Morar fora é uma eterna expansão da nossa zona de conforto e segurança. Crie oportunidades de amadurecimento, evolução e crescimento.
Sempre que escolhemos morar fora ficamos pensando sobre como será nossa segurança e conforto, dois pilares especiais, importantes e muitas vezes necessários. Se organizarmos e nos planejarmos direitinho é possível encontrar os dois, para que possamos fazer da experiência de viver no exterior algo saudável, duradouro e enriquecedor. Necessariamente não precisamos sair da nossa zona de conforto, mas se conseguirmos expandi-la, viveremos dias melhores.
Aprenda a expandir sua zona de conforto
Vamos começar primeiramente entendendo o que é a tão famosa Zona de Conforto. De modo científico, ela é tida como qualquer tipo de comportamento que consegue manter um nível baixo de ansiedade, ou seja, a conhecida sensação de segurança. Vivenciá-la não é ruim, mas manter-se nela por muito tempo pode atrofiar nossos talentos, criatividade, coragem e intrepidez.
Quando decidimos morar fora escolhemos deixar para trás tudo aquilo que em algum momento foi seguro para nós, tudo aquilo que aprendemos a dominar e que não nos causa mais estranhamento. Ao desembarcarmos em outro país nos vemos obrigados a conhecer novas pessoas, nos comportarmos de forma diferente, pensar de um jeito novo e existir de outra forma, circunstâncias essas que se não estivermos preparados, tenderemos a nos estressar e ficarmos ainda mais ansiosos.
Quando foi que você deixou de se desafiar?
É bom se sentir seguro
Certamente você já ouviu a expressão “saia da sua zona de conforto…”, “você precisa sair da sua zona de conforto…”, “você está muito confortável onde está, precisa se desafiar…”. A realidade é que ninguém se sente à vontade fora da zona de conforto, pelo simples motivo porque é bom nos sentirmos seguros, com a sensação que as coisas estão sob “controle”. Diante desta realidade devemos expandir nossa consciência e acolhermos a ideia de expansão, crescimento e alargamento daquilo que é importante para nós.
Morar fora nos coloca fora da nossa zona de conforto então é importante começarmos a expandir essa zona segura, ou seja, criar vínculos, encontrar lugares, ter uma rotina e viver uma vida a qual possamos encontrar prazer, segurança e paz. É possível criarmos uma realidade a qual possamos nos sentir bem e a partir daí começamos a viver o conforto que precisamos.
É válido sempre lembrar que o sentido da palavra necessariamente não está conectado a questões físicas ou materiais, mas também a questões emocionais e cognitivas. Aqueles que já experimentaram uma sensação de conforto com suas escolhas e diante de seus sentimentos entenderão bem esse sentido.
Será que vale a pena largar tudo e partir?
Morar fora te traz a possibilidade de amadurecimento, evolução e crescimento
Se você pensa em morar fora e se esse sonho não sai do seu coração é válido refletir sobre esse assunto. Por vezes pensamos que para morar fora precisamos deixar o conforto que achamos que temos e que a vida “lá fora” pode ser desafiadora, repleta de escassez e ausências.
Entenda que nossa realidade vai se transformando ao longo da jornada e que a depender das escolhas que fazemos, podemos viver uma vida com mais abundância e paz. O famoso perrengue chique existe sim, mas talvez você não tenha se dado conta dos perrengues que já viveu, talvez não tenham sido tão chiques, mas eram igualmente desafiadores.
A vida no exterior é um pouco diferente do que a vida que talvez você tenha levado, mas o que ambas as vidas tem em comum é a possibilidade de amadurecimento, evolução e crescimento. Quando nos concentramos em aproveitar o presente e construirmos um futuro dos nossos sonhos, deixamos para trás fantasias e ilusões, colocando os pés no chão e olhando sempre em frente.
Quando desejar expandir sua zona de conforto, lembre-se de considerar o que te faz feliz, o que te traz paz e o que te ilumina.
Leia também: Qual a estratégia por trás das suas escolhas?
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.