Migrar para Alemanha: país quer atrair estrangeiros qualificados

migrar para Alemanha
Foto: WallpaperBetter (Berlim, Alemanha).

Migrar para Alemanha vai ficar mais fácil para estrangeiros qualificados, pois o país precisa de mão de obra. Saiba mais!

A Alemanha está considerando tornar mais fácil que migrantes qualificados consigam um emprego no país europeu. As mudanças são para atrair novos estrangeiros com qualificação, pois o país precisa preencher um grande número de vagas. Atualmente, existem ao menos 1,7 milhão de vagas na Alemanha para serem preenchidas. Saiba mais!


Migrar para Alemanha: mudanças para trabalhadores estrangeiros

As novidades que visam facilitar a chegada e permanência de estrangeiros qualificados na Alemanha estão sendo consideradas, pois o país europeu precisa preencher o déficit de empregos na Alemanha. Estimativas mostram que a Alemanha precisa empregar mais de um milhão de pessoas, pois há 1,7 milhão de vagas, de acordo com o portal Schengen Visa Info.

A Info Migrants explica que a Alemanha já tentou simplificar o procedimento para trabalhadores estrangeiros que desejam encontrar emprego no país europeu. No entanto, agora, diferentes organizações e líderes do setor disseram ao governo que precisam de ainda mais trabalhadores estrangeiros.

Imigrar para a Alemanha: país quer simplificar regras para atrair mão de obra.

Sobram Empregos na Alemanha

O jornal alemão Handelsblatt revelou que existem atualmente 1,7 milhão de vagas de emprego na Alemanha. A maioria das oportunidades estão no setor de viagens aéreas, pois os aeroportos do país europeu têm lidado com o caos ultimamente.

A Info Migrants observa que o caos nos aeroportos da Alemanha exige que novos trabalhadores sejam contratados o mais rápido possível. No entanto, devido às leis atuais que a Alemanha possui, as dificuldades estão se mantendo.

Viajar pela Europa no Verão: atenção para as greves nas companhias aéreas.

Nesse sentido, no início do mês de julho, os ministros alemães disseram que planejam permitir que as empresas recrutem mais facilmente trabalhadores de outros países para mitigar a escassez de trabalhadores nos aeroportos da Alemanha.

A ministra alemã do Interior, Nancy Faeser, afirmou que o país usaria uma abordagem semelhante para lidar com a escassez de pessoal em outros setores também. Segundo Faeser, a escassez de mão de obra na Alemanha piorou muito devido à pandemia e, de todos os setores, o de hotelaria foi o mais afetado.

Emprego na Alemanha: vagas para quem fala português.

Migrar para Alemanha: Lei de Migração Precisa ser Atualizada

Levando em conta as questões atuais, a Ministra alemã disse que está trabalhando com o Ministro Federal do Trabalho para fazer mudanças que permitam trazer mais pessoas para morar e trabalhar na Alemanha. Ao mesmo tempo, o ministro destacou que as leis de imigração precisam ser modernizadas e disse que as autoridades precisam estar atentas a soluções equilibradas e de aceitação entre a população.

De acordo com o portal Schengen Visa Info, uma em cada quatro pessoas que vivem na Alemanha tem origem migrante. Uma pesquisa realizada pelo Departamento Federal de Estatísticas, Destatis, mostrou que, até o final de 2021, cerca de 22,3 milhões de pessoas que viviam na Alemanha eram estrangeiros. Esses números significam que cerca de 27% de toda a população adulta na Alemanha tem origem estrangeira.

Leia também: As 25 empresas da Alemanha mais atraentes para trabalhadores qualificados.

*Descubra quais as empresas com melhores salários na Alemanha e inscreva-se no canal:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *