Emprego em Quebec: empresas agora podem contratar mais estrangeiros

emprego em Quebec
Foto: GetYourGuide.

Se você busca emprego em Quebec, saiba que a província agora pode ter até 20% de trabalhadores estrangeiros temporários nas empresas.

Uma boa notícia para quem pretende trabalhar no Canadá. Os locais de trabalho de Quebec agora podem ter até 20% de trabalhadores estrangeiros temporários na equipe. Uma medida anunciada anteriormente que permite que os empregadores de Quebec recrutem mais trabalhadores estrangeiros temporários entrou em vigor em 10 de janeiro de 2022.


Emprego em Quebec no Canadá

Os locais de trabalho de Quebec agora podem dar suporte a funcionários de até 20% de trabalhadores temporários, em vez de 10%. A informação, adiantada pelo portal CIC News (um importante site com informações relevantes para quem pretende morar no Canadá), diz ainda que a medida se aplica a negócios em setores específicos identificados pelo governo de Quebec. Veja abaixo quais são:

  • Comércio a Varejo excluindo Alimentos;
  • Serviços de Alojamento e Alimentação;
  • Fabricação de Alimentos, Bebidas e Tabaco;
  • Gestão de Empresas e Empreendimentos e Serviços Administrativos, de Apoio e Outros;
  • Assistência médica;
  • Florestal e madeireira;
  • Fabricação de Produtos Metálicos Fabricados;
  • Fabricação de Produtos Plásticos e de Borracha;
  • Fabricação de Produtos de Madeira.

Esta medida é a mais recente de uma série de iniciativas implementadas pela província para gerar mais emprego em Quebec e para fornecer maior flexibilidade para os empregadores locais contratarem sob o  Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário  (TFWP) do Canadá.

Não deixe de ler: como mudar do Brasil para o Canadá.

Mudanças anunciadas em 2021 e implementadas agora

Em 6 de dezembro de 2021, a província de Quebec anunciou que certas ocupações pouco qualificadas e não qualificadas (nível D) da Classificação Ocupacional Nacional (NOC) estavam agora isentas dos requisitos de publicidade e recrutamento do TFWP.

Em 31 de agosto de 2021, o governo anunciou que trabalhadores estrangeiros temporários que residam em Quebec e que tenham sido selecionados por Quebec como trabalhadores qualificados poderiam solicitar a Permissão de Trabalho Aberto de Ponte (BOWP) para trabalhar para o empregador de sua escolha enquanto seu pedido de visto permanente residência é processada pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC).

Prevê-se também a criação de um novo percurso no âmbito do Programa de Mobilidade Internacional (IMP), a denominar-se IMP+, que poderá levar à emissão de 7.000 autorizações de trabalho isentas de LMIA por ano a titulares de CSQ que se encontrem no estrangeiro. O IMP+ permitirá que esses indivíduos acelerem sua chegada ao Quebec para conseguir emprego e ajudar a suprir as necessidades de mão de obra em setores-chave.

Veja mais: principais empregos de TI no Canadá e como se candidatar.

Medidas para mitigar a falta de pessoas em trabalhos críticos

As mudanças anunciadas fazem parte de um projeto piloto que vai até 31 de dezembro de 2024 e visa aumentar o número de trabalhadores estrangeiros temporários em empresas de Quebec que enfrentam uma necessidade crítica de funcionários. A província de Quebec encerrou 2021 com a menor taxa de desemprego do Canadá com uma taxa de 4,6%. Nacionalmente, a taxa de desemprego foi de 5,9% em dezembro, próximo ao nível de pré-pandemia, segundo os últimos dados do Statistics Canada.

Não deixe de ler: como encontrar um emprego no Canadá na sua profissão.

Trabalhador estrangeiro temporário e emprego em Quebec

É de responsabilidade do empregador iniciar e concluir o processo inicial de imigração para o Canadá. Geralmente, uma oferta de emprego é o primeiro passo no processo de recrutamento. Com exceção de ocupações isentas de uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho, os empresários precisam de um LMIA e um Certificado de Aceitação de Quebec (CAQ) para o possível funcionário. O funcionário precisará solicitar uma autorização de trabalho do IRCC.

Para solicitar uma permissão de trabalho, o trabalhador geralmente precisará de documentos como uma carta de oferta de emprego, um contrato e uma cópia do LMIA. Um LMIA é um documento, fornecido pelo Employment and Social Development Canada, que permite que um estrangeiro seja contratado sob o TFWP.

Um LMIA positivo indica que nenhum trabalhador canadense ou residente permanente está disponível para o trabalho proposto. Ao chegar ao Canadá, o trabalhador estrangeiro precisará se apresentar ao escritório de serviços de fronteira para obter uma autorização de trabalho temporária e, em seguida, começar a trabalhar.

*Veja também como se planejar para morar no exterior:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *