Descubra tudo sobre como imigrar para o Canadá como enfermeira

imigrar para o Canadá como enfermeira
Foto: Reprodução Guideway Care

Veja uma visão geral dos programas de imigração canadenses para imigrar para o Canadá como enfermeira(o).

A pandemia de COVID-19 exacerbou a necessidade de enfermeiras e outros profissionais de saúde no Canadá. Mesmo antes de o coronavírus varrer o mundo, o Canadá enfrentava uma escassez de enfermeiras e enfermeiros e, como tal, há uma série de vias de imigração direcionadas a esses profissionais de saúde no país da América do Norte.


Como imigrar para o Canadá como enfermeira

Os enfermeiros e enfermeiras se enquadram em uma das duas categorias da Classificação Nacional de Ocupações (National Occupation Classification — NOC) do governo canadense. Enfermeiras e enfermeiros registrados e enfermeiras psiquiátricas registradas são NOC 3012, nível de habilidade A, enquanto enfermeiras práticas licenciadas são NOC 3233, nível de habilidade B.

Esses níveis de habilidade são importantes, porque ajudam a determinar para quais tipos de programas de imigração as enfermeiras podem se qualificar. Como resultado da pandemia, o Canadá recebeu menos imigrantes em 2020 do que o previsto. Mas o Canadá ainda quer imigrantes. Na verdade, recentemente aumentou suas metas de imigração para as mais altas de todos os tempos – mais de 1,2 milhão de agora até o final de 2023.

Uma forma de ajudar a atingir esse total é tornar mais fácil para os indivíduos que já estão no país tornar permanente seu status temporário.

Veja se você é elegível para os novos programas de imigração do Canadá.

Caminhos de tempo limitado para profissionais de saúde e estudantes no Canadá

Em 14 de abril de 2021, o Governo do Canadá apresentou seis novos programas de imigração para pessoas que atualmente trabalham no país. Dois desses programas são dedicados a profissionais de saúde, como enfermeiras e enfermeiros, contudo um deles é específico para falantes de francês. Estudantes de enfermagem graduados podem aproveitar as vantagens dos novos programas para estudantes internacionais.

O Canadá está aceitando até 20 mil novos residentes permanentes trabalhando em serviços de saúde no país, por meio de um programa temporário a partir de 6 de maio de 2021. A janela de inscrição será encerrada em 5 de novembro de 2021, ou quando o limite de admissão estiver completo, o que ocorrer primeiro. O programa para falantes de francês está aberto para aceitar um número ilimitado de residentes permanentes.

Os candidatos qualificados precisam de um ano de experiência de trabalho no Canadá em uma das 40 profissões de saúde elegíveis e precisam estar trabalhando no momento da inscrição. Para seus requisitos de idioma, eles precisam de um CLB ou NCLC de pelo menos 4 para serem elegíveis. Os programas para enfermeiras e enfermeiros estrangeiros no Canadá juntam-se aos vários que já existem em nível federal e provincial.

Nova ferramenta promete ajudar imigrantes na escolha de onde morar no Canadá.

Express Entry para enfermeiras e enfermeiros no Canadá

Dois dos principais programas de imigração existentes no Canadá são o Federal Skilled Worker Program (FSWP) e a Canadian Experience Class (CEC). Para ser elegível para esses programas, é importante ter experiência profissional qualificada.

O FSWP exige que o candidato tenha pelo menos um ano de experiência profissional contínua em uma ocupação com um nível de habilidade NOC de 0, A ou B. Essa experiência pode ser de qualquer lugar, mas deve ser dos últimos dez anos. Um candidato a FSWP também deve pontuar um CLB 7 em inglês ou NCLC 7 em francês em todas as quatro competências linguísticas: leitura, escrita, conversação e compreensão auditiva.

Além disso, os profissionais interessados devem pontuar pelo menos 67/100 no teste de seis fatores que avalia o nível de educação dos candidatos, suas habilidades linguísticas e se eles têm um emprego no Canadá. O CEC, por sua vez, requer um ano de experiência NOC 0, A ou B no Canadá, nos últimos três anos.

Os candidatos devem comprovar pontuações em todas as quatro competências linguísticas: CLB ou NCLC 7 para pessoas que se inscrevem com ocupações NOC 0 ou A, ou CLB / NCLC 5 para pessoas com ocupações NOC B. Nenhum dos programas exige que a pessoa tenha uma oferta de emprego, mas ter uma pode aumentar significativamente a probabilidade de uma pessoa receber um Invitation to Apply (ITA).

O Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) opera o FSWP e o CEC usando uma ferramenta chamada Express Entry, que é projetada para processar 80% dos pedidos concluídos em seis meses ou menos. O Express Entry usa o que chama de Sistema de Classificação Abrangente (Comprehensive Ranking System — CRS) para pontuar e classificar diferentes aplicativos.

O CRS atribui uma pontuação aos candidatos com base em uma variedade de fatores, semelhantes aos usados ​​no teste de seis fatores para o FSWP. Periodicamente, o IRCC conduz sorteios no pool Express Entry, selecionando os perfis de Express Entry com a pontuação mais alta e os envia Invitations to Apply (ITA).

Novos programas de imigração no Canadá: país lança 6 novas plataformas para graduados e trabalhadores essenciais.

Provincial Nominee Programs para imigrar para o Canadá como enfermeira

Existem também vários Programas Provinciais de Nomeados (Provincial Nominee Programs — PNPs) para os quais os enfermeiros e enfermeiras que querem imigrar para o Canadá podem se qualificar. Às vezes, há um fluxo dedicado apenas para enfermeiros. Outros percursos visam várias profissões da saúde ou estão abertos a trabalhadores qualificados em geral.

Os enfermeiros e enfermeiras se enquadram em duas categorias que os tornam os principais candidatos à imigração de classe econômica. Em primeiro lugar, eles estão em alta demanda e, em segundo lugar, eles estão trabalhando em uma ocupação qualificada.

Canadá supera os Estados Unidos como melhor destino para trabalhar no exterior.

Programas específicos para imigrar para o Canadá como enfermeira

Enfermeiros com formação internacional (New Brunswick Internationally Educated Nurses — IEN), British Columbia’s Healthcare Professional (Skills Immigration e Express Entry Pathways), bem como o Programa de Trabalhador Qualificado Regular de Quebec (Quebec’s Regular Skilled Worker Program) e o Programa de Experiência de Quebec (Quebec Experience Program — PEQ) são todos caminhos que os enfermeiros podem seguir.

Várias províncias canadenses têm mais de um programa de boas-vindas para enfermeiras e enfermeiros. Às vezes, os programas federais e provinciais interagem. Por exemplo, uma província pode alinhar alguns de seus próprios interesses com a Express Entry.

Os programas de imigração do Canadá para os quais essa ligação acontece são conhecidos como ‘aprimorados’ (enhanced). Se uma pessoa recebe uma indicação de um programa aprimorado, essa pessoa ganha 600 pontos em sua pontuação no Comprehensive Ranking System (CRS), garantindo efetivamente que receberá um ITA (Invitation to Apply).

Leia também: Cidades menores do Canadá estão atraindo mais imigrantes.

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *