Canadá quer atrair mais de 1 milhão de imigrantes até 2024

canada quer atrair
Foto: The Old Farmer’s Almanac.

O governo anunciou que o Canadá quer atrair 1,3 milhão de imigrantes até 2024 e expandir a chegada de estrangeiros ao país. Saiba mais!

O governo do Canadá acaba de anunciar seu Plano de Níveis de Imigração 2022-2024. Desse modo, o Canadá está aumentando suas metas de imigração mais uma vez e quer receber quase 432.000 novos imigrantes este ano, em vez de seu plano inicial de receber 411.000 recém-chegados. O anúncio foi feito no começo da semana, saiba mais!


Canadá quer atrair mais de 1 milhão de imigrantes até 2024

Nos próximos três anos, o Canadá quer atrair novos moradores e terá como meta o seguinte número de novos desembarques de imigrantes:

  • 2022: 431.645 residentes permanentes
  • 2023: 447.055 residentes permanentes
  • 2024: 451.000 residentes permanentes

Em comunicado enviado para o portal CIC News, o ministro da Imigração canadense, Sean Fraser, explicou: “Este plano de níveis é um equilíbrio entre as necessidades de nosso país e nossas obrigações internacionais. Ele se concentra em atrair trabalhadores qualificados que contribuirão para a economia do Canadá e enfrentarão a escassez de mão de obra, reconhecendo a importância do reagrupamento familiar e ajudando as populações mais vulneráveis ​​do mundo por meio do reassentamento de refugiados”.

Ainda segundo Fraser, “nosso foco permanece em apoiar nosso ressurgimento econômico por meio do aumento da retenção de recém-chegados em regiões com desafios econômicos, trabalhistas e demográficos reais. Estou orgulhoso do que o Canadá alcançou até agora e quero esperar para ver como os recém-chegados continuarão a fazer do Canadá um destino de primeira escolha”.

Estudante internacional no Canadá: tudo o que você precisa saber.

Quais programas de imigração para o Canadá serão priorizados

Em 2022, cerca de 56% dos novos imigrantes chegarão por meio de vias de classe econômica, como o Express Entry, o Provincial Nominee Program (PNP) e o fluxo de Residência Temporária para Permanente (TR2PR) que estava disponível em 2021. O PNP será o principal programa de admissão para imigrantes de classe econômica com Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (Immigration, Refugees and Citizenship Canada — IRCC) procurando desembarcar 83.500 recém-chegados através do PNP em 2022.

O IRCC cortou as admissões do Express Entry pela metade para este ano, mas pretende voltar ao normal Níveis de admissão do Express Entry até 2024, quando visa a chegada de 111.500 imigrantes do Express Entry na época.

O plano de níveis parece sugerir que o IRCC está reduzindo temporariamente as admissões do Express Entry para que possa acomodar admissões no programa TR2PR. O IRCC pretende que cheguem 40.000 imigrantes em 2022 e os 32.000 imigrantes finais até 2023 sob o fluxo TR2PR.

Emprego no Canadá em construção: vagas disponíveis em todo o país.

Resumo do Plano de Níveis de Imigração do Canadá

A cada ano, o departamento federal de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) lança um novo Plano de Níveis de Imigração que usa para orientar suas operações. Em 2021, o IRCC superou sua meta ao acolher mais de 405.000 imigrantes. Em 2022, essa meta aumentará para 431.645 novos residentes permanentes (PRs).

Em 2023, o Canadá terá como objetivo receber mais 447.055 imigrantes e em 2024 outros 451.000. A tabela a seguir resume as metas de imigração do Canadá entre 2022-2024 por classe de imigração:

blank
Números da imigração para o Canadá 2022-2024 – Fonte: Canadavisa

A classe familiar compreenderá 24% das metas de admissões em 2022, com 80.000 no Programa de Cônjuges, Parceiros e Filhos e 25.000 no Programa de Pais e Avós (PGP). O IRCC aumentou ligeiramente sua meta de admissões no PGP, em 1.500 vagas adicionais, em comparação com seu plano anterior. Os restantes 20% dos imigrantes chegarão ao abrigo de programas humanitários e de refugiados.

Este é um aumento de cerca de 5 pontos percentuais em comparação com o último plano de níveis de imigração do Canadá, e é provavelmente uma função do Canadá procurar reassentar 40.000 refugiados afegãos nos próximos anos.

A maior entrada de refugiados e humanitários resultará em imigração de classe econômica e familiar, compreendendo uma parcela menor do que o normal, no entanto, ambas as classes representarão uma parcela maior de recém-chegados do Canadá em 2023 e 2024.

Imigração para o Canadá: anunciadas medidas para diminuir o tempo de espera.

Atraso na divulgação do plano de imigração

A principal lei de imigração do Canadá, a Lei de Proteção à Imigração e Refugiados (IRPA), afirma que o governo canadense deve anunciar seu plano de imigração até 1º de novembro de cada ano, quando o Parlamento estiver em sessão. No entanto, um anúncio do plano de níveis não ocorreu em 2021 devido ao governo canadense realizar uma eleição em setembro.

O plano de níveis orienta o sistema de imigração do Canadá. Ele descreve o número de imigrantes que o Canadá procurará receber em seus vários programas federais, provinciais e territoriais. O IRCC e as províncias e territórios ajustam suas operações com base no plano para garantir que sejam capazes de atrair, estabelecer, integrar e reter os níveis desejados de recém-chegados que devem chegar.

Você viu? Melhores empresas no Canadá para trabalhos remotos ou flexíveis.

Canadá quer atrair mais imigrantes

Até 2015, o Canadá recebia cerca de 250.000 imigrantes por ano. Em 2016, anunciou uma nova meta básica de 300.000 recém-chegados anualmente. Antes da pandemia, a meta era de cerca de 340.000 imigrantes por ano, mas a imigração caiu para menos de 200.000 em 2020 devido à pandemia.

O governo canadense fez o anúncio surpresa em outubro de 2020 de que receberia mais de 400.000 imigrantes anualmente para ajudar a apoiar sua recuperação econômica pós-COVID. Isso representa as metas mais altas da história canadense.

Em 2021, o Canadá quebrou seu recorde de imigrantes ao receber 405.000 novos residentes permanentes , principalmente ao fazer a transição daqueles dentro do país para residência permanente. Antes da pandemia, a maioria dos novos imigrantes chegava ao Canadá do exterior. Em 2021, 62% dos novos imigrantes chegaram por meio de vias de classe econômica, como Express Entry , PNP e fluxos de Quebec.

Leia também: como mudar do Brasil para o Canadá.

Por que o Canadá quer atrair tantos imigrantes?

O Canadá prioriza altos níveis de chegadas de imigrantes para apoiar sua economia e situação fiscal. Devido ao envelhecimento da população e baixa taxa de natalidade, o Canadá precisa de níveis mais altos de imigração para sustentar sua população, força de trabalho e crescimento econômico, bem como ter trabalhadores suficientes para pagar os impostos necessários para apoiar importantes serviços sociais, como assistência médica e educação.

O Canadá também busca objetivos de imigração social, incluindo reunir famílias, fornecer assistência humanitária e fortalecer sua herança francófona. A imigração, sem dúvida, assumiu maior importância econômica durante a pandemia.

Os governos das províncias de todo o Canadá estão com déficits fiscais devido ao aumento dos gastos em meio à pandemia e à atividade econômica mais fraca. Além disso, os empregadores em todo o Canadá estão enfrentando escassez de mão de obra devido ao envelhecimento da população do Canadá, grandes mudanças na economia durante a pandemia e menos imigrantes chegando do exterior.

Veja também: principais empregos de TI no Canadá e como se candidatar.

Visão geral dos programas de imigração do Canadá

A publicação do portal Canada Visa é de grande ajuda para quem quer imigrar para o Canadá. Aliás, eles fizeram uma compilação com a visão geral dos programas de imigração do país e nós republicamos. A imigração econômica, que é um dos principais impulsionadores do crescimento econômico do Canadá, responde por mais da metade das admissões planejadas por meio do plano de níveis plurianuais.

Quase metade das admissões econômicas projetadas será através dos programas federais do sistema Express Entry :

O Provincial Nominee Program (PNP) do Canadá também desempenha um papel importante em termos de imigração econômica. Este programa permite que as províncias e territórios canadenses participantes indiquem candidatos elegíveis à imigração que correspondam às necessidades da força de trabalho local para residência permanente.

A seguir estão os programas de imigração incluídos no Plano de Níveis de Imigração Multianual do Canadá:

Programas Econômicos

  • Programa Federal Skilled Worker (FSW): é um programa gerenciado pelo Express Entry voltado para imigrantes com a educação necessária, experiência de trabalho, proficiência em inglês e/ou francês e outras habilidades necessárias para se estabelecer economicamente no Canadá.
  • Federal Skilled Trades Class (FSTC): a Federal Skilled Trades Class gerenciada pelo Express Entry é para trabalhadores estrangeiros com qualificações em um comércio especializado.
  • Canadian Experience Class (CEC): a Canadian Experience Class é gerenciada pelo sistema Express Entry e recebe manifestações de interesse de trabalhadores estrangeiros com experiência de trabalho canadense ou recém-formados de instituições educacionais canadenses que trabalham no Canadá.
  • Programa Piloto de Imigração do Atlântico (AIPP): o Piloto de Imigração do Atlântico (Atlantic Immigration Pilot) permite que empregadores designados do Atlântico recrutem e contratem trabalhadores qualificados estrangeiros ou graduados internacionais na região do Canadá Atlântico (Terra Nova e Labrador, Ilha do Príncipe Eduardo, Nova Escócia e Nova Brunswick).
  • Programa de Cuidadores: o Canadá permite que estrangeiros elegíveis que cuidem de crianças e pessoas com altas necessidades médicas tenham a oportunidade de solicitar residência permanente canadense.
  • Federal Business ( Programa de Visto para Start-Up e Autônomo): os programas federais de classe executiva permitem que estrangeiros que atendam aos requisitos de elegibilidade tenham a chance de administrar negócios novos ou pré-existentes no Canadá.
  • Provincial Nominee Program (PNP): este programa permite que as províncias e territórios participantes indiquem candidatos elegíveis à imigração econômica para residência permanente canadense.
  • Programa de Trabalhadores Qualificados de Quebec e Negócios de Quebec: a província de Quebec administra seu próprio sistema de imigração fora do sistema federal. Os níveis planejados do governo de Quebec para 2019 a 2021 ainda não foram determinados.

Programas de classe familiar

Refugiados e Pessoas Protegidas, Humanitários e outros

*Saiba como se planejar para morar no exterior:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *