Confira 5 dicas para parar de procrastinar na carreira e colocar suas metas e planos em ação!
Nada pior para a sua vida e a sua carreira do que o hábito de procrastinar! “Amanhã eu faço isso. Depois eu vejo como vai ser aquilo”. Procrastinar na carreira é um atraso, porque o ato de adiar ações prioritárias podem causar muitas perdas na sua vida profissional.
Geralmente a procrastinação é um dilema interno entre: “O que eu preciso fazer X O que eu quero fazer”. O hábito da procrastinação ocorre quando a tarefa que protelamos não traz satisfação ou nenhum prazer imediato.
Para qualquer mudança que você queira fazer na sua carreira, precisa parar de procrastinar! Se você quer mudar de carreira, mas está a adiar a mudança por medo do fracasso? Evita tomar decisões que podem melhorar a sua carreira?
Mas até quando você está disposto a esperar para alavancar a sua carreira?
Um dos principais motivos que leva uma pessoa a procrastinar é a falta de um objetivo claro e um planejamento para cumprir as suas metas de carreira. Sem um planejamento qualquer caminho serve, e nenhuma ação vai fazer diferença no seu resultado. Por não saber exatamente o que quer, não precisa priorizar nada.
Imagina quantas conquistas profissionais você teria conseguido se tivesse colocado foco e priorizado ações?
O medo de fracassar, de fazer escolhas “erradas”, podem adiar as decisões fundamentais relacionadas com a carreira. Muitas pessoas podem adiar as decisões de carreira, culpando fatores externos pela frustração profissional (por exemplo: falta de tempo, de dinheiro, a crise econômica, incompetência de colegas, etc).
Este movimento muitas vezes inconsciente de autossabotagem, podem atrapalhar oportunidades de desenvolvimento de novas competências. Visto que os desafios servem para aprendizado e experiências.
Quando os nossos objetivos estão mal definidos, é comum termos dificuldade em persegui-los. Um objetivo bem definido é fundamental para sabermos para onde ir na nossa carreira. Para isso, podemos utilizar a técnica da meta SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporizáveis).
Ter um planejamento claro, com metas definidas é importante para evitar a procrastinação, saber gerir bem o tempo é saber definir as prioridades.
Conheça as estratégias usadas pelos recrutadores na entrevista de emprego remota.
5 estratégias para você parar de procrastinar na carreira
Veja a seguir 5 dicas para ajudar você a parar de adiar planos e não procrastinar na carreira:
1) Auto-observação
Procure perceber os padrões de motivações, pensamentos e tipo específico de atividades que protela para realizar, além que medir o impacto que isso causa. Mais estresse? Mais ansiedade? Contar com a ajuda de um profissional especialista pode contribuir neste processo.
2) Tenha um sistema de produtividade qualitativa
Um sistema de produtividade que respeita a sua rotina e com gestão de tempo e tarefas de acordo com sua realidade. Lembre-se, não vai dar conta de tudo! Então faça concessões, negocie e replaneje se precisar.
Como mudar de carreira durante a crise.
3) Aprenda a dizer não
A dificuldade em dizer “não” às exigências de outras pessoas é um dos motivos da nossa procrastinação. Se for esse o caso, pode não ser capaz de lidar com as reações dos outros. Avalie se você não tem medo de decepcionar os outros. Uma maneira de melhorar a sua capacidade de dizer não é associar cada pequena tarefa a uma meta maior de longo prazo. Dessa forma, saberá o motivo de rejeitar alguém sem se sentir culpado.
Veja as 8 novas habilidades para o emprego do futuro.
4) Celebre as pequenas conquistas
Sempre que você completa uma tarefa, estabeleça uma forma de recompensa. Pode ser um café, um passeio no parque ou uma espiada nas redes sociais. O importante é motivá-lo a agir e evitar a procrastinação.
5) Acompanhe e mantenha a rotina de rever os seus avanços
Durante esse tempo, será capaz de identificar claramente o que está funcionando e o que não está. Portanto, pode corrigir quaisquer defeitos existentes. Sempre verifique objetivos, tarefas e reavalie as prioridades. Certifique-se de não ser interrompido durante o processo de revisão.
Também pode te interessar: A importância da flexibilidade no trabalho como estratégia de negócio.
Conclusões procrastinar na carreira
No início, pode parecer difícil mudar alguns hábitos e formas de pensar. Decidir agir e sair da zona de conforto pode ser uma escolha difícil, portanto, obter ajuda externa é importante. Nesse sentido, o coach de carreira é um profissional que o conduzirá no processo de autoconhecimento, onde poderá compreender os seus próprios talentos e limitações, Seus objetivos de vida, alinhar as expectativas com a realidade e ter o direito de tomar decisões.
O coaching de carreira é um processo que ajuda a mudar os seus padrões mentais e promover o fim de ciclos que fazem perder tempo na sua carreira. Entre em contato que posso ajudá-lo a aproveitar ao máximo a sua carreira a qualquer momento.
Leia também: 15 atitudes que você deve evitar para não prejudicar sua carreira.
*Eu sou a Vanessa Ferreira, psicóloga e coach de Carreira. Possuo formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é ajudar você a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica em 2021.
Quer saber como? Entre em contato aqui pelo site ou pelas minhas redes sociais:
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify e conheça o livro “livro “Morar Fora: sentimentos de quem decidiu partir”“, de Cláudio Abdo (disponível em e-book e livro físico).