Pedir ajuda não é prova de fraqueza

Coluna Vitor Luz
Foto: Medium

Quando solicitamos apoio de alguém passamos a mensagem que o outro é tão importante para nós que o escolhemos para compartilhar a nossa jornada.

A depender das experiências que tenhamos tido na vida nós acabamos esquecendo que podemos pedir ajuda sempre que necessário. Alguns se acham tão bons no que fazem que acreditam que ninguém tem o potencial de os auxiliar, mas também existem aqueles que pelo medo da rejeição preferem sofrer calados.

Quando decidimos morar fora acabamos nos afastando de todo o nosso ciclo de apoio, nos transportando para uma zona desafiante e muitas vezes repleta de atividades as quais não estamos habituados. Quando solicitamos apoio de alguém passamos a mensagem que o outro é tão importante para nós que o escolhemos para compartilhar a nossa jornada.




// <![CDATA[
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
// ]]>

Pedir ajuda não é prova de fraqueza

Não é vergonhoso pedir ajuda, está tudo bem não dominarmos todas as habilidades existentes no mundo, não faz mal ter apenas algumas inteligências específicas e não precisamos nos obrigar a termos sempre uma resposta, existirão momentos que simplesmente a gente não saberá o que fazer.

Quando decidimos viver uma experiência no exterior estamos cientes que precisaremos desenvolver novas habilidades e sobre esse assunto nós já conversamos aqui, é diante do novo que constatamos que tudo o que achávamos que sabíamos é apenas uma gota diante da imensidão de conhecimentos. Essa sensação nos confronta e nos mostra o quanto o contato com o outro dá um novo significado a nossa vida.

Por vezes podemos viver em uma sociedade tão individualista que aprendemos a fazer tudo sozinhos e do nosso jeito, movimento esse que tem o seu valor, mas quando estamos distante de tudo que durante muitos anos fez sentido pra gente, precisamos entender o quanto temos o direito a possibilidade de pedir ajuda:

  • Por favor, você pode me ajudar com isso…
  • Desculpe, mas eu não entendo esse assunto, será que você pode me explicar…
  • Lamento, mas não estou conseguindo dar conta disso, você poderia fazer junto comigo…

Essas frases são tão simples de se ler, mas tão difíceis de serem faladas, não é? Eu posso imaginar, centenas de coisas passam em nossa mente:

  • Não quero incomodar…
  • O que o outro vai pensar de mim…
  • Sou tão burro que não sei fazer nada…
  • O outro não tem obrigação de fazer isso por mim… e por aí vai.

Se liberte da obrigação de ser bom em tudo.

Nossas emoções foram comprometidas

Muitos países já estão vivendo um cenário pós-pandemia e muitas vezes nossas emoções foram comprometidas, permitindo com que nossa ansiedade, estresse, medo e angústia se acentuassem. E a autoconfiança nunca foi tão necessária como neste momento da vida.

Quando internamente estamos frágeis tudo ao nosso redor tende a sair do lugar, quando isso acontece é o sinal que precisamos pedir ajuda para realinhar os pontos da nossa vida. O grande desafio se instala quando pensamos que conseguimos lidar com tudo isso sozinhos, sem o auxílio de profissionais que lidam com a saúde mental.

Deixar para depois e experimentar a procrastinação pode ser muito perigoso para o nosso equilíbrio existencial.

Pedir ajuda não é prova de fraqueza, é um atestado de inteligência. Quando reconheço que sozinho eu não consigo e reconheço no outro um potencial para iluminar o meu caminho e acalmar meu coração, por que não posso me dar esse direito de ser a minha melhor versão?

Preciso lembrar que só temos uma vida neste momento presente, privilégio esse que podemos viver da melhor forma, inclusive sem perder tempo, pense nisso!

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Leia também: Não há facilidades para realização dos nossos sonhos.

View this post on Instagram

A post shared by Psicólogo Online • Brasileiro (@psicologovitorluz) on May 19, 2020 at 4:47pm PDT

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.


// <![CDATA[
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
// ]]>

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *