Seja para aonde for, leve sempre consigo o respeito e a adaptabilidade

Coluna Pé na Estrada Vitor Luz
Foto: Pixabay

Quando estamos em nossa terra natal parece que essas duas palavrinhas são óbvias e inerentes ao nosso desenvolvimento, mas acreditem, elas ganham uma proporção muito maior quando decidimos morar fora. Seja qual for o motivo da sua viagem: turismo, intercâmbio, imigração ou qualquer outro, você precisa ter o respeito e a adaptabilidade carimbados na sua mente e coração.





Quem são os forasteiros?

Quando estamos longe de casa parece que tudo ganha uma proporção muito maior, a saudade, as ausências, a solidão, a fome, o frio, o calor e o aquecer do coração. Por não praticarmos o autoconhecimento ao longo da nossa trajetória existencial acabamos esperando que todo o mundo se adapte ao que penso, ao que sinto, ao que entendo e ao que acredito ser coerente e justo. Esse é um ledo engano, afinal de contas quem são os “forasteiros”?

Quando pensar em desistir, lembre do que te trouxe até aqui.

Respeito a nova cultura

O respeito nos permite acolher a cultura, a gastronomia, o idioma e as pessoas do jeitinho que eles são. Quem foi que disse que as pessoas precisam ser iguais a mim, pensar como penso, sentir como sinto e ser como sou?

Acredito que se o mundo fosse assim ele certamente seria bem chato. Quando acolho o lugar a qual estou isso me possibilita existir naquele lugae e contemplar a beleza singular ao meu redor. Não gostamos quando alguém vem a nossa casa e altera nossa rotina, tumultua nossos ambientes e não consegue entender que está ali de passagem.

Sim, passagem, todos nós estamos nesta existência e é por isso que devemos respeitar todos aqueles que cruzam nossos caminhos, isso é o mínimo que podemos fazer pelo privilégio de estarmos onde estamos.

Morar fora: a pior das cirurgias.

Apatação morando no exterior

Existem algumas coisas que as pessoas não nos contam quando decidimos morar fora e uma delas é a habilidade de nos adaptarmos as situações mais diferentes que podemos imaginar.

Os mais resistentes e inflexíveis vão me entender muito bem, quando chegamos em lugares os quais não conhecemos tendemos a tentar controlar as coisas e fazer com que tudo corra como desejo, é desta forma que poderemos nos sentir mais seguros, evitar imprevistos e quem sabe problemas futuros.

Mas, sinto informar que fora de casa não é assim que as coisas acontecem e por isso precisamos nos adaptar, desta forma nos estressaremos menos, ficaremos menos ansiosos, nos manteremos longe da depressão e outros transtornos.

O respeito e a adaptabilidade precisam andar juntos para que possamos viver uma experiência inesquecível aonde quer que desejamos ir. Respeito a tudo o que é diferente de mim e adaptabilidade a todas as coisas as quais me incomodam e me tiram da zona de conforto.

Quando ampliamos nossa consciência para isso podemos concluir que a vida pode ser muito mais leve, quando escolhemos facilitar os processos em vez de dificultá-los.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo no Whatsapp.

Leia também: Morar fora: desistir não está nos planos.

*Dicas para economizar e Cupons Vagas pelo Mundo:

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

livro morar fora claudio abdo

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *