Brasileiros dispensados da necessidade de visto para a Irlanda

visto para a Irlanda
Foto: TripSavvy

A Ministra da Justiça irlandesa anunciou que os visto para a Irlanda está dispensado para cidadãos brasileiros e de outros países. Veja mais!

A Ministra da Justiça, Heather Humphreys, anunciou no dia 15 de junho que os cidadãos brasileiros estão dispensados da necessidade de visto para a Irlanda. A medida isenta a necessidade de vistos de entrada temporária e trânsito que passaram a vigorar em 28 de janeiro de 2021 no país europeu para cidadãos do Brasil, da África do Sul e de outros países da América do Sul.


Brasileiros e cidadãos de outros países estão dispensados de visto para a Irlanda

A retirada das restrições de visto para a Irlanda para cidadãos brasileiros começou a valer ontem, 16 de junho de 2021. A mudança para suspender as restrições temporárias está de acordo com o Plano de Resiliência e Recuperação do Governo para Viver com COVID-19 (Government’s Resilience and Recovery Plan for Living with COVID-19) do governo irlandês.

Porém, vale ressaltar que cidadãos de outros países também podem agora viajar para a Irlanda sem solicitar um visto de entrada ou trânsito antes da partida, são eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Guiana, Paraguai, África do Sul e Uruguai.

Os cidadãos dos países referidos precisam ter em conta, de acordo com a nota divulgada pelo governo irlandês, que apesar de não ser mais obrigatória a necessidade de um visto de entrada para viajar para a Irlanda, eles continuam sendo obrigados a cumprir as condições de entrada vinculadas ao seu propósito específico de permanência no país. Dessa maneira, eles terão que convencer um oficial de imigração na chegada ao país europeu de que atendem essas condições de entrada na Irlanda, como por exemplo, fazer turismo.

Aberta contratação: 750 vagas para profissionais de saúde na Irlanda.

Entrada negada ou condicionada

Na nota emitida pelo governo da Irlanda lê-se que “as pessoas que não preencham as condições de entrada ou que anteriormente estiveram ilegalmente presentes no Estado, ou que de outra forma não cumpriram os requisitos de imigração irlandesa, correm o risco de serem impedidas de entrar no Estado na fronteira”. Desse modo, as condições de entrada podem incluir a exigência de obtenção de autorização prévia para determinados fins de estada.

Você não precisa de um visto irlandês para viajar para a Irlanda se tiver uma autorização de residência irlandesa válida, se tem um documento de viagem que foi emitido pela Irlanda ou se possui um documento denominado “Cartão de residência de familiar de cidadão da União” emitido, por qualquer país, ao abrigo do 10º da Diretiva 2004/38/CE (a “Diretiva da Livre Circulação”).

Leia mais: veja 7 empresas que estão com vagas abertas na Irlanda.

Países que não foram isentos de visto para a Irlanda

Cidadãos da Colômbia, Equador, Peru e Suriname ainda precisavam de visto para viajar para a Irlanda antes da assinatura do pedido de visto em janeiro. As autoridades irlandesas reforçam que eles ainda continuam precisando de um visto de entrada antes de viajar para o país europeu. Porém, o requisito para que esses cidadãos tenham um visto de trânsito foi removido. Para saber mais informações, não deixe de acessar o site do Departamento de Justiça do governo da Irlanda e ler todas as informações.

Leia também: Como enviar dinheiro para o exterior? Veja as formas mais baratas.

Conheça o nosso canal do Youtube, com vários vídeos novos por semana:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *