Pare de perguntar as pessoas o que você precisa fazer

Indecisão
Foto: Sthe On The Road.

Utilize suas ferramentas internas e acredite mais no seu próprio potencial.

Os últimos meses estão sendo desafiadores quando o assunto é saúde mental e equilíbrio emocional. Os que gostam de fazer planos estão super ansiosos com o cenário incerto e os que vivem ao acaso buscam formas de se ajustar, mas se tem uma coisa que precisamos ter atenção é quanto perguntar as pessoas o que precisamos fazer. Mora fora exige autoconhecimento, autoresponsabilidade e acima de tudo, sabedoria. 


Por qual caminho seguir?

Ao longo da vida a depender das experiências que tivemos, aprendemos a tomar decisões logo cedo, coisas do tipo: que roupa escolher, qual caneta levar para escola, que esporte praticar e com quem desejamos nos relacionar.

Desse modo, esse exercício nos empodera para as decisões mais sérias em nossa vida como uma escolha de carreira, qual país imigrarmos ou onde estudarmos no exterior.

Na eminência de não assumirmos toda a responsabilidade pela vitória ou fracasso, desejamos de forma inconsciente e muitas vezes consciente, compartilhar com alguém, afinal de contas, se algo não der certo, foi alguém que te orientou desta forma, não é?

Qual habilidade você precisa adquirir para se adaptar?

Pare de perguntar as pessoas o que você precisa fazer

Pedir a opinião de alguém mais experiente, um familiar ou um amigo mais chegado não tem problema, o desafio consiste quando não conseguimos nos movimentar sem esse feedback externo.

Vale compreender que quem está de fora pode ter uma visão privilegiada sim, mas talvez eles nunca consigam compreender a importância de tão decisão é sua vida, afinal de contas, só quem vive sabe. 

Conheço várias pessoas que só conseguem decidir alguma coisa mediante a interferência/influência de outra pessoa e isso pode ser um problema a longo prazo. Sempre quando saímos de casa para ter uma experiência no exterior, durante um bom tempo só poderemos contar com a gente mesmo.

Portanto, caso essa relação de você com você mesmo não esteja tão fortalecida, talvez possamos passar por alguns momentos de confusão mental, insegurança existencial e busca o equilíbrio emocional é fundamental no momento em que estamos vivendo.

Dicas para melhorar seu autoconhecimento

Ciente desta cenário, hoje reservei algumas dicas para você poder melhorar o relacionamento com você mesmo:

  1. Escute seu coração, as vezes não nos damos ouvidos em virtude de ouvir quem nos conhece muito pouco.
  2. Quando ficar na dúvida do que fazer, se atenha aos fatos! Escreva em um papel o cenário ideal, um cenário favorável, um aceitável e aquela última opção. Isso te ajudará a ficar menos ansioso e a compreender o quanto podemos fazer mais. 
  3. Olhe pra você com mais carinho, respeito e confiança, isso o ajudará a não perder a esperança.
  4. Ninguém além de você mesmo sabe o que é melhor pra sua vida, não dê esse poder para os outros. 
  5. Por fim, acredite que você tem as ferramentas necessárias para avançar. 
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Leia também: Voltar ou não para casa, eis a questão.

Também pode te interessar o artigo: Decida viver a cultura do país em que está.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Você vai viajar? Aproveite o desconto de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Encontre uma passagem aérea por preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

2 thoughts on “Pare de perguntar as pessoas o que você precisa fazer

  • 8 de outubro de 2020 em 4:53 pm
    Permalink

    Oie Paulo, fico feliz que tenhas gostado do conteúdo! Obrigado!

  • 8 de outubro de 2020 em 4:17 pm
    Permalink

    Parabéns pelo conteúdo! Isso ajuda bastante aos que estão na busca por um futuro diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *