Como fazer o currículo americano

currículo americano
Foto: SEEK.

Se você quer concorrer a uma vaga nos Estados Unidos, confira como fazer o currículo americano.

Se vocês está morando nos Estados Unidos ou planejando fazer o visto para morar lá, você precisará fazer seu currículo em inglês. O modelo americano de currículo mais utilizado se chama Resumè, ele tem um tamanho menor que o tradicional Curriculum Vitae. Ele deve ter entre uma e duas páginas. Porém, não existe um layout específico como na Europa, você deve fazer um currículo de acordo com a sua área de atuação. Confira a seguir algumas dicas para deixar seu currículo mais atrativo para os recrutadores.





O que é uma Cover Letter?

A Cover Letter é a sua Carta de Motivação para o cargo pretendido para trabalhar nos Estados Unidos. Os americanos valorizam muito essa carta. Ela deve ser exclusiva para cada empresa e para cada cargo que você almejar. Descreva porque você gostaria de trabalhar na empresa e ocupar aquela posição. Conte sua experiência profissional e mostre que você é apto para ocupar o posto de trabalho. A sua Cover Letter deve ter uma página e deve “vender” o que você tem de melhor, sempre com coerência para a descrição da vaga.

Saiba como escrever uma boa carta de motivação.

Cartas de recomendação

Antes de procurar emprego ou fazer o visto para morar nos Estados Unidos, peça cartas de recomendação para os seus melhores professores, gerentes, chefes e diretores das empresas para qual você trabalhou no seu país de origem. Peça a carta em papel timbrado, em inglês, com assinatura, contatos e data.

Além disso, você pode solicitar Recomendações pelo seu perfil no LinkedIn para pessoas que trabalharam com você ou que estudaram juntos na faculdade. O LinkedIn é uma ótima forma de manter sua rede de relacionamentos ativa. Mas lembre-se: sempre que alguém recomendar você, retribua, gentileza gera gentileza.

5 passos para ter um excelente currículo no LinkedIn.

Modelo de Currículo Americano – Resumè

Confira um modelo de currículo americano e as informações que precisam estar contidas nele para se candidatar às vagas nos Estados Unidos:

1.Personal Information ou Personal Profile

No primeiro espaço insira as suas informações pessoais.

  • Full name (nome completo):
  • Address (endereço):
  • Phone (telefone):
  • Mobile (celular):
  • E-mail: (e-mail pessoal e de preferência nome e sobrenome, não apelidos):
  • Website: (site de possuir, ou link do seu perfil do LinkedIn):

Se você já tiver um endereço e telefone dos Estados Unidos, melhor. Se ainda estiver no Brasil, deixe claro que está com uma mudança agendada para os Estados Unidos.

2. Objective

Nesse item coloque seus objetivos profissionais e qual o cargo pretendido.

Por exemplo: “Marketing Manager”, “Business Analyst”, “IT Consultant”, etc.

3. Educational background ou Qualifications Summary

Aqui, você deve inserir sua Formação Acadêmica e seus títulos, com nome do curso, instituição e ano de início e de término. Não é necessário colocar ensino fundamental e médio, comece pelo Ensino Superior, MBAs, Mestrado, etc.

4. Work experience

Informe aqui a sua Experiência Profissional, como o nome da empresa, cargo que ocupou, o período e uma breve descrição das atividades desenvolvidas. Os meses devem ser abreviados: Jan, Feb, Mar (sempre em inglês). Escolha os três últimos cargos que ocupou ou os cargos de maior destaque. Já no LinkedIn você pode colocar toda a sua trajetória e descrever com mais tempo (não há limite de páginas no LinkedIn).

5. Languages and Skills

Informe aqui a sua proficiência em línguas (nativo, fluente ou avançado) e quais suas habilidades (comunicativo, organizado, perfil de líder, trabalho em equipe ou mais específicos com a sua função).

6. Extracurricular activities ou “Courses”

Nesse espaço coloque informações adicionais, como trabalhos voluntários, prêmios, publicações, certificações, exames de proficiência em inglês, entre outras informações que sejam relevantes para o recrutador.

Atualização do perfil do LinkedIn: veja cinco alterações simples de fazer.

Conclusões do currículo americano

Lembre-se que um currículo americano, canadense, australiano ou para qualquer país do mundo, não pode conter erros de digitação e ortografia. Leia bem ou peça para alguém corrigir. Além disso, se coloque no lugar do recrutador: você escolheria o seu currículo/candidato para uma entrevista? Será que você vendeu bem o seu peixe? Mostre o que você tem de melhor. Você tem apenas 8 segundos para chamar a atenção do recrutador! Por isso, capriche!

Conheça também quais os 25 profissionais mais bem pagos nos Estados Unidos.

Caso você deseje uma assessoria para o desenvolvimento do seu currículo em inglês e perfil do LinkedIn, entre em contato conosco através do e-mail vagaspelomundo@gmail.com e peça um orçamento.

*Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

*Conheça também o nosso canal do Youtube e veja dicas para conseguir um emprego no exterior:

 



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

6 thoughts on “Como fazer o currículo americano

  • blank
    31 de dezembro de 2020 em 11:32 pm
    Permalink

    Olá, gostaria de saber se com essa pandemia, os Estados Unidos está recrutando pessoas para trabalhar, principalmente no estado da Flórida e caso sim, por gentilezame dê dicas de como posso conseguirvaga lá.

  • blank
    10 de dezembro de 2020 em 12:29 pm
    Permalink

    Olá,Alessandra gostaria de uma oportunidade de trabalho na área da saúde tenho experiencia como auxiliar tecnico de higienização hospitalar,fui concursado de um grupo hospitalar federal no RGS até 2018.Sou graduado em direito e aceito trabalhar em qualquer pais da Europa mas tenho preferencia pelos EUA.AGRADEÇO PELA AJUDA.

  • blank
    15 de março de 2019 em 12:02 am
    Permalink

    Sou motorista profissional cat E, fiquei sabendo que há uma defasagem muito grande de motoristas nos EUA, gostaria de saber como faço ou se é possível concorrer à uma dessas vagas.

  • blank
    24 de março de 2018 em 2:48 pm
    Permalink

    a cover letter entra em qual parte do currículo?

  • blank
    2 de outubro de 2017 em 6:44 am
    Permalink

    Olá Alessandra! Eu presto assessoria de desenvolvimento de Currículo. Você pode mandar um email para vagaspelomundo@gmail.com
    Abraço! Amanda Corrêa

  • blank
    29 de setembro de 2017 em 8:15 am
    Permalink

    Existe algum profissional que faça um currículo? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *