Europa quer criar passaporte verde digital para viagens internacionais

passaporte verde digital
Foto: Grenzecho.

Presidente da Comissão Europeia quer debater este mês a criação de um passaporte verde digital para circulação dentro do continente europeu.

Uma medida polêmica foi divulgada pela presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen esta semana. A Europa quer criar um passaporte verde digital (Digital Green Pass) para que os cidadãos europeus possam voltar a viajar mesmo durante a pandemia do coronavírus ainda ativa. O que você pensa sobre o assunto? Veja qual a proposta da Comissão Europeia a seguir. 


Europa quer criar passaporte verde digital para circulação no continente

A presidente da Comissão Europeia, a belga Ursula von der Leyen, afirmou esta semana através de um tweet na rede social Twitter que quer criar a livre circulação de cidadãos na Europa que cumpram estes critérios:

  • Provem que a pessoa foi vacinada;
  • Mostrem resultados de testes para aqueles que ainda não conseguiram obter a vacina;
  • Forneçam informações sobre a recuperação da COVID-19.

De acordo com a presidente da Comissão Europeia, a proposta legislativa será apresentada ainda este mês e quer criar um livre-trânsito para que os europeus possam viajar a turismo ou a negócios. 

Desse modo, o passaporte verde digital tem como objetivo provar que a pessoa foi vacinada ou já está recuperada da Covid-19. Ursula ainda afirmou que esse certificado digital de vacinação irá respeitar a proteção de dados, segurança e privacidade dos cidadãos. 

Leia também: Ministro do Reino Unido afirma: passaporte de vacina é “discriminatório”.

Volta das viagens já pode ser sonhada?

A proposta da Comissão Europeia é que o passaporte verde digital possibilite a retomada do turismo na Europa e também a circulação livre para viagens de negócios dentro e fora do continente europeu. 

Os políticos que já se posicionaram a favor do certificado digital de vacinação foram o primeiro-ministro da Grécia, Kyriákos Mitsotákis, e também, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

Para Ursula, o livre-trânsito dentro da Europa deve ser feito de maneira gradual e em segurança. O anúncio feito pela presidente da Comissão Europeia pelo Twitter foi realizado após uma reunião online com os líderes e eurodeputados alemães. Entretanto, a decisão será tomada por todos os estados-membros da União Europeia. 

Veja um guia completo de como remarcar ou cancelar passagens aéreas na pandemia gratuitamente.

Queremos saber a sua opinião sobre o assunto, você é a favor ou contra da criação de um passaporte de vacinação? Você acredita que a pandemia acabará ainda este ano? Deixe sua opinião nos comentários! 

*Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *