Vamos te ajudar a pensar sobre o que não foi feito, para se preparar para realizar as suas metas profissionais em 2022 e ser um ano melhor profissionalmente.
Está faltando praticamente 60 dias para acabar o ano de 2021 e é muito comum quando se aproxima essa época as pessoas lembrarem das metas profissionais, que fizeram lá no Réveillon. E você, conseguiu realizar as suas metas profissionais este ano? Então vamos te ajudar a entender o porquê. E talvez te ajudar a redefinir com mais clareza esse processo de transformar promessas num projeto realizável.
Você conseguiu realizar as suas metas profissionais este ano?
A primeira coisa que você precisa lembrar é que a sua carreira é sua responsabilidade e isso inclui uma avaliação constante de cada etapa da sua trajetória. O ano tem 12 meses essa avaliação não pode acontecer somente no final do ano.
É cultural esse hábito de fazermos esse tipo de reflexão somente essa época porque normalmente temos outras atividades que direcionam as nossas rotinas. É um período onde as empresas fazem os seus balanços anuais, fazem projeção de crescimento, algumas adotam férias coletivas e planejam os próximos passos.
Então você, enquanto responsável pela gestão da sua carreira também precisa fazer essa autoavaliação. É hora de identificar o que você conseguiu cumprir do seu plano anterior, se você fez promessas e não as transformou em metas realizáveis, cometeu o primeiro erro em relação a sua carreira em 2021.
Como saber se você escolheu a carreira certa?
Não planejar os próximos passos é desrespeitar o seu tempo e seus sonhos nunca serão uma prioridade para você
Estudos feitos pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos revelam que somente 8% das pessoas conseguem levar a adiante as suas promessas de final de ano, e esse ciclo se repete no próximo ano. Gerando frustração e aquela sensação de que um ano e passou e não fez nada diferente para sair dessa insatisfação.
Agora é hora de avaliação sua situação real, checar o que você conseguiu cumprir e o que não conseguiu, e com esse cenário traçar novas resoluções. Você não vai querer chegar em novembro de 2022 com o sentimento de desânimo de quem não cumpriu novamente suas promessas consigo mesmo, não é verdade?
Só assim você vai entender o porque não conseguiu realizar as suas metas profissionais este ano.
O próximo passo é fazer essa avaliação o mais realista possível, desde uma meta que você não bateu, a promoção que não veio, os impactos negativos da pandemia no seu negócio e na sua carreira. Quanto mais específico for, melhor será o retrato de onde precisará atuar e direcionar os seus esforços.
Feito isso é hora de pensar quais as mudanças você precisa fazer para não cometer o mesmo erro. Começando pela sua organização pessoal e profissional, você precisa colocar no papel tudo que precisa ajustar e definir o que é prioridade, com prazos definidos.
Conheça as cidades americanas com empregos mais bem remunerados.
Tenha um bom planejamento
Por que devo definir prazos? Porque o próximo ano vai passar igual e esse, se você não tiver um cronograma com datas e metas para realizar vai fazer as mesmas promessas ano que vem.
Uma das maiores características das pessoas que não cumprem as suas próprias promessas no final do ano é a falta de planejamento. Ter um bom planejamento evita que você desperdice tempo com atividades que não vão te levar para o seu objetivo. De que adianta fazer mil coisas e não se aproximar do seu objetivo e do seu sonho.
Aprenda como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira em 5 passos.
Meta S.M.A.R.T.
Um bom planejamento traz confiança a cada etapa concluída, te motiva a continuar e direciona as suas estratégias. Vamos te ajudar com uma metodologia bem fácil de você aplicar, a Meta S.M.A.R.T. essa sigla em inglês quer dizer: Specifc (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível) Relevant (Realista), Timely (Em tempo):
- Específico: Tenha um objetivo bem definido, ou seja, é preciso definir exatamente onde você quer chegar.
- Mensurável: Como você vai fazer para medir os seus resultados? Defina a sua métrica para acompanhamento.
- Realizável: A sua meta precisa estar alinha com o cenário atual, com as oportunidades que o mercado oferece, onde você possa aplicar a sua entrega e perceber que o seu objetivo traçado é realista e pode ser atingido.
- Em tempo: Não pode falta um cronograma com datas para cumprimento dos objetivos. Que seja claro, realista e aplicável.
É claro, que não temos a intenção de ser um plano perfeito, mas um plano serve de bússola para você focar no que precisa e controlar o que te cabe. Ou seja, suas atitudes e comprometimento com a sua carreira, olhar para você identifique o que quer de verdade e faça tudo que estiver ao seu alcance.
Temos muitos desafios mundiais, muitas situações complicadas para resolver no coletivo, mas existem ações que só dependem de você. Pensar, sentir e agir vão fazer a diferença para o seu próximo ano.
Conclusões para realizar as suas metas profissionais
O Ano Novo pode trazer uma nova perspetiva e mudar a forma como lidamos com as promessas de Réveillon. A preparação e o planejamento são mais do que necessário para a sua carreira ser sustentável em tempos de mudanças e transformações.
O processo de coaching de carreira é uma excelente estratégia para quem precisa elaborar um plano de carreira estratégico para transformar promessas em metas realizáveis e se destacar no mercado de trabalho. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, ajudar-te a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica e com sucesso.
Leia também: Mentalidade empreendedora: saiba como desenvolver uma e se destacar.