Dicas práticas para mulheres que querem empreender no digital

empreender no digital
Foto: Pixabay.

Confira 5 dicas práticas para mulheres que querem empreender no digital e começar a trabalhar na internet de maneira mais assertiva.

Não é novidade que a pandemia afetou mais as mulheres no mercado formal de trabalho. Com uma retomada lenta da economia mulheres estão em busca de outras oportunidades para se manter no mercado de trabalho. E hoje vamos lhe ajudar com 5 dicas práticas para mulheres que desejam empreender no digital.


Dicas práticas para mulheres que querem empreender no digital

De acordo com pesquisas recentes a taxa de desocupação das mulheres é de 17,1%, frente a 11,7% para os homens, segundo os dados mais recentes do segundo trimestre do ano da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa pesquisa aponta também que mulheres têm encontrado muitas dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho ou ainda se manter no emprego. Um mercado de trabalho ainda muito dominado por homens, preconceitos em relação a licença-maternidade, entre outros fatores têm feito muitas mulheres buscarem outras alternativas para se manterem independentes financeiramente.

O empreendedorismo digital tem atraído muitas profissionais que desejam ter mais liberdade, mais reconhecimento e ter mais tempo para a família.  Mulheres tem se apropriado desse novo mundo com criatividade, versatilidade, criando um ambiente de colaboração e autoliderança. 

Entre as principais vantagens que empreendedorismo digital pode oferecer são:

  1. A liberdade de tempo e a liberdade geográfica (trabalhar em qualquer lugar);
  2. Acompanhamento dos filhos nas atividades extra classe;
  3. Ter uma rotina mais flexível.

Muitas mulheres apostam no empreendedorismo digital por estar relacionado ao reconhecimento profissional através de seus próprios resultados. Mas ainda existem muitos desafios, que vão desde a falta de autoconfiança herdada por preconceitos sociais até hoje presentes em muitos ambientes corporativos.

Diante da crise, você se ajuda ou se sabota?

Veja 5 soluções para começar a empreender no digital

Mas agora vamos as dicas práticas para mulheres que querem empreender no digital:

1ª Invista em preparação e planejamento: negócios femininos tem a missão, a visão e valor de acordo com as características pessoais de cada mulher. As mulheres estão sempre dispostas a aprender e buscam por mais preparação antes de abrir as suas próprias empresas.

2ª Encontre o seu “porque” para empreender no digital: grandes empresas possuem grandes resultados porque conseguiram alinhar uma missão e uma visão de mercado para construir uma solução para mundo.

3ª Identifique e desenvolva o seu talento:  qual o segmento de atuação que você gosta de atuar e que você se identifica.

4ª Defina o seu nicho de mercado: reconhecer o seu nicho vai fazer você pensar em como se destacar nesse meio. Procure saber mais sobre a concorrência, os seus desafios e, será preciso fazer algumas adaptações.

5ª Tenha um plano de carreira para empreender no digital: um plano de carreira (ou plano de negócios) serve para detalhar cada passo que se pretende dar em relação ao seu negócio digital. Ter um plano traz previsibilidade, uma visão sistémica empreendedora. E você saberá os passos que pretende dar em cada período do ano (ou de acordo com o seu crescimento).

Veja como empreender em tempos de crise.

Tenha um bom planejamento e plano de negócios

Uma carreira de empreendedora digital traz múltiplas tarefas e pouco tempo disponível para empregar nesse projeto, principalmente se você ainda possui um emprego no mercado de trabalho formal. Por isso, ter um bom planejamento é importante para ser capaz de se organizar no seu trabalho, ter foco e otimizar as etapas.  

Um plano nunca é perfeito e fixo. Você deve ir atualizando-o de forma constante, avaliando erros, ouvindo opiniões de clientes e assim usá-las como aprendizado para as ações futuras. O segredo que separa as pessoas comuns dos empreendedores digitais é a capacidade de não desistir nas primeiras dificuldades e se apropriar das suas experiências para focar no que você faz de melhor.

Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz.

*Sou  Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, ajudar-te a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica  e com sucesso.

Aproveite para ler também: trabalhar no exterior: passo a passo para o seu planejamento em 2022.

*Veja também dicas para jornalista Amanda Corrêa para trabalhar home office de forma produtiva:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *