Como fazer o currículo americano

Como fazer o curriculo americano
Foto: Reprodução Yoemigro

Se você quer concorrer a uma vaga nos Estados Unidos, confira como fazer seu currículo.

Se vocês está morando nos Estados Unidos ou planejando fazer o visto para morar lá, você precisará fazer seu currículo em inglês. O modelo americano de currículo mais utilizado se chama Resumè, ele tem um tamanho menor que o tradicional Curriculum Vitae. Ele deve ter entre uma e duas páginas. Não existe um layout específico como na Europa, mas você pode conferir algumas dicas para deixar seu currículo mais atrativo para os recrutadores.





Cover Letter

A Cover Letter é a sua Carta de Motivação para o cargo pretendido. Os americanos valorizam muito essa carta. Ela deve ser exclusiva para cada empresa. Descreva porque você gostaria de trabalhar na empresa e ocupar aquele cargo. Conte sua experiência profissional e mostre que você é apto para ocupar o posto de trabalho.

Saiba como escrever uma boa carta de motivação.

Cartas de recomendação

Antes de procurar emprego ou fazer o visto para morar nos Estados Unidos, peça cartas de recomendação para os seus melhores professores, gerentes, chefes e diretores das empresas para qual você trabalhou no seu país de origem. Peça a carta em papel timbrado, em inglês, com assinatura e contatos.

Modelo de Currículo Americano – Resumè

Confira um modelo de currículo norte-americano e as informações que precisam estar contidas nele:

1.Personal Information ou Personal Profile

No primeiro espaço insira as suas informações pessoais.

  • Full name (nome completo):
  • Address (endereço):
  • Phone (telefone):
  • Mobile (celular):
  • E-mail:

2. Objective

Nesse item coloque seus objetivos profissionais e qual o cargo pretendido.

Ex: “Marketing Manager”, “Business Analyst”. 

3. Educational background ou Qualifications Summary

Insira sua formação acadêmica e seus títulos, com nome do curso, instituição e ano de término. Não é necessário colocar ensino fundamental e médio, comece pelo ensino superior, MBAs, mestrado, etc.

4. Work experience

Informe sua experiência profissional, como o nome da empresa, cargo que ocupou e período. Os meses devem ser abreviados: Jan, Feb, Mar, etc.

5. Languages and Key Skills

Informe sua proficiência em línguas e suas habilidades.

6. Extracurricular activities ou Others

Nesse espaço coloque informações adicionais, como trabalhos voluntários, prêmios, publicações,  entre outras informações relevantes para o recrutador.

*Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

*Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

*Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista, brasileira e mora no exterior há 5 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 14 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

4 comentários em “Como fazer o currículo americano

  • 15 de março de 2019 em 12:02 am
    Permalink

    Sou motorista profissional cat E, fiquei sabendo que há uma defasagem muito grande de motoristas nos EUA, gostaria de saber como faço ou se é possível concorrer à uma dessas vagas.

  • 24 de março de 2018 em 2:48 pm
    Permalink

    a cover letter entra em qual parte do currículo?

  • 2 de outubro de 2017 em 6:44 am
    Permalink

    Olá Alessandra! Eu presto assessoria de desenvolvimento de Currículo. Você pode mandar um email para vagaspelomundo@gmail.com
    Abraço! Amanda Corrêa

  • 29 de setembro de 2017 em 8:15 am
    Permalink

    Existe algum profissional que faça um currículo? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *