Avenida Champs-Elysées em Paris será transformada em um jardim extraordinário

avenida champs elysees em Paris
Foto: Business Traveller.

Projeto está previsto para 2030 e transformará a Avenida Champs-Elysées em Paris num jardim. Confira!

A famosa avenida Champs-Elysées em Paris, capital da França, deve se tornar um “jardim extraordinário” em 2030. O anúncio foi feito pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em uma entrevista concedida ao Journal du Dimanche e a notícia foi comemorada.


Avenida Champs-Elysées em Paris

A Avenida Champs-Elysées em Paris é uma das mais famosas do mundo. Considerada uma das avenidas mais requintadas da capital francesa, na Champs-Elysées estão localizados cinemas, cafés, lojas de luxo, lojas conceito, além de espécies de árvores de castanheiros-da-índia.

Com uma localização privilegiada, existem aluguéis de imóveis na Avenida Champs-Elysées em Paris que podem chegar a mais de € 1 milhão de euros por ano para locais com menos de 100 metros quadrados. Desse modo, a Champs-Elysées continua a ser a segunda avenida mais cara em termos de aluguéis em toda a Europa, perdendo somente para a Bond Street, em Londres.

Leia também: conheça as viagens de trem mais bonitas do mundo.

Avenida será transformada em um jardim extraordinário

champs elysees Paris
Foto: Business Traveller.

A prefeita Anne Hidalgo disse ao Journal du Dimanche que aprovou um projeto de € 250 milhões de euros para transformar a avenida parisiense de quase 2 km em um espaço verde para pedestres. A notícia foi bem recebida pelo comitê da Champs-Elysées, organização que desde 2018 faz campanha por uma grande reformulação da área.

O comitê, que é formado por líderes comunitários e empresários locais, convidou o arquiteto Philippe Chiambaretta e sua empresa PCA-Stream para elaborar projetos para a transformação daquela que costuma ser chamada de “a mais bela avenida do mundo”.

Veja mais: guia completo de como remarcar ou cancelar passagens aéreas na pandemia gratuitamente.

Plano de elaboração

Os planos foram divulgados pela primeira vez em 2019, com propostas que incluíam a redução pela metade do espaço para veículos, a transformação de ruas em áreas verdes para pedestres e a criação de túneis com árvores para melhorar a qualidade do ar da área.

A transformação será feita em etapas, começando com a reforma da praça Place de la Concorde, no extremo sudeste da avenida. Isso deve ser concluído quando a cidade sediar os Jogos Olímpicos em 2024 e o restante da avenida deverá ser reformada até 2030.

Viajar de trem na Europa: 25 rotas de trem e ônibus mais rápidas que de avião.

Avenida Champs-Elysées em Paris é praticamente para turistas

Segundo pesquisa do PCA-Stream, dois terços do total de pedestres da Avenida Champs-Elysées em Paris são turistas. Os parisienses representam apenas 5% dos pedestres, com os moradores evitando a área devido a fatores como turismo excessivo, tráfego intenso e altos níveis de poluição.

O passeio foi originalmente planejado no século XVII por André Le Nôtre, um paisagista de Luís XIV. A avenida desde então tem sido o local de comemorações, incluindo a libertação de 1944 da ocupação nazista, e é usada como rota para o desfile militar anual do Dia da Bastilha e o ponto de chegada do Tour de France. Nos últimos anos, também esteve no centro das manifestações dos gilets jaunes, os coletes amarelos.

A cidade também está preparada para regenerar a área ao redor da Torre Eiffel. Segundo a prefeita Anne Hidalgo dizendo ao Journal du Dimanche que o projeto da Champs-Elysées é um dos muitos planejados para transformar a cidade “antes e depois de 2024”.

Também pode te interessar: Conheça os jardins botânicos mais bonitos do mundo.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *