Nova ponte pedonal entre Portugal e Espanha: saiba onde fica

ponte pedonal entre Portugal e Espanha
Foto: Burgos & Garrido.

Conheça a nova ponte pedonal entre Portugal e Espanha e em qual região ela será construída!

Uma nova ponte pedonal vai ligar Portugal e Espanha. Os países vizinhos terão mais uma forma de acesso. A ponte de 330 metros para pedestres e bicicletas será construída na região de Vila Nova de Cerveira e Tomiño. Saiba mais sobre o projeto a seguir.


Nova ponte pedonal entre Portugal e Espanha

Para quem não conhece a região de Caminha e Vila Nova de Cerveira em Portugal, precisa colocar no seu roteiro de viagem. Bem no norte do país, é uma área muito charmosa de Portugal, bem na divisa com a Espanha. Além de poder subir o Miradouro do Cervo, apreciar a bela vista lá do alto, agora você também poderá caminhar até a Espanha através da nova ponte pedonal.

A ponte pedonal entre Portugal e Espanha tem como objetivo aproximar os moradores dos dois países europeus e que vivem tão próximos. Além dos acessos já existentes para a Espanha, essa nova opção com certeza irá atrair mais turistas para a charmosa região.

Bem próxima da nova ponte que será construída, existe atualmente uma ponte para veículos, a Ponte da Amizade. O acesso de Portugal para a Espanha fica a aproximadamente 1,5 quilômetros de distância. 

Depois de integrar o projeto do Parque da Amizade Cerveira-Tomiño, essa será uma boa área de lazer para os habitantes da área. Atualmente existem dois parques urbanos, um de cada lado da fronteira: o Parque de Lazer do Castelinho e o Espaço Fortaleza de Goián. 

Veja também: Alta velocidade: nova linha de trem em Portugal permitirá viagem entre Lisboa e Porto em 1h15.

Conheça o projeto

Desse modo, a nova ponte pedonal entre Portugal e Espanha conta com 4,7 metros de largura, com 330 metros de comprimento. Poderão passar pela ponte os pedestres (chamado peões em Portugal) e também bicicletas. As motos estarão proibidas.  

Com o projeto arquitetônico, as duas regiões estarão mais conectadas, acabando com as fronteiras físicas das duas margens do Rio Minho. 

Burgos & Garrido foi o escritório de arquitetos ganhador do concurso para a realização da ponte pedonal. A obra se destaca por ser transparente, leve e também com muita luz. Os arquitetos responsáveis pelo projeto foram Francisco Burgos e Ginés Garrido. 

Da mesma forma, a estrutura terá o nome de Ponte Goián Cerveira e foi criada de uma forma que preserve as paisagens das duas cidades fronteiriças. 

21 curiosidades sobre Portugal que você talvez não saiba.

O que fazer em Vila Nova de Cerveira e região

Vila Nova de Cerveira é uma vila portuguesa, que pertence ao Distrito de Viana do Castelo. Localizada na região Norte (Alto Minho), conta com paisagens belíssimas. Além disso, as ruas centrais contam com uma arquitetura portuguesa incrível, restaurantes e tudo muito limpo e preservado. 

Além de ser muito florida, a cidade se enfeita a cada dois anos para a Bienal de Cerveira, um evento artístico e cultural muito importante para toda a região. 

Durante a Bienal de Cerveira, a vila se transforma em ponto de encontro de muitos artistas portugueses e também do exterior. Com mais de 40 anos de história, o evento transforma a cidade. 

Dessa forma, é possível ver casas e árvores decoradas com crochê e muitas obras de arte pelas charmosas ruelas. Vale a pena visitar, tenho certeza que você vai se surpreender. Acesse o site e conheça mais sobre a Bienal Internacional de Arte de Cerveira

Depois de conhecer as ruas históricas da vila, durante o verão as praias e praias fluviais da região são a melhor pedida. Aproveite para passar o dia na Vila Praia de Âncora e comer um peixe grelhado e os deliciosos frutos do mar!  

Também pode te interessar: Portugal está na lista dos destinos seguros para visitar em 2021.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *