Quando não puder mudar a sua realidade, altere sua perspectiva

Ajustes são sempre necessários e aqueles que forem flexíveis vencem o jogo. Altere sua perspectiva para lidar com os momentos difíceis.

Os dias estão tão desafiadores que as vezes esquecemos que pequenas mudanças podem gerar grandes impactos na nossa vida. Quando moramos fora conquistamos um crescimento interno muito rico, onde podemos desenvolver novas habilidades, desapegar de futilidades e passamos a compreender que quanto mais flexíveis formos, mais vantagens conquistaremos.

Ultimamente nossa realidade foi afetada pela pandemia que se alastrou pelo mundo e talvez você não consiga fazer muita coisa por você, mas chegou o momento de ver tudo isso com um novo olhar. Se as coisas estiverem ruins, foque na solução.


Altere sua perspectiva

Existe um filme muito interessante chamado Ponto de Vista (2008), do diretor Pete Travis, que narra uma história sobre um atentado que acontece em Salamanca, na Espanha. Na oportunidade o presidente americano é assinado e a parte boa começa, o filme começa a mostrar diferentes pontos de vista do mesmo atentado.

Não vou contar mais detalhes para não perder a graça, vale assistir! A reflexão que o filme deixa é sobre a importância de buscarmos olhar para as situações de uma forma alternativa, pois desta forma encontraremos soluções. Não adianta ficar sentado esperando que as coisas melhorem ou simplesmente torcer para que a vida seja generosa com a gente. 

Leia também: Voltar ou não para casa, eis a questão.

Estamos vivendo um grande desafio

Reconheço que a segunda onda do Covid-19 tem sido um verdadeiro desafio para o mundo, também estou passando por ela, mas existe algo que podemos fazer diante disso tudo, que é alterar a nossa perspectiva sobre os fatos que talvez estejam nos assustando.

O que eu posso fazer para empreender? Como posso fazer para me sentir mais seguro? O que me impede de me aperfeiçoar profissionalmente? Como posso proteger aqueles que amo? O que estou vendo de forma negativa que posso transformar em oportunidade? Esses são alguns questionamentos que pode expandir a nossa zona de conforto e nos levar para um lugar diferente do que estamos. 

Algumas realidades não podem ser mudadas, mas a perspectiva sobre ela pode! É uma questão de expandirmos a visão, flexibilizarmos e acolhermos novas alternativas para resolução de problemas.

Morar fora exige ajustamento criativo, uma habilidade necessária para não sucumbirmos. Por vezes estamos tão acostumados a fazer sempre as mesmas coisas, que quando somos desafiados a fazer diferente nos sentimos incomodados. Dessa forma, talvez esse seja o sinal que o nosso momento de fazer acontecer chegou! Capriche!

Veja dicas de como reprogramar a sua mudança de país para 2021.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *