política de internacionalização que visa posicionar-se como um agente de importância vital a nível global. Destaca-se pela qualidade de seu corpo docente e pela pesquisa. Três de seus estudos foram publicados na revista Nature, outros dois na Science e mais de mil no Q1 (JCR quartil 1).
- Tipo de universidade: Pública;
- Preço Público: Entre 9,85 e 13,93 euros por crédito;
- Endereço: Colégio de San Xerome, Plaza do Obradoiro, S / N, 15782, Santiago de Compostela.
2º — Universidade Complutense de Madrid
Conhecida durante muito tempo como “la Docta”, a Universidade Complutense de Madrid foi —desde o final do século XIX ao início do XX – a única instituição espanhola autorizada a conceder o título de doutor. A sua história a precede e, até hoje, é considerada uma das mais prestigiadas e importantes do país europeu para estudar na Europa.
Entre suas virtudes acadêmicas, conta com um Vice-Reitor da Qualidade, que oferece a toda a sua comunidade universitária informações e programas que permitem o estabelecimento de um sistema de garantias e confiança nas atividades de ensino, pesquisa e gestão desenvolvidas. Para isso, desenvolve programas de avaliação da qualidade, certificação e credenciamento de centros, e conferências e congressos sobre qualidade em instituições de Ensino Superior.
Destaca-se na experiência dos alunos pela qualidade de seu ensino e pesquisa. Mais de 70% de seus professores possuem doutorado e atualmente possui mais de 850 investigações em andamento.
- Tipo de universidade: Pública;
- Preço Público: Entre 21,39 e 136,44 euros por crédito;
- Endereço: Avenida de Séneca, 2, 28040 Ciudad Universitaria, Madrid;
- Estudantes notáveis: Mariano Barbacid, bioquímico; Severo Ochoa, médico e cientista; Cristina García Rodero, fotógrafa membro da Agência Magnum; Margarita Salas Falgueras, bioquímica; Mario Vargas Llosa, escritor e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura; Alfredo Pérez Rubalcaba, ex-vice-presidente do governo e ex-líder do PSOE; Javier Solana, político e diplomata; Santiago Segura, ator e diretor de cinema; entre outros.
Veja também: Como morar no exterior sem dinheiro.
1º — Universidade de Navarra
Das melhores universidades da Espanha, o primeiro lugar da lista é ocupado pela Universidade de Navarra. A instituição de inspiração cristã, foi promovida por São Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei. Sua missão é contribuir para a formação acadêmica, cultural e pessoal de seus alunos. Promover a pesquisa científica e a atividade de saúde, oferecer oportunidades de desenvolvimento adequadas a seus professores e funcionários. Além de realizar um amplo trabalho de extensão cultural e promoção social, com uma clara finalidade de serviço.
E entre as suas principais funções estão as de transmitir ensinamentos científicos, promover a investigação, aconselhar individualmente o aluno, organizar ensinamentos de atualização e especialização para licenciados, realizar uma tarefa de divulgação cultural e extensão universitária, entre outras. Destaca-se nos blocos de vivência do aluno, preparação para a vida profissional e qualidade do corpo docente e de pesquisa.
Suas turmas têm proporção de um professor para cada oito alunos, 78% dos professores são doutores e 41% exercem a profissão fora da academia e 93% dos alunos saem com trabalho após o término da graduação. Além disso, em 2019, a Universidade de Navarra publicou 1.699 na Scopus e mais cinco artigos na Nature e na Science.
- Tipo de universidade: Particular;
- Preço: Entre 166 e 200 euros por crédito;
- Endereço: Campus Universitario, 31009, Pamplona;
- Alunos importantes: Isabel Sola, codiretora do Centro Nacional de Biotecnologia; Amaia Lujambio, professora associada do departamento de Ciências Oncológicas da Escola de Medicina Mount Sinai; Cristina Garmendia, ex-Ministra da Ciência e Inovação do Governo da Espanha; Fuencisla Clemares, CEO do Google Espanha e Portugal; Marta Martínez, presidente da IBM Espanha, Portugal, Grécia e Israel; Pedro Miguel Etxenike, físico; Miguel d´Ors, poeta; Sandra Ollo, diretora da Editora Acantilado; Iñaki Gabilondo, jornalista; entre outros.
Pesquisa mostra os melhores países para expatriados em 2021.
Metodologia e critérios de avaliação para definir as melhores universidades da Espanha em 2021
Os critérios de avaliação do ranking da Forbes das melhores universidades da Espanha foram analisados por um comitê internacional de especialistas em ensino superior, que avaliou o peso que cada um deles deve ter na pontuação final, tendo em conta as particularidades do sistema universitário espanhol.
Com a assessoria de profissionais, a revista elaborou um questionário e os valores não são estranhos aos critérios internacionalmente aceitos por avaliadores de centros de ensino superior, como o Shanghai Ranking (Academic Ranking of World Universities), o Times Higher Education World University Ranking (THE), o QS World University Ranking ou o da Associação Europeia de Universidades.
Dados de estudos nacionais como o Barômetro de Empregabilidade e Emprego Universitário, o Observatório de Empregabilidade e Emprego Universitário ou as Estatísticas e Indicadores do SIIU têm servido para avaliar as respostas obtidas. O questionário enviado para as universidades espanholas, públicas e privadas, tinha mais de 50 questões divididas em cinco blocos, que respondem aos diferentes aspectos da experiência universitária.
Cada bloco inclui diferentes valores que são pontuados de 0 a 3. Os critérios são altamente ponderados e muitos aspectos da qualidade das universidades são avaliados. Assim, por exemplo, a proporção professor / aluno de uma universidade que excede o máximo aceito no ensino fundamental é 0, enquanto aquelas que excedem em muito a média universitária na Espanha têm 3.
*Conheça também o nosso canal do Youtube e quais são as melhores universidades de Portugal:
2 Comentários
Que bom Vinicius!!! Ficamos felizes em ajudar. Um abraço! Amanda e Claudinho @vagaspelomundo no Instagram
Muito bom, estou buscando cursos de pós graduação, e o artigo me deu um norte. Obrigado!