Melhores cidades para morar na Alemanha

Cidades da Alemanha
Foto: Pixabay

Conheça as melhores cidades para morar na Alemanha. O país europeu já é a residência para mais de 113 mil cidadãos brasileiros de acordo com dados do Itamaraty de 2014.

Contudo, vamos falar mais sobre morar na Alemanha, as maiores e melhores cidades do país, dados demográficos e toda a informação necessária para quem pretende sair do Brasil e morar fora. Desse modo, confira tudo a seguir.





Melhores cidades para morar na Alemanha

Para facilitar a vida de quem pretende morar no país europeu, criamos uma lista com as melhores cidades para morar na Alemanha. Confira:

Berlim

Berlim é a capital do país e se você pretende morar no país europeu, obviamente não poderá desconsiderar a cidade da sua lista de possibilidades. Sendo assim, ela com certeza é uma das melhores cidades para morar na Alemanha

Com 3,5 milhões de habitantes, Berlim é a maior cidade da Alemanha e a sétima da União Europeia. Dessa maneira, sua região metropolitana conta com mais de 5 milhões de pessoas de 190 países diferentes.

Portanto, Berlim é cosmopolita, gigante e conta com uma multiculturalidade impressionante. Sendo assim, é considerada uma cidade global e um dos mais importantes centros culturais, midiáticos, políticos e científicos do mundo.

Contudo, com centenas de grandes empresas atuando na cidade, em Berlim você encontra oportunidades na área de TI, farmácia, engenharia, biotecnologia e energias renováveis.

Visto para procurar emprego na Alemanha: saiba como funciona.

Pontos positivos de morar em Berlim, uma das melhores cidades para morar na Alemanha

Dos pontos positivos de se morar em Berlim, pode-se afirmar que a cidade é muito segura, tem muitas coisas divertidas para fazer, é quente na primavera e conta com uma boa qualidade do ar.

Além disso, é muito espaçosa e não passa aquela sensação de lotado, muito fácil de fazer negócios, conta com oportunidades de educação de alta qualidade, grandes hospitais e as estradas são muito seguras.

Entretanto, caso seja do seu interesse, vale ressaltar que os cidadãos de Berlim prezam pela liberdade de expressão. Dessa maneira, para finalizar os pontos positivos, na cidade todo mundo fala inglês, é considerada muito segura para mulheres e muito familiar.

Pontos negativos de morar em Berlim

Em relação aos pontos negativos, morar em Berlim pode ser complicado porque faz muito frio no inverno, a cidade é bastante úmida, é muito difícil fazer amigos e muitas pessoas fumam.

Munique

Se você pensa em morar na Alemanha, conhecer mais sobre Munique é essencial. Sendo assim, a cidade no sul do país europeu tem 1,3 milhão de habitantes e é a terceira mais populosa da Alemanha, depois de Berlim e Hamburgo.

Todavia, em Munique está a sede mundial da BMW e de outras multinacionais. Além disso, Munique é um importante centro financeiro, político, logístico, cultural e econômico da Alemanha e da União Europeia.

Pontos positivos de morar em Munique, uma das melhores cidades para morar na Alemanha

Como pontos positivos, a cidade de Munique é muito segura e conta com diversas possibilidades de diversão. Contudo, inclusive é na cidade alemã que acontece, anualmente, a Oktoberfest.

Além disso, Munique conta com boa qualidade do ar, é considerada muito fácil e propensa para os negócios e conta com boas opções de educação de qualidade. Desse modo, praticamente todo mundo fala inglês e é considerada muito familiar.

Pontos negativos de morar em Munique

Dos pontos negativos a se ter em conta caso pretenda morar em Munique é que a cidade é cara. Além disso, faz muito frio no inverno, é bem difícil fazer amigos, os hospitais não considerado muito bons, e muitas pessoas fumam.

Saiba como fazer a residência médica na Alemanha.

Hamburgo – uma das melhores cidades para morar na Alemanha

Cidades da Alemanha
Foto: Pixabay. Hamburgo, Alemanha

Com 1,8 milhão de habitantes, Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha. Todavia, por ser considerada um pólo do varejo, da logística e industrial, em Hamburgo estão empresas como Airbus, Aurubis, Beiersdorf e Unilever.

Pontos positivos de morar em Hamburgo

Como pontos positivos de se morar em Hamburgo, podemos listar o fato de que a cidade é muito segura, tem diversas opções de lazer e diversão e é quente na primavera.

Sendo assim, Hamburgo também é considerada uma boa cidade para fazer negócios e encontrar uma educação de alta qualidade, além de ter grandes e bons hospitais, as estradas também são muito seguras.

Contudo, em relação ao inglês, as pessoas podem falar inglês básico, porém é considerada uma cidade familiar e muito segura para mulheres.

Pontos negativos de morar em Hamburgo

Os pontos negativos de se morar em Hamburgo é que a cidade é cara. Além disso, conta com um inverno bastante rigoroso, é bem difícil fazer amigos e as pessoas fumam muito.

Morar Fora: Aprenda a eleger suas prioridades.

Colônia

A quarta maior cidade da Alemanha, Colônia tem uma população de pouco mais de 1 milhão de habitantes. Sendo assim, situada no oeste do país, a cidade pode ser uma excelente opção para quem pretende morar na Alemanha.

Além disso, a sede da Lufthansa fica em Colônia, porém a empresa que gera mais empregos na cidade é a Ford Europe.

Pontos positivos de morar em Colônia

Colônia é uma cidade bastante segura e que conta com boas opções de lazer. Aliás, a cidade alemã é a que tem a maior densidade de pubs per capita do país, ou seja, boa cerveja e locais excelentes não faltam.

Sendo assim, com boas temperaturas na primavera e no verão, Colônia é uma boa cidade para fazer negócios e onde quase todo mundo fala inglês.

Pontos negativos de morar em Colônia

Contudo, como em quase todo o país, o inverno é bem rigoroso em Colônia e é muito difícil fazer amigos. Além disso, os hospitais não são considerados ótimos para o padrão alemão e muitas pessoas são fumantes.

Quais as maneiras de morar no exterior?

Frankfurt – uma das melhores cidades para morar na Alemanha

Com pouco mais de 700 mil habitantes, Frankfurt é o maior centro financeiro da Europa e o maior centro de transporte da Alemanha. Dessa maneira e para você ter uma ideia, a sede do Banco Central Europeu (BCE) fica em Frankfurt.

A cidade já ocupou a lista das 10 melhores cidades para se viver no mundo, todavia o custo de vida coloca Frankfurt no topo da lista das cidades mais caras para viver na Alemanha e entre as 10 mais caras do mundo.

A economia pujante da cidade de Frankfurt chama a atenção, especialmente porque é uma das poucas cidades da Alemanha onde você vê arranha-céus. Além disso, a Bolsa de Valores de Frankfurt é a quarta maior do mundo e está na cidade.

Pontos positivos de morar em Frankfurt

Empregos para profissionais altamente qualificados, principalmente da área financeira e de negócios são um ponto positivo relevante da cidade. Entretanto, é importante dizer também que Frankfurt é muito segura.

Pontos negativos de morar em Frankfurt

O principal é o alto custo de vida. Contudo, a dificuldade em fazer amigos e o frio rigoroso dos meses de inverno podem ser apontados como os pontos negativos para quem pretende morar em Frankfurt.

Maiores cidades da Alemanha

Se você pensa em morar na Alemanha, saiba que as maiores cidades do país são:

  1. Berlim: 3,5 milhões de habitantes
  2. Hamburgo: 1,8 milhão
  3. Munique: 1,3 milhão
  4. Colônia: 1 milhão
  5. Frankfurt: 700 mil habitantes

Quantos habitantes tem a Alemanha?

A Alemanha tem a maior população dos países da União Europeia. Além disso, são 82,8 milhões de habitantes e o país é o terceiro do mundo no número de imigrantes.

Impostos na Europa: veja o ranking dos países.

Profissionais estrangeiros são bem recebidos na Alemanha?

De maneira geral sim. Desse modo, para quem pretende morar na Alemanha para exercer sua profissão, o país europeu pode ter excelentes oportunidades de emprego.

Sendo assim, com dezenas de grandes industrias, muito provavelmente você já utilizou algum produto de marca alemã. No país estão a sede, por exemplo da:

  • Bayer,
  • BMW,
  • Bosch,
  • Deutsche Bank,
  • DHL,
  • Dr. Oetker,
  • Faber-Castell,
  • Melitta,
  • Mercedes-Benz,
  • Osram,
  • Porsche,
  • Recaro,
  • Siemens,
  • T-Systems,
  • ThyssenKrupp,
  • Volkswagen.

Portanto, sim os profissionais estrangeiros são muito bem recebidos na Alemanha, especialmente aqueles com alta qualificação e domínio de idiomas (pelo menos inglês). Se você pretende morar na Alemanha, saiba que estará fazendo um excelente escolha de país, mas você precisará ter a vontade de aprender alemão para se manter no país, fazer amigos e se inserir na cultura.

Emprego na Europa: descubra quanto ganham os profissionais na Alemanha.

livro morar fora claudio abdo

*Dicas para economizar e Cupons Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo. Dessa maneira, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Sendo assim, acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *