Você já parou para se perguntar o que é melhor para você?

melhor para você
Foto: Calm Moment.

Morar fora é uma viagem repleta de aventuras, mas devemos refletir se é isso que desejamos. O que é melhor para você?

Sempre ouvimos alguém dizer que só nós podemos saber o que é melhor para a gente, essa expressão popular possui um fundo de verdade e precisamos refletir sobre ela, afinal de contas todos aqueles que estão à nossa volta não nos conhecem em nossa totalidade e muitas vezes só estão cientes da parte que contamos. Morar fora exige de todo imigrante sabedoria, clareza e acima de tudo, autoconhecimento.


Você já parou para se perguntar o que é melhor para você?

Ao longo da nossa vida vamos nos unindo às pessoas, pertencendo a novos ciclos, desbravando novos caminhos e nos conectando a coisas novas. Essa realidade é magnífica e traz novidade de vida, mas realmente quais são as nossas razões? Quais são os nossos porquês? Definitivamente, por que fazemos o que fazemos? Entender nossos passos, nossas escolhas e nossas renúncias, é imprescindível para uma vida com significado. 

Ao longo da minha jornada enquanto Psicólogo Nômade Digital tenho conhecido muitas histórias especiais e todas as pessoas que chegam até mim se perguntam o que é melhor para elas. A depender da cultura em que vivemos, do histórico familiar em que crescemos e dos contatos sociais que tivemos, a nossa autopercepção sobre o que desejamos pode ser fortalecida ou comprometida. 

Crescer ao lado de pessoas que fortalecem nossa autoconfiança, independência, autonomia, coragem, determinação, ousadia e criatividade, certamente é mais saudável do que se desenvolver em um ambiente onde não há apoio, ausência de atenção, falta de cuidado e escassez de amor.

Essas realidades opostas fazem parte da vida e seja qual for a sua, é válido destacar que quando decidimos morar fora, todas elas ficam para trás, embora suas cicatrizes nos acompanhem. 

Você já escolheu a vida que deseja?

Marcas e cicatrizes da nossa história

As marcas da nossa história são importantes e devemos olhar para todas elas com compaixão, perdão, gratidão e amor, afinal de contas, elas nos lembram o quão foi difícil chegar aonde estamos. Cientes da nossa jornada, devemos aprender a olhar para o outro, quando morarmos fora a realidade de todas as pessoas a nossa volta serão diferentes e isso é incrível, acreditem. Cada um vive sua vida do jeito que lhe agrada, da forma que faz sentido e do modo como convém. 

Chegou o momento de refletirmos o que de fato é o melhor para você . Não avalie sua vida pelo momento atual que estejas vivendo, amplie sua visão e olhe para o conjunto da obra.

Não foque apenas em uma possibilidade, não se concentre apenas em uma alternativa, não traga seu olhar para uma única direção, crie planos, trace rotas e neste desafio todo, verifique se morar fora é o melhor para você, neste momento.  

Quais são os sacrifícios que você está disposto a fazer?

O melhor pra você: fortalecer a sua saúde mental

Muitas vezes a única coisa que precisamos é nos afastar daquilo que consome nossa energia, que deixa nossa visão embaçada e que simplesmente não nos faz pensar com clareza. Estamos tão cansados, que parece que desistir é a única opção disponível, mas se pensarmos com cuidado e com paciência, talvez possamos mudar a nossa vida sem grandes esforços.

Devemos buscar soluções simples para problemas complexos e se focarmos em viver uma vida a qual consigamos conduzir, encontraremos o caminho das pedras. 

Aprenda a se entender, exercite sua mente, fortaleça sua saúde mental, encontre conforto na sua própria companhia e dependa cada vez menos da opinião dos outros sobre sua própria vida.

Cerque-se de pessoas em que possa confiar, tenha conselheiros experientes e aprenda a entender o que de fato é melhor para você, seja morando em seu país de origem ou decidindo morar fora. 

Chegou o momento de viver o que você deseja.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

*Aproveite para ouvir também o Podcast Partiu Morar Fora, com o Claudinho e a Amanda aqui do site Vagas pelo Mundo:

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *