Descubra quais são as melhores agências de emprego e como achar vagas de trabalho no Brasil e no exterior.
Para quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, é possível fazer essa pesquisa através de agências de emprego. Essas empresas são especializadas em recrutamento de mão de obra, seja ela especializada ou não. Nesse artigo vamos te ajudar a entender como trabalham as agências de emprego, além de dicas de como se preparar para conseguir um bom emprego e fazer seu currículo.
O que são agências de recrutamento?
Uma agência de recrutamento ou agência de emprego, como também são conhecidas, recruta funcionários para empresas que buscam preencher determinados cargos. Elas ajudam as empresas a contratar para diferentes tipos de trabalho:
- Temporário (uma atribuição com data de início e término definidas);
- Temporário para contratação (uma atribuição que inicialmente é temporária, mas é usada para ajudar um empregador a determinar a adequação de longo prazo do trabalhador temporário à empresa):
- Contratação direta (uma posição permanente em que a agência de recrutamento atua como recrutadora).
Empregos em TI na Irlanda do Norte: FinTrU com 300 vagas no Reino Unido.
Como funciona uma empresa de recrutamento?
Quando uma empresa precisa de novos funcionários e opta por trabalhar com uma agência de recrutamento, o processo geralmente é o seguinte.
- O empregador entra em contato com a agência de recrutamento. Primeiro, a empresa entrará em contato com uma agência de recrutamento especializada em seu setor, especificando informações como as responsabilidades do trabalho, o número de trabalhadores necessários, o cronograma para contratar novos trabalhadores e o salário ou salário por hora.
- A agência cria a descrição do trabalho. A agência de recrutamento, em seguida, faz uma descrição do trabalho e anuncia para o seu negócio. Também pode entrar em contato com um candidato em potencial individualmente, se houver alguém adequado para o trabalho.
- A agência examina os candidatos. Assim que os candidatos começam a se inscrever para a vaga aberta, a agência de recrutamento analisa sua experiência e qualificações antes de agendar e realizar entrevistas. Em seguida, elas escolhem os mais qualificados para apresentar ao gerente de contratação da empresa.
- O empregador toma a decisão final. O gerente de contratação ou proprietário da empresa pode entrevistar os principais candidatos da agência de recrutamento antes de tomar uma decisão final de contratação.
- A agência cuida da documentação. A maioria das agências de recrutamento lida com toda a papelada associada a novas contratações, como contratos, impostos e outras tarefas de folha de pagamento.
9 melhores empregos no Canadá para estrangeiros sem experiência
Quais as melhores agências de emprego?
O principal objetivo das agências de recrutamento é ajudar suas empresas parceiras a encontrar o indivíduo perfeito para suas vagas em aberto. No entanto, elas também podem ajudar os candidatos a emprego enquanto procuram o emprego perfeito.
Elas permitem que você navegue pelas vagas, se candidate a vagas e use os recursos disponíveis em suas plataformas, tudo de forma gratuita. Portanto, aqui está uma lista das principais e maiores agências globais de recrutamento que você pode explorar para encontrar e conseguir o cargo dos seus sonhos mais rapidamente.
1. Randstad
Com sede em Diemen, Holanda, a Randstad é considerada a principal agência de recrutamento global. Eles têm mais de 4.800 escritórios em 60 países, empregando centenas de milhares de trabalhadores diariamente.
2. Adecco
A Adecco é outra agência multinacional líder de recrutamento com sede em Zurique, na Suíça, e possui mais de 500 filiais em todo o mundo. Eles contratam talentos em diversos campos, incluindo TI, engenharia, finanças e jurídico, para citar alguns.
3. Kelly Services
A Kelly Services é uma agência de recrutamento com sede nos Estados Unidos iniciada em 1946. Com mais de 70 anos de experiência no setor, eles evoluíram para uma empresa internacional que oferece soluções de força de trabalho e oportunidades de emprego em diversos setores, mas é especializada em TI, medicina, finanças e engenharia.
4. Manpower
A Manpower é uma agência de recrutamento global com 60 anos dedicada a fornecer os melhores talentos para suas empresas parceiras. Portanto, eles não apenas fornecem acesso a empregos em quase 50 categorias, mas também oferecem oportunidades de desenvolvimento de carreira.
5. Robert Half
A Rober Half tornou-se uma das maiores e principais agências globais de recrutamento desde a sua criação em 1948. Eles agora têm mais de 400 filiais em todo o mundo, empregando mais de 13.000 trabalhadores temporários e em período integral diariamente para atender às necessidades de seus clientes.
6. Insight Global
A Insight Global é uma empresa de recrutamento com sede em Atlanta, com mais de 50 escritórios nos EUA e no Canadá. Eles oferecem serviços de recrutamento nas áreas de TI, engenharia, finanças e contabilidade, e serviços governamentais para clientes que estão entre as 1000 maiores empresas da Fortune.
Emprego na Toyota: montadora com vagas no Brasil, Europa e EUA
Como procurar emprego ainda trabalhando?
Recrutadores e empresas geralmente preferem trabalhar com candidatos ainda empregados, pois é mais provável que eles tenham habilidades atualizadas. No entanto, candidatar-se a empregos enquanto estiver empregado pode significar um pesadelo logístico para você.
Como pode procurar um emprego com sucesso enquanto ainda está trabalhando? Aqui estão algumas dicas.
- Atualize seu perfil do LinkedIn;
- Cadastre-se em sites de agências de emprego;
- Agende entrevistas fora do horário de trabalho o máximo possível;
- Não se sabote durante a procura de emprego, confie no seu potencial;
- Elabore um novo currículo, enfatizando suas atualizações em sua área de atuação e atividades em seus empregos mais recentes.
Emprego na Bélgica: Vantagens, Oportunidades e Mercado em 2023
Como fazer um bom currículo?
Uma pesquisa feita pela Time Business afirma que recrutadores podem analisar um currículo em até 6 segundos no máximo. Então quais perguntas um bom currículo precisa responder para se tornar mais atrativo? Separamos alguns tópicos que vão te ajudar nessa missão.
- Inclua dados pessoais básicos como nome, endereço, número de telefone e e-mail. Não inclua sua idade ou uma fotografia, a menos que especificamente solicitado a fazê-lo.
- Ao escrever seu histórico profissional e detalhes de educação, coloque suas conquistas mais recentes primeiro.
- Mantenha seu currículo curto, mas ainda incluindo detalhes suficientes. Parece complicado, mas pode ser feito. Os currículos acadêmicos geralmente têm pelo menos 4 a 5 páginas, enquanto os currículos personalizados para o setor privado devem ter apenas 2.
- Você pode soar profissional sem usar jargão excessivo. Mantenha sua escrita clara, direta e focada. Lembre-se de que a pessoa que está olhando para o seu currículo pode não ser um especialista na sua área.
- Use palavras ‘fazendo’ em seu currículo, como ‘desenvolvido’ ou ‘organizado’ . Isso faz com que você pareça ativo e não que espera ordens para agir. Mas evite clichês.
- Não fale sobre sua vida social, a menos que suas atividades demonstrem uma habilidade importante, como liderança ou trabalho em equipe.
- Mais importante ainda, revise seu currículo. Não deve haver erros de ortografia, pontuação ou gramática: currículos não profissionais são rejeitados. Se você achar difícil editar seu próprio trabalho, peça a um amigo ou um profissional da área para ler e analisar seu currículo.
- Depois de terminar, mostre-o ao maior número de pessoas possível: seu supervisor/mentor, colegas, até mesmo sua família e amigos. Suas primeiras impressões irão ajudá-lo a melhorar seu currículo.
Como fazer um Currículo Perfeito: Vagas Internacionais e Informais [Guia]
Dicas para um currículo internacional
Como você pode elaborar seu currículo para parecer atraente para empregos em outros países? Pensando nisso, nós do Vagas Pelo Mundo preparamos algumas dicas que com certeza vão te ajudar.
- Seja franco e honesto sobre as habilidades linguísticas;
- Descubra como outros países escrevem seus currículos;
- Destaque suas qualificações para a área a qual está se candidatando;
- Tente usar uma linguagem mais internacional;
- Destaque sua experiência internacional (Se for o seu caso) e a vontade de trabalhar no país para o qual a empresa que se candidatou atua.
Dicas da diretora de Recursos Humanos do Google para criar um currículo matador
Vantagens de um currículo no LinkedIn
Das vantagens de manter o seu currículo atualizado no LinkedIn, é que a rede social profissional conta com mais de 600 milhões de usuários e é uma referência para gerentes de contratação e recrutadores em todos os campos.
É o site que aparece próximo ao topo de uma pesquisa do Google para muitas pessoas. Com um bom currículo, você pode criar um perfil detalhado, pedir recomendações e incluir amostras de trabalhos relevantes. O LinkedIn também possibilita que você escreva conteúdos relevantes para demonstrar todo seu conhecimento na sua área de atuação.
Vale lembrar que adicionar o seu currículo no LinkedIn lhe permite atrair recrutadores mais rapidamente. Porque eles já terão todas as informações necessárias sobre você, em seu perfil e se entrarem em contato com você significa que seu perfil se destacou e chamou a atenção dos recrutadores.
Também facilita o contato com profissionais de diferentes áreas, tornando mais fácil o seu network.
Como escrever uma experiência de trabalho no LinkedIn corretamente
Melhores agências de emprego: onde buscar emprego no exterior?
Buscar emprego no exterior tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por brasileiros. Seja para ganhar experiência internacional ou até mesmo mudar de carreira, e para te ajudar nessa procura por um emprego no exterior, relacionamos os principais lugares onde você pode fazer sua pesquisa por uma oportunidade no mercado de trabalho internacional.
- Linkedin;
- Indeed;
- Eurojobs;
- Glassdoor;
- Eures;
- Anywork Anywhere;
- International Careers & Jobs;
- Eurobrussels;
- USA Jobs.
Esses são só alguns dos sites com vagas mais famosos para se procurar emprego no exterior.
Saiba Como Conseguir Emprego no Exterior: Mercado, Profissões e Dicas para 2023
É possível conseguir um emprego na Europa?
Conseguir um emprego na Europa pode não ser um processo tão fácil, mas também não é algo impossível. Tudo irá depender da sua trajetória profissional e conhecimentos específicos adquiridos ao longo de sua carreira.
Ressaltamos que será necessária muita persistência para conquistar o tão sonhado emprego na Europa. Você deve ter em mente que irá mudar de continente, mudar para uma empresa de cultura e costumes diferentes dos que estava habituado(a).
Essa não deve ser uma decisão tomada por impulso, mas baseada em muita pesquisa e principalmente na certeza de que é essa a mudança que você quer para sua carreira profissional.
Em seu caminho para conseguir um emprego na Europa, seguir algumas dicas pode ajudar e tornar o processo mais facilitado. Separamos algumas dessas dicas para você e esperamos ajudar.
- Escolha qual país e qual cidade você deseja morar;
- Prepare o seu currículo no modelo europeu, o Europass;
- Escreva uma boa carta de apresentação ou motivação, como também é conhecida;
- Pesquise por vagas no país em que deseja morar.
O melhor de tudo é que é possível procurar por emprego na Europa ainda estando no Brasil. Para te ajudar fizemos uma seleção dos melhores sites para você fazer sua busca de emprego no continente europeu.
- Infojobs;
- Infoempleo;
- Jobs in Brussels;
- Jobs in Paris;
- Monster;
- Nato;
- Prospects;
- Reed.co.uk;
- Trabajando España;
- Undutchables;
Currículo Europass: Aprenda a fazer o seu, Vantagens e Dicas [Guia]
Como trabalhar no exterior?
Existem algumas formas de trabalhar no exterior, estamos falando de trabalhar legalmente, saindo do Brasil com toda documentação necessária para recomeçar em outro país. Por isso, fizemos um resumo com as principais formas de conquistar seu espaço e seu emprego fora do país.
- Trabalhar no exterior como imigrante qualificado;
- Trabalhar como freelancer ou de forma remota para empresas no exterior;
- Entrar em contato diretamente com empresas internacionais que contratam profissionais de outros países;
- Trabalhar fora por meio de uma agência de emprego no exterior;
- Trabalhar como expatriado para uma multinacional.
Trabalhar no exterior: passo a passo para mudança em 2023
Conclusões melhores agências de emprego
Conseguir um emprego no exterior pode ser uma tarefa bastante árdua, mas o que podemos dizer também é que não é impossível. Seu caminho será mais fácil se você tiver um perfil de profissional qualificado e principalmente for uma pessoa com facilidade para adaptação ao novo.
Cadastre-se nas melhores agências de emprego, prepare-se para fazer uma boa entrevista de emprego, esteja em dia com seu inglês e trabalhe muito o seu marketing pessoal. Esses fatores podem ser um diferencial para a conquista da sua carreira profissional internacional.
Viver e trabalhar no exterior: conheça os países com as semanas de trabalho mais curtas.
*Saiba como conseguir uma vaga no exterior, confira essas dicas e inscreva-se no nosso canal: