Imigrar para a Alemanha vai ficar mais fácil, pois o governo do país europeu está em busca de trabalhadores estrangeiros. Saiba mais!
O governo alemão está planejando simplificar o processo de recrutamento de trabalhadores estrangeiros, pois o país europeu precisa preencher um grande número de vagas, principalmente no setor de turismo e hotelaria. O plano para simplificar as regras de quem quer imigrar para a Alemanha é para atrair trabalhadores estrangeiros e faz parte de uma revisão das políticas de imigração que o país tem atualmente.
Imigrar para a Alemanha: país quer simplificar regras
A informação foi publicada pelo portal de noticias Schengen Visa Info que diz que, de acordo com I Am Expat, os ministros alemães disseram que cortariam a burocracia para permitir que as empresas recrutem trabalhadores de outros países. A intenção dos líderes políticos da Alemanha é diminuir a escassez de trabalhadores com a qual os aeroportos do país europeu, por exemplo, estão passando.
A mesma fonte explica que a ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, disse que uma abordagem semelhante também seria usada para enfrentar a escassez de pessoal que outros setores econômicos da Alemanha enfrentam. Faeser disse que a escassez de mão de obra piorou muito como resultado da pandemia e, de todos os setores na Alemanha, restaurantes, bares e hotéis foram particularmente afetados.
Emprego na Alemanha: vagas para quem fala português.
Políticas para facilitar o processo de imigração
Tendo em conta estas questões, a ministra Faeser revelou que está trabalhando com o Ministro Federal do Trabalho, Hubertus Heil, para fazer alterações que permitam trazer mais trabalhadores estrangeiros para a Alemanha. Além disso, Faeser disse que o país precisa concluir várias outras tarefas para ser um lugar mais atraente para trabalhadores qualificados.
“Precisamos de reconhecimento mais rápido das qualificações profissionais e menos burocracia”, disse Faeser. A ministra disse ainda que as leis de imigração alemãs precisam ser modernizadas e destacou que as autoridades precisam estar atentas a soluções equilibradas e de aceitação entre a população.
Vagas na Alemanha para engenheiros: país procura 151.000 profissionais.
Alemanha em busca de trabalhadores estrangeiros
A falta de profissionais qualificados na Alemanha já foi noticiada aqui no Vagas pelo Mundo. O país europeu pretende abrir suas portas para trabalhadores internacionais para preencher a falta de funcionários nos aeroportos. A decisão de permitir a entrada de trabalhadores de outros países foi tomada pelos ministros do Interior, Transportes e Trabalho e veio como uma solução temporária para resolver a situação atual.
Tendo em conta a situação actual do país, o Partido Democrático Liberal (em alemão: Freie Demokratische Partei, FDP) exigiu que os processos de integração e imigração fossem simplificados. Também solicitou que as autoridades alemãs tornassem o inglês uma segunda língua nos escritórios e organizações governamentais, porém a proposta foi rejeitada pela Associação dos Funcionários Públicos Alemães.
Não deixe de ler: melhores cidades para morar na Alemanha.
Imigrar para a Alemanha: outras mudanças exigidas
O Freie Demokratische Partei também exige que as autoridades da Alemanha simplifiquem o reconhecimento de qualificações educacionais de profissionais estrangeiros. O partido quer que as repartições públicas do país dedicadas aos imigrantes ofereçam suporte linguístico extra para trabalhadores qualificados e suas famílias. Além disso, o mesmo exigia que o Cartão Azul incluísse também as profissões não acadêmicas.
Uma dica fundamental é: se você quer morar na Alemanha, dedique-se a conhecer mais sobre o país e a língua. Faça um bom planejamento financeiro e busque por informações oficiais, pois elas serão a melhor maneira de encontrar o que você busca. Comece a estudar alemão e inglês e busque vagas de emprego na Alemanha na sua área. Boa sorte no seu processo de imigrar para a Alemanha!
*Veja também o vídeo com os melhores salários na Alemanha e aproveite para se inscrever no nosso canal: