21 curiosidades sobre Portugal que você talvez não saiba

Curiosidades sobre Portugal
Foto: Pixabay.

Veja as curiosidades sobre Portugal que você talvez não saiba. Confira!

Portugal é um país maravilhoso. Mesmo tendo um território pequeno, especialmente quando comparado com o Brasil, o país europeu é diverso e conta com aspectos culturais muito interessantes. Por isso, agora veja 21 curiosidades sobre Portugal que você talvez não saiba e, se souber, aproveite para testar e confirmar o quanto conhece sobre o país.


21 curiosidades sobre Portugal que você talvez não saiba

Depois de alguns anos vivendo em Portugal, ainda nos impressionamos com a quantidade de história, cultura e curiosidades que um país pode ter. Confira agora as 21 curiosidades sobre Portugal que você talvez não saiba:

21 – Destino preferido de surfistas

Outra curiosidades sobre Portugal é que o país conta com 832 quilômetros de costa voltada para o Oceano Atlântico. As praias portuguesas, de norte a sul, são ideais para a prática do surf e o país europeu se tornou um destino preferencial para praticantes do esporte das mais diferentes nacionalidades.

Praia Portugal surfistas
Foto: Pixabay – sgrunden.

20 – Cortiça

A rolha é feita com a casca da cortiça, uma árvore. Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo e responsável por pelo menos 70% da exportação mundial, mas o material não serve somente para tampar garrafas de vinho. A cortiça também é utilizada como isolante térmico e acústico e como matéria prima para a confecção de roupas e até acessórios.

19 – Língua Portuguesa

Você sabia que a língua portuguesa é a língua oficial de nove países? Pois é, o português é falado oficialmente em Portugal, no Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Timor Leste. São, ao todo, mais de 250 milhões de pessoas que têm o português como língua nativa em todo o mundo.

Quer trabalhar no exterior? Conheça os países que falam português.

18 – Estátua de Cristo Rei (Lisboa)

A estátua de Cristo Rei, que fica na margem esquerda do rio Tejo em Lisboa, é uma cópia do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Com 28 metros de altura, a estátua foi inaugurada em 1959 como um agradecimento a Deus por Portugal não ter sofrido tanto durante a Segunda Guerra Mundial.

17 – Universidade de Coimbra

Você sabia que a Universidade de Coimbra foi fundada em 1290? Isso faz dela a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais velhas da Europa. Sua fundação foi durante o reinado de D. Dinis e a Universidade de Coimbra é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

16 – Terremoto de Lisboa

Outra das curiosidades sobre Portugal é que em 1755 a cidade de Lisboa, capital do país, foi atingida por um dos mais fortes terremotos da história mundial. O sismo chegou a 9.0 na escala de Richter, matou 275 mil pessoas e derrubou aproximadamente 85% dos prédios da cidade de Lisboa.

Veja também: Refúgio para amantes de vinho: um hotel pertinho de Lisboa para se hospedar em Portugal.

15 – Lisboetas “alfacinhas”

Os portugueses que nascem em Lisboa são carinhosamente (e pejorativamente muitas vezes) chamados de “alfacinhas”. Porém, ainda que não exista uma explicação concreta, o termo começou a ser difundido depois que Almeida Garrett, um famoso escritor português, publicou a obra Viagens na Minha Terra em 1846. O autor disse: “Pois ficareis alfacinhas para sempre, cuidando que todas as praças deste são como a do Terreiro do Paço”.

14 – Ponte de Lima

Ponte de Lima é a vila mais antiga de Portugal. Localizada no norte do país, foi atribuída pela Rainha D. Teresa no dia 4 de março de 1125. A monarca referia-se à Ponte de Lima como Terra de Ponte.

Melhor destino europeu: Portugal eleito pela quarta vez consecutiva.

13 – Duas línguas oficiais

Você sabia que em Portugal existem duas línguas oficiais? Sim, em Portugal tanto a língua portuguesa (essa você já sabia) quanto o Mirandês são consideradas como línguas oficiais. O Mirandês é falado em Miranda do Douro, porém mesmo com poucos falantes em 1999 ganhou o estatuto de segunda língua oficial de Portugal.

12 – Tempurá

Considerado um famoso e importante prato japonês, o Tempurá tem origem em Portugal. Pois é, conta a história que foram os missionários jesuítas portugueses que atuavam na cidade de Nagasaki, no Japão, que introduziram o prato no país oriental ainda no século XVI.

11 – País mais antigo da Europa

Portugal é o país mais antigo da Europa. Para você ter uma ideia, o país europeu tem as mesmas fronteiras e que foram definidas em 1139, há quase 900 anos.

Conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.

10 – Cidade das 7 Colinas

A capital de Portugal, Lisboa, também é conhecida por “Cidade das 7 Colinas”. Mas você faz ideia de quais são? Então anota aí: Castelo, Graça, Penha de França, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina, Estrela e Monte.

9 – Livraria mais antiga do mundo

Não, não é a Lello no Porto. A livraria mais antiga do mundo fica em Portugal. Inaugurada em 1732, a Libraria Bertrand do Chiado, na cidade de Lisboa, ocupa um lugar no Guinness Book como a mais antiga do mundo ainda em funcionamento.

8 – Canhão de Nazaré (fenda marítima)

As ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, só existem graças ao penhasco submarino (canhão de Nazaré) que ali existe. É uma das maiores fendas da Europa e tem 227 quilômetros de comprimento e 5 mil metros de profundidade. Por isso, na Praia do Norte formam-se ondas gigantes e a maior do mundo já surfada tinha 24,38 metros de altura.

7 – Cabo da Roca

O ponto mais ocidental da Europa Continental fica em Portugal. O Cabo da Roca, localiza no concelho de Sintra, é o ponto do país e do continente europeu mais próximo do Brasil.

Guia Michelin 2021: conheça os restaurantes estrelados em Portugal.

6 – Coração de Viana

Coração de Viana
Foto: Alma e Coração Joalheria Portuguesa.

O Coração de Viana é uma joia feita em filigrana portuguesa. Aliás, ele é o símbolo da cidade de Viana do Castelo, no norte de Portugal, e foi criado a pedido da Rainha D. Maria I. A monarca queria agradecer ao Sagrado Coração de Jesus pelo nascimento de um filho homem.

5 – Ponte Vasco da Gama

A Ponte Vasco da Gama tem 17,2 quilômetro de comprimento e é considerada a segunda maior de toda a Europa. Construída em 1988, até 2008 ela foi a maior da Europa e só perdeu o posto para a Ponte da Crimeia que tem 18,1 quilômetros.

4 – Lisboa mais antiga do que Roma

A capital de Portugal, Lisboa, é mais antiga do que Roma quatro séculos. Lisboa só fica atrás de Atenas e é a segunda capital europeia mais antiga. Aliás, muitos historiadores acreditam que Lisboa foi estabelecida pelos fenícios aproximadamente no ano 1200 a.C.

Turismo rural em Portugal: como se hospedar nas casinhas do Hobbit.

3 – Escravidão

Apesar de Portugal ter sido o primeiro país europeu a constituir um mercado de escravos, foi também Portugal a primeira potência colonial a abolir a escravatura em 1761. Portugal aboliu a escravatura 50 anos antes da Grã-Bretanha, França, Espanha e até dos Estados Unidos.

2 – Consumo de Peixe

Portugal é considerado o terceiro país do mundo no consumo de peixe. Para você ter uma ideia, cada português consome, em média, 55 quilos de peixe todos os anos. Entre as espécies mais consumidas no país europeu estão o bacalhau, a sardinha, o carapau, o polvo, a pescada e o peixe-espada.

1 – Chá inglês ou português?

Chá em Portugal
Foto: Pixabay – Terri Cnudde.

Você sabia que o hábito de beber chá no Reino Unido foi introduzido por uma portuguesa? Pois é. Foi Catarina de Bragança, uma aficcionada pelo chá da China, que depois de casar com o Rei Charles II em 1662 tornou o habito de consumir a bebida popular entre os monarcas da corte inglesa.

Leia também: Portugal na lista dos destinos seguros para visitar em 2021.

Curiosidades sobre Portugal

E aí, gostou das curiosidades sobre Portugal? Então se você gostou, comenta e compartilha para que mais pessoas saibam sobre as curiosidades do país europeu que é tão próximo da gente, mas que nem sempre a gente conhece tão bem.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *