Esperança e positividade: campanha Vai Ficar Tudo Bem mobiliza o mundo

Vai ficar tudo bem
Foto: Arquivo pessoal

Mobilização mundial: crianças criam campanha Vai Ficar Tudo Bem com arco-íris na janela.

Em meio ao turbilhão de notícias negativas e preocupantes por causa da epidemia do coronavírus, surgiu na Itália a campanha “Vai Ficar Tudo Bem”. A ideia é mobilizar as crianças com palavras de esperança e que elas desenhem em família um arco-íris para colocar na janela.





Campanha Vai Ficar Tudo Bem

A Campanha #VaiFicarTudoBem teve grande apelo na Itália e Espanha, chegando em Portugal e até no Brasil. O objetivo é fazer as crianças pequenas entenderem que elas não estão sozinhas nesse momento de isolamento social e quarentena e que logo poderão brincar juntas novamente.

Com as escolas e creches fechadas, as crianças que moram em apartamento têm procurado atividades para fazer e essa é uma ação solidária de mobilização mundial de positividade e esperança. Nesse momento temos que explicar para as crianças que tudo isso vai passar e que logo vai ficar tudo bem.

A brasileira Paula Altmann, que mora em Barcelona, na Espanha, conta que recebeu a mensagem do arco-íris no grupo de WhatsApp da escola das filhas. “A mensagem era que as mães da Europa estavam se reunindo para fazer o arco-íris com a intenção de mostrar para as crianças que tudo vai passar e vai ficar tudo bem”, explica.

“Nós fizemos dois arco-íris e colocamos um na janela e um na nossa porta. Foi muito emocionante quando a criança da porta frente respondeu colocando o desenho do arco-íris na sua porta também”.

Paula tem duas filhas pequenas e conta que já está há 11 dias em isolamento social no apartamento da família. “Estamos fazendo desenhos, jogando jogos, fazendo yoga, dança, estamos controlando a comida para não precisar sair e ir no mercado”, conta.

“Acredito que o desenho do arco-íris passa uma tranquilidade para as crianças e famílias, dizendo que você não está sozinho em casa e que tudo vai ficar bem logo”.

Coronavírus e Home Office: dicas para administrar seu tempo e produzir mais.

 

Vai ficar tudo bem
Foto: Fotos Instagram #VaiFicarTudoBem

Criatividade para passar um tempo prazeroso com as crianças

A psicóloga clínica Solange Guastaferro (CRP 15/3089) explica que com a chegada da pandemia do Coronavírus foi necessário uma mudança de rotina dos pais e das crianças, ainda que por um tempo.

Porém, é muito importante que, os pais esclareçam para as crianças o motivo dessa mudança, mas com muito cuidado para não gerar medo e insegurança. O mais importante é que os pais informem-se sobre tudo do assunto e que vençam seus medos para deixar as crianças seguras.

“Os pais devem falar na linguagem de acordo com a idade da criança, utilizando-se de jogos, desenhos, brincadeiras e personagens, pois elas vão absorver melhor as informações, como por exemplo, a importância de se lavar as mãos constantemente com a utilização também do álcool em gel. Além é claro de fazê-los entender a necessidade do isolamento de seus amigos e do restante da família”, explica.

A dica é aproveitar esse tempo para ficar mais tempo com as crianças, curtir, utilizar da imaginação e criatividade para inventar brincadeiras e formas para que o tempo em casa seja de qualidade e prazeroso.

Morar fora: a gente aprende a ser daqui.

 

Atividades para fazer com as crianças durante o isolamento

Veja algumas dicas de atividades para fazer com as crianças durante a quarentena em casa.

Atividade física: dança, yoga, pilates

Mesmo que você esteja trabalhando home office (trabalho em casa), reserve um tempo do seu dia para fazer atividade física com as crianças. Pode ser pilates, yoga, dança.

No Youtube existem várias aulas gratuitas que toda a família pode fazer junta. Arraste os móveis da sala e faça todo mundo se mexer e gastar energia. Se morar em casa, pode fazer no jardim.

Leia também: Microsoft testa semana com 4 dias de trabalho e produtividade cresce 40%

Pinturas e desenhos

Pegue folhas em branco, cartazes ou livros de colorir e coloque as crianças para pintar na mesa da sala. Depois faça uma exposição dos desenhos na geladeira ou na sala de estar. Deixe as crianças explorarem a criatividade.

Campanha Vai ficar tudo bem
Foto: Arquivo pessoal

Atividades manuais com colagens e materiais reciclados

Outra atividade muito divertida é fazer colagens com materiais reciclados, revistas, jornais e folhetos de supermercados. Você pode fazer uma casinha de bonecas, um peixe, uma caixa colorida para guardar brinquedos pequenos.

Todo material serve: rolinhos de papel higiênico, tampinhas de alimentos, barbante. Você pode pegar inspiração no Youtube de como fazer.

Leitura de livros

Aproveite o momento em família para ler livros de histórias com as crianças. Se as crianças já foram maiores, elas também pode fazer leituras e teatros para apresentar para toda a família. Também vale transmitir por chamada de vídeo para os avós, tios ou padrinhos.

Morar fora: que nunca nos falte coragem.

Atividades em família

Aproveite o momento em família, afinal quando teremos essa oportunidade novamente de ficar tanto tempo juntos em casa? Faça a hora do cinema, com pipoca, escolha um filme divertido que todos possam assistir.

Prepare as refeições todos juntos, ensine as crianças a limpar a casa, lavar a louça, levar o lixo, dar banho no cachorro, arrumar o quarto. Criar responsabilidade desde pequeno é muito importante e você pode fazer isso de maneira divertida.

Não esqueça que os meninos também devem aprender todas as atividades domésticas. É muito importante que os meninos aprendam a cozinhar e a cuidar da casa, essa não é uma responsabilidade apenas das meninas.

Veja também: 5 ideias de negócios Home Office para ganhar dinheiro e trabalhar em casa.

Faça você também o desenho do arco-íris, coloque na janela e use a #VaiFicarTudoBem no Instagram!

 

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

  • O Remessa Online, junto com o site Vagas pelo Mundo, criou uma campanha para ajudar quem mora no exterior durante a epidemia do coronavírus e precisa enviar ou receber dinheiro. Aproveite os nossos cupons de desconto:
  • todosjuntosvpmdisp – 35% off no custo das operações de disponibilidade
  • todosjuntosvpmman – 35% off no custo das operações de manutenção
  • todosjuntosvpmsau – 100% off no custo das operações de gastos com saúde

*Cupons válidos até 31 de março de 2020, uma transferência por pessoa.

  • Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.
  • Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.
  • Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
  • Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.
  • Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *