Conheça o guia do governo do Canadá para aplicação nos novos programas de imigração do país

guia do governo do Canadá
Foto: Daily Hive.

O guia do governo do Canadá está disponível e foi criado para ajudar quem pretende aplicar para os novos programas de imigração que começam em 6 de maio.

Nós já publicamos aqui no Vagas pelo Mundo que o Canadá está com diversos programas de imigração abertos e que pretendem atrair milhares de novos moradores. Porém, é importante salientar que os programas abriram ontem, 6 de maio de 2021, e vão funcionar até o dia  5 de novembro de 2021 ou quando os novos programas atingirem sua capacidade máxima. Por isso, confira o guia para aplicação nos programas de imigração do Canadá lançado pelo governo.


Guia do governo do Canadá para aplicação nos novos programas de imigração

O Canadá lançou o guia completo para os seis novos fluxos de imigração para graduados internacionais e trabalhadores essenciais. O guia do governo do Canadá para aplicação nos novos programas de imigração fornece instruções oficiais sobre como se inscrever para as novas vias de imigração por tempo limitado, que abrem hoje (6 de maio de 2021). O departamento de imigração do Canadá, Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC), deixará de aceitar inscrições em 5 de novembro ou quando os fluxos atingirem sua capacidade máxima.

A seguir está uma lista dos seis novos fluxos de imigração, bem como seus limites:

  • Trabalhadores no Canadá – Linha A para profissionais de saúde (20.000 inscrições);
  • Trabalhadores no Canadá – Linha B para trabalhadores essenciais não relacionados à saúde (30.000 inscrições);
  • Graduados internacionais (40.000 inscrições);
  • Trabalhadores no Canadá – Linha A para profissionais de saúde que falam francês (sem limite);
  • Trabalhadores no Canadá – Linha B para profissionais de saúde essenciais que falam francês (sem limite);
  • Graduados internacionais que falam francês (sem limite).

Leia mais: dicas fundamentais para quem pretende morar e se instalar no Canadá.

Destaques do guia do governo do Canadá para aplicação nos novos programas de imigração

Se você pretende se candidatar para um dos novos programas de imigração do Canadá, anote estes pontos antes de se inscrever:

  • Você deve estar trabalhando no Canadá no momento de sua inscrição;
  • Você pode estar trabalhando em qualquer ocupação no momento em que se inscreve. Se você está se inscrevendo como um trabalhador essencial, precisa de 1.560 horas de trabalho em uma ocupação elegível nos últimos três anos, e os candidatos a pós-graduação precisam de uma credencial canadense;
  • Você deve enviar um formulário preenchido com todos os documentos, incluindo testes de idioma, e pagar as taxas;
  • Você pode se inscrever em vários programas, se desejar, mas terá que pagar taxas para cada inscrição;
  • Se você está morando atualmente em Quebec, ainda pode ser elegível, desde que demonstre ao oficial que pretende se mudar para outra província ou mostre uma oferta de emprego em outra província;
  • A experiência autônoma não conta para esses fluxos;
  • Assinaturas não são exigidas nos documentos, exceto para o uso de formulário representativo. Haverá um atestado ao final da inscrição online, que funcionará como uma assinatura;
  • Você pode pagar antecipadamente as taxas online e fazer o upload do recibo em seu aplicativo ou pagar por meio do portal online. Se você pagar a mais, o IRCC começará a processar sua inscrição e enviará um reembolso automático.

Leia também: veja se você é elegível para os novos programas de imigração do Canadá.

Como funciona o processo de solicitação?

O portal do governo canadense foi aberto em 6 de maio de 2021, ao meio-dia, horário padrão do leste dos EUA. Haverá uma ferramenta de elegibilidade na página do governo. Essa ferramenta permitirá que você selecione o fluxo de imigração para o qual deseja se inscrever e veja os requisitos de elegibilidade. Não é uma etapa necessária, mas é para sua informação.

Você poderá então criar uma conta. Depois disso, você verá uma lista de verificação de documentos. Você terá que concordar com alguns termos e condições. Então você pode criar uma conta com seu endereço de e-mail e uma senha. Você receberá uma mensagem enviada para o endereço de e-mail fornecido com um código de verificação, que você pode copiar e colar. Depois disso, você entrará com seu endereço de e-mail e senha.

Em seguida, você obterá uma lista de verificação de documentos. Você precisa certificar-se de validar seus formulários e enviá-los com códigos de barras 2D. Este formulário não possui assinatura. Um atestado no final é considerado uma assinatura do candidato. O único formulário que requer uma assinatura ‘real’ é o uso de formulário representativo. Existe um local separado para carregar este formulário.

Também será solicitado que você envie outra documentação, como comprovante de trabalho elegível ou experiência de estudo no Canadá. Haverá locais adicionais para dependentes adicionarem arquivos. Você verá um formulário de reconhecimento e consentimento e uma declaração de privacidade. Haverá um botão azul gigante “Enviar” no final para você enviar sua inscrição. Por fim, haverá uma página que confirma que sua inscrição foi enviada. Você poderá visualizar seu envio depois de preenchê-lo.

Quais são os documentos de que você precisa?

De acordo com o site do IRCC, os formulários que você precisa como candidato principal estão listados abaixo:

Formulários para você (candidato principal) preencher, se aplicável:

O IRCC oferece algumas dicas para o preenchimento dos formulários de inscrição, são eles:

  • Certifique-se de que possui o Adobe Reader 10 ou superior e o Javascript está ativado. Se você tiver problemas para fazer download, clique com o botão direito no link e escolha “Salvar destino como…” ou “Salvar link como…”;
  • Preencha os formulários no seu computador em vez de manualmente. É mais fácil e reduz erros que podem causar atrasos;
  • O Cronograma 3 deve ser preenchido em seu computador;
  • Preencha, imprima, assine e date seus formulários de inscrição.

O IMM 0008 é um formulário de código de barras. Você terá que validá-lo e enviar todas as páginas. Você também precisará fazer sua biometria se tiver entre 14 e 79 anos de idade, mesmo que já tenha feito a biometria no passado. O IRCC enviará a você uma carta quando for a hora de fornecer dados biométricos; no entanto, você deverá pagar a taxa de biometria ao enviar a inscrição. Você terá 30 dias a partir da data de recebimento da carta para fornecer sua biometria. Existem medidas COVID-19 temporárias em vigor para requisitos biométricos e procedimentos de coleta.

Guia do governo do Canadá com informações para candidatos a pós-graduação

Você pode trabalhar meio período no momento da inscrição, contanto que tenha se formado com uma credencial canadense e atenda aos requisitos de idioma. Os candidatos internacionais de pós-graduação precisarão ter uma pontuação de 5 no Canadian Language Benchmark (CLB) ou Niveaux de compétence linguistique canadiens (NCLC).

Estudantes internacionais que se formaram em uma instituição de ensino designada pelo Canadá e estão atualmente cursando outro grau podem se qualificar, desde que também estejam trabalhando.

Informações para candidatos essenciais ao programa de imigração de trabalho

Você é obrigado a ter um Canadian Language Benchmark (CLB) ou um Niveaux de compétence linguistique canadiens (NCLC) de 4 para se candidatar a qualquer um dos programas de imigração do Canadá para trabalhadores essenciais. Se você está se candidatando a profissionais de saúde, pode estar trabalhando em qualquer ocupação. No entanto, você deve ter um ano de experiência de trabalho em uma ocupação de cuidados de saúde elegíveis.

Se estiver se candidatando a outros trabalhadores essenciais, você pode combinar experiência nas ocupações listadas no Anexo A (ocupações de saúde) e no Anexo B (outras ocupações essenciais).

Você viu? Nova ponte suspensa no Canadá será inaugurada em maio.

Por que o Canadá está oferecendo esses programas de imigração?

As restrições de viagens em vigor para tentar desacelerar a disseminação da COVID-19 tiveram grandes impactos no mercado de trabalho do Canadá. O país normalmente depende de imigrantes para lidar com a escassez de mão de obra. Além disso, o Canadá estabeleceu metas ambiciosas de imigração para 2021, esperando receber 401.000 novos imigrantes até o final do ano.

Devido ao seu compromisso em cumprir essa meta, o Canadá introduziu os seis novos programas de imigração. Esses programas ajudam aqueles que já estão residindo no país a conseguirem residência permanente. Metade dos novos programas são para falantes de francês. Isso ocorre porque o Canadá está procurando aumentar o número de imigrantes bilíngues e de língua francesa fora de Quebec.

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *