Aprenda a expandir sua zona de conforto

zona de conforto
Foto: Mystery Wallpaper.

Morar fora é uma eterna expansão da nossa zona de conforto e segurança. Crie oportunidades de amadurecimento, evolução e crescimento.

Sempre que escolhemos morar fora ficamos pensando sobre como será nossa segurança e conforto, dois pilares especiais, importantes e muitas vezes necessários. Se organizarmos e nos planejarmos direitinho é possível encontrar os dois, para que possamos fazer da experiência de viver no exterior algo saudável, duradouro e enriquecedor. Necessariamente não precisamos sair da nossa zona de conforto, mas se conseguirmos expandi-la, viveremos dias melhores. 


Aprenda a expandir sua zona de conforto

Vamos começar primeiramente entendendo o que é a tão famosa Zona de Conforto. De modo científico, ela é tida como qualquer tipo de comportamento que consegue manter um nível baixo de ansiedade, ou seja, a conhecida sensação de segurança. Vivenciá-la não é ruim, mas manter-se nela por muito tempo pode atrofiar nossos talentos, criatividade, coragem e intrepidez.

Quando decidimos morar fora escolhemos deixar para trás tudo aquilo que em algum momento foi seguro para nós, tudo aquilo que aprendemos a dominar e que não nos causa mais estranhamento. Ao desembarcarmos em outro país nos vemos obrigados a conhecer novas pessoas, nos comportarmos de forma diferente, pensar de um jeito novo e existir de outra forma, circunstâncias essas que se não estivermos preparados, tenderemos a nos estressar e ficarmos ainda mais ansiosos. 

Quando foi que você deixou de se desafiar?

É bom se sentir seguro

Certamente você já ouviu a expressão “saia da sua zona de conforto…”, “você precisa sair da sua zona de conforto…”, “você está muito confortável onde está, precisa se desafiar…”. A realidade é que ninguém se sente à vontade fora da zona de conforto, pelo simples motivo porque é bom nos sentirmos seguros, com a sensação que as coisas estão sob “controle”. Diante desta realidade devemos expandir nossa consciência e acolhermos a ideia de expansão, crescimento e alargamento daquilo que é importante para nós. 

Morar fora nos coloca fora da nossa zona de conforto então é importante começarmos a expandir essa zona segura, ou seja, criar vínculos, encontrar lugares, ter uma rotina e viver uma vida a qual possamos encontrar prazer, segurança e paz. É possível criarmos uma realidade a qual possamos nos sentir bem e a partir daí começamos a viver o conforto que precisamos.

É válido sempre lembrar que o sentido da palavra necessariamente não está conectado a questões físicas ou materiais, mas também a questões emocionais e cognitivas. Aqueles que já experimentaram uma sensação de conforto com suas escolhas e diante de seus sentimentos entenderão bem esse sentido. 

Será que vale a pena largar tudo e partir?

Morar fora te traz a possibilidade de amadurecimento, evolução e crescimento

Se você pensa em morar fora e se esse sonho não sai do seu coração é válido refletir sobre esse assunto. Por vezes pensamos que para morar fora precisamos deixar o conforto que achamos que temos e que a vida “lá fora” pode ser desafiadora, repleta de escassez e ausências.

Entenda que nossa realidade vai se transformando ao longo da jornada e que a depender das escolhas que fazemos, podemos viver uma vida com mais abundância e paz. O famoso perrengue chique existe sim, mas talvez você não tenha se dado conta dos perrengues que já viveu, talvez não tenham sido tão chiques, mas eram igualmente desafiadores. 

A vida no exterior é um pouco diferente do que a vida que talvez você tenha levado, mas o que ambas as vidas tem em comum é a possibilidade de amadurecimento, evolução e crescimento. Quando nos concentramos em aproveitar o presente e construirmos um futuro dos nossos sonhos, deixamos para trás fantasias e ilusões, colocando os pés no chão e olhando sempre em frente.

Quando desejar expandir sua zona de conforto, lembre-se de considerar o que te faz feliz, o que te traz paz e o que te ilumina. 

Leia também: Qual a estratégia por trás das suas escolhas?

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *