Como saber se você escolheu a carreira certa?

escolheu a carreira certa
Foto: Designecologist – Pexels.

Você está na dúvida se escolheu a carreira certa? Veja essas dicas para fazer uma autoavaliação e quem sabe, ajustar a sua rota.

Num mundo de muitas possibilidades profissionais, ficar preso numa carreira que não combina com você, pode trazer muitas frustrações. Acredite, muitos profissionais se questionam sobre isso, você não é o único, principalmente se estão diante de um período de muita insatisfação ou de falta de perspetivas. Mas será que existe uma fórmula que indique como saber se você escolheu a carreira certa? 


Como saber se você escolheu a carreira certa?

O mercado de trabalho é sempre desafiador e competitivo, a pressão por resultados, a necessidade de adaptação a novos cenários econômicos fazem com que estejamos sempre atentos para uma sobrevivência profissional.

Neste sentindo é natural surgir inseguranças e medo. Chegamos a fazer questionamentos do tipo: “Será que fiz a escolha certa?”, “Porque não me sinto realizado com o que faço?”.

Caso tenha trabalhado por alguns anos na mesma empresa, essa sensação pode ser maior ainda. Pensamos se não perdemos tempo demais sem conhecer outras possibilidades profissionais pelo mundo.

A boa notícia é que para você saber se escolheu a carreira certa, não existe regra definida. Então acalme o seu coração, pois isso não é exclusividade sua, muitas pessoas estão vivendo o mesmo dilema que você. 

Conheça os trabalhos remotos que mais estão contratando em 2021.

Aqui você também pode encontrar uma visão geral dos empregos de TI com maior demanda: IT Jobs (Empregos em TI).

Siga esses pontos e faça uma autoavaliação

Agora que você está se questionando, vamos trazer alguns pontos importantes de como saber se você escolheu a carreira certa, e se descobrir que não foi a melhor escolha, pode ajustar a rota na sua carreira e agir em direção a uma nova escolha.

1ª Faça uma autoavaliação do quanto esse trabalho é significativo para você

Atualmente muitos profissionais apresentam algum esgotamento físico ou mental. E para a maioria deles essa fadiga deve-se principalmente a falta de sentido que não encontram naquilo que fazem.

Como encarar o desafio de construir uma nova profissão.

2ª Mudanças de carreira acontecem e são necessárias

Pode ser que você se sinta inseguro, com medo de fazer escolhas, a verdade é que todo mundo quer fazer a “escolha certa” e, isso não existe. O que existe é “escolhas cuidadas”, aquelas que você mapeia os riscos e que a escolhe. Elas não são definitivas, todos os dias você precisará escolher, então encontre algo que combine com o estilo de vida que você quer ter.

3ª Não se limite pela idade

A idade não é um fator de risco para uma avaliação de escolha de carreira. A cada fase da nossa vida tempo infinitas possibilidades, na maioria das vezes os mais experientes já possuem uma boa bagagem profissional, essa bagagem  ajuda a encontrar um caminho mais adequado para você, independente da idade.

Confira dicas para te ajudar a trabalhar como freelancer.

4ª Identificar o que está errado é o primeiro passo

Se você já identificou uma insatisfação e que os seus problemas são recorrentes e você não consegue parar de reclamar desses motivos. Este é um alerta para você rever a sua escolha de carreira. Com este cenário de tantas incertezas, colocar a nossa carreira em a prova todos os dias quase virou uma rotina. 

Aprenda como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira em 5 passos.

Conclusões: você escolheu a carreira certa?

Para saber se você escolheu a carreira certa, é preciso um bom trabalho de autoconhecimento, identificar os seus interesses, suas habilidades e suas preferências. Este é o caminho mais seguro para assumir uma nova escolha de carreira. Afinal, se você tem a oportunidade de construir uma trajetória mais alinhado com você, não perca essa oportunidade.

Uma nova escolha profissional, exige autoavaliação e capacitação, muitas vezes desenvolvimento de novas habilidades completamente diferentes. Então se acredita que não fez uma boa escolha, é hora de encarar o desafio. Mas não precisa fazer isso sozinho.

O processo de coaching de carreira é uma excelente estratégia para quem precisa aprender a fazer escolhas cuidadas na carreira. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz. 

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.

*Veja dicas para encontrar uma profissão home office e aproveite para se inscrever no canal do Vagas Pelo Mundo:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *