Férias escolares e home office: como evitar um problema familiar

férias escolares
Foto: Anna Tarazevich – Pexels.

Saiba como evitar problema familiar e tornar as férias escolares com os pais trabalhando mais tranquila.

Período de férias em muitos países e a maioria das famílias ainda convive com os efeitos do confinamento. Mas como fazer não tornar as férias escolares com pais trabalhando num problema familiar e sim num período de alegria e diversão.


Férias escolares e home office: como evitar um problema familiar

Nada de acordar cedo de despachar as crianças para escola, a rotina mudou e agora eles podem acordar mais tarde ter mais liberdade e horários flexíveis. As crianças adoram a férias com uma programação diversificada, vídeo games, jogos em família, atividades manuais, brincadeiras. Mas, para que tudo isso aconteça a atenção dos pais é indispensável.

Por outro lado, os pais trabalhando, tem que se desdobrar para conciliar as entregas do trabalho e suprir as necessidades das crianças. As vezes, é necessário um verdadeiro malabarismo para as férias escolares com pais trabalhando não se transformarem num problema familiar.

Algumas tarefas precisam ter prioridade, em geral são definidas por valores, princípios e objetivos. Se o tempo para a família é uma prioridade, pode-se reservar uma hora para fazerem atividades juntos.

Planejar uma programação em conjunto pode facilitar para dividir as responsabilidades por cada tarefa e estimular uma cooperação positiva durante os dias em que os pais precisarem trabalhar e as crianças podem ficar mais tranquilas por perceber que logo os pais estarão livres para dar atenção a eles.

Mães empreendedoras: como construir uma carreira depois da maternidade?

Aproveitar o tempo livre em família é muito importante

Aproveitar o tempo livre é muito importante, mas pode ser também um período de aprendizado para pais e crianças. Por isso separamos algumas dicas para te ajudar:

  1. Ter uma rotina mesmo de férias ajuda a organizar a casa para os períodos em que os pais precisam dedicar algumas horas do dia para o trabalho. De forma leve e divertida, crie jogos, brincadeiras e atividades para fazerem em conjunto. Cozinhar, arrumar a gavetas, uma sessão de filmes com pipoca, seja criativo conforme a idade das crianças e o jeito da rotina familiar.
  1. Para algumas famílias que o orçamento permita, algumas opções como os acampamentos, colônia de férias, uma viagem na casa de outros parentes podem ser uma boa distração. 
  1. Ter uma rede de apoio como os avós e padrinhos também podem ajudar neste período, passar algumas horas com os avós pode ajudar a descobrir histórias incríveis sobre a infância dos pais. E se as crianças são pequenas, uma ajuda é sempre bem-vinda.
  1. Se houver a possibilidade dos pais revezarem os horários de trabalho também ajuda muito. Os pais trabalharão mais sossegados e focados, sabendo que as crianças estão sendo assistidas e se divertindo diariamente.

O que não pode acontecer é as férias escolares virarem um problema familiar. Nenhuma criança gosta de perceber que está a atrapalhar os pais, pelo contrário, elas gostam de ajudar, de se sentirem acolhidas e amadas.

Saber como usar o seu tempo livre trabalhando e conciliar as férias das crianças e aproveitar para aprenderem coisas interessantes construtivas para a relação familiar.

Veja também: 4 dicas para evitar a distração e manter o foco no trabalho.

Como conciliar as férias escolares

Conciliar as férias escolares com pais trabalhando, pode não ser uma tarefa fácil, mas com paciência e amor  e uma rotina organizada e planejada em pode ser muito divertido. 

Afinal em breve eles voltaram do período de férias com muita história para contar para os novos amigos da escola e cheio de energia para um novo ano escolar.

Seja realista com a sua rotina e o estilo de vida da sua família, não se preocupe com a perfeição, cuide de fazer o que puder. O mais importante é apreciar o tempo que vocês tem juntos e viver muitas experiências. Boas férias!

Saiba o que fazer quando bater o desânimo com o trabalho.

*Sou  Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, ajudar-te a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica e com sucesso.

*Aproveite para conhecer também o Podcast Partiu Morar Fora (disponível no Spotify e em diversas plataformas):

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *