Como fazer o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19

certificado nacional de vacinação brasil
Foto: Prefeitura de Cajamar.

O Certificado Nacional de Vacinação é imprescindível para quem quer viajar para fora do Brasil. Saiba como solicitar o documento!

Os cidadãos brasileiros que pretendam viajar para o exterior precisam do Certificado Nacional de Vacinação. Por isso, se você já tomou as doses recomendadas e completou sua vacinação contra a COVID-19, pode solicitar e o documento. Ele é específico para a doença e é emitido pelo Ministério da Saúde no formato eletrônico. Veja agora tudo sobre o Certificado Nacional de Vacinação no Brasil e como obtê-lo.


Certificado Nacional de Vacinação

O Certificado Nacional de Vacinação deve ser solicitado através do site e do aplicativo do sistema Conecte SUS. O documento é útil para quem precisa comprovar que tomou a vacina e pode ajudar quem pretende viajar para fora do Brasil. Isso porque em muitos países as pessoas precisam apresentar provas legais de que estão com o esquema vacinal contra a COVID-19 completo.

Contudo, o Certificado Nacional de Vacinação não tem validade internacional. Ou seja, antes de viajar você precisa consultar e se informar sobre a exigência e aceitação do documento no país de destino. Isso porque cada nação é que decide se vai ou não aceitar o Certificado Nacional de Vacinação do Brasil. Por isso, a nossa recomendação é que você busque informações atualizadas junto aos órgãos competentes (Embaixada ou Ministério da Saúde) do país que pretende visitar antes de embarcar.

Vacinas na União Europeia: conheça as marcas aceitas pelos países europeus.

Países que abriram as fronteiras para cidadãos brasileiros vacinados

Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha e França são alguns dos países europeus que anunciaram recentemente que estão abertos para cidadãos brasileiros vacinados. Entretanto, os outros países da Europa possuem diferentes tipos de restrições e você pode consultar o portal Re-Open para verificar a especificidade de cada país da União Europeia.

No caso dos Estados Unidos, em princípio, o país não está exigindo comprovante de vacinação contra a COVID-19. Porém, é importante ressaltar que continua com algumas restrições sanitárias em relação aos cidadãos brasileiros tendo como base outros critérios.

Fronteiras de Portugal estão abertas: brasileiros já podem entrar no país europeu.

Aceitação da Coronavac e outras vacinas

De acordo com a EBC, a Aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), solicitou no começo de julho de 2021 que todos os países que estão reabrindo suas fronteiras para turistas aceitem viajantes que forem imunizados com uma das seis vacinas aprovadas pela entidade. As vacinas aprovadas pela Aliança Covax são: a Janssen, da Johnson & Johnson; Covishield, da AstraZeneca; Coronavac, da Sinovac; e as vacinas da Pfizer, da Moderna e da Sinopharm.

Importante lembrar que atualmente a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já emite um Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para viajantes. No entanto, o documento serve como comprovativo de vacinação para quem foi vacinado contra a febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais que regulamentam a certificação. Contudo, no site do órgão você contra um alerta que diz: “no momento, não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVP da vacina de Covid-19.”

Fronteiras da Espanha abertas: país libera entrada de turistas brasileiros.

Como solicitar o Certificado Nacional de Vacinação — Conecte SUS

Para solicitar o Certificado Nacional de Vacinação, é necessário acessar o site ou o aplicativo Conecte SUS. Para ter acesso ao Conecte SUS você precisa criar um login na plataforma Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal. Para as pessoas que ainda não possuem um cadastro é possível fazê-lo na hora ao acessar o portal.

Depois de criado, é só fazer o login. Depois, basta clicar no ícone Cidadão e é possível acessar vários serviços que são disponibilizados na plataforma. Por exemplo, é possível ter acesso ao histórico de utilização do SUS (Sistema Único de Saúde) e na opção Vacinas, verificar as doses tomadas contra a COVID-19.

O documento pode ser solicitado pela pessoa que clicar na opção Certificado de Vacinação. O sistema fornecerá então um código com 16 dígitos e gerará um QR Code que valida o documento. Após fazer isso, você pode fazer o download do documento em formato PDF em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Caso você opte por pedir o Certificado Nacional de Vacinação no aplicativo Conecte SUS, o processo é muito parecido. Basta baixar e instalar o aplicativo e depois fazer o login por meio do cadastro na plataforma Gov.br. Então você precisa clicar na opção Vacinas ma página inicial e selecionar a opção de vacina contra a COVID-19 e clicar em Certificado de Vacinação. O aplicativo permite que o usuário faça o download de uma versão em PDF do comprovante.

Aproveite para ler também: Entrada de brasileiros na Alemanha são facilitadas.

*Confira tudo sobre a reabertura das fronteiras de Portugal para turistas brasileiros e inscreva-se no nosso canal do Youtube:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *