Como trabalhar em Portugal

Trabalhar em Portugal
Foto: Pixabay | Arte: Vagas pelo Mundo

Saiba como é possível trabalhar em Portugal e como fazer o visto.

Muitos brasileiros têm pesquisado opções de trabalho no exterior e têm ido em busca de um lugar mais seguro para viver. Além dos países mais desejados como Estados Unidos, Canadá e Austrália, países da Europa também entram na lista das opções para imigrar.

Pelos laços afetivos que temos com Portugal e por falarmos a mesma língua, Portugal torna-se uma opção na hora de escolher um país para morar fora. Além dos brasileiros que escolhem Portugal para estudar (fazer intercâmbio, Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado), muitos optam por trabalhar em Portugal. Por isso, hoje vamos te contar como é possível trabalhar em Portugal e como fazer o visto para residir em Portugal.





Visto de trabalho Portugal

Todos os pedidos de visto para morar em Portugal precisam ser feitos ainda estando no Brasil, no Consulado de Portugal. Esse é o primeiro passo a saber. O segundo passo para trabalhar em Portugal é receber uma carta convite de uma empresa com sede em Portugal que tenha intenção em te contratar e oferecer um contrato de trabalho.

Para que uma empresa portuguesa ou multinacional com sede em Portugal possa contratar um estrangeiro, ela primeiro precisa anunciar a vaga em Portugal, e caso não consiga encontrar um candidato ideal para a vaga, pode convidar estrangeiros para trabalhar em Portugal.

Importante saber que os vistos são de responsabilidade dos candidatos, ou profissionais já selecionados para o trabalho. Isso inclui a documentação e o pagamento do visto.

Saiba como fazer o Reagrupamento familiar para Portugal

Valor do visto

O valor do pedido de visto de residência para Portugal é de R$ 508,94 (valores atualizados de 2018).

Como procurar emprego em Portugal

Para procurar emprego em Portugal acesse os sites de emprego, verifique as vagas abertas e envie seu currículo online:

Além disso, é muito importante ter um currículo no formato europeu e também um currículo bem completo no Linkedin. Caso deseje uma assessoria para desenvolvimento do currículo europeu e no Linkedin, entre em contato conosco do site Vagas pelo Mundo, que lhe enviaremos um orçamento.

Confira também: um guia completo para estudar em Portugal

Documentos necessários para o visto

Para fazer o visto de residência para morar em Portugal é preciso os seguintes documentos para apresentar no Consulado de Portugal ainda estando no Brasil:

  • Passaporte brasileiro com validade superior a 3 meses (original e cópia de todas as páginas utilizadas);
  • Carteira de Identidade brasileira; 
  • Contrato de trabalho da empresa em Portugal e declaração do IEFP;
  • Comprovante de meios de subsistência (imposto de renda, extratos bancários que provem que você tem como se manter financeiramente);
  • Seguro de saúde de viagem (pode ser o PB4);
  • Comprovante de alojamento (onde vai se hospedar quando chegar em Portugal, pode ser reserva de hotel, carta convite de amigo/parente);
  • Atestado de antecedentes criminais (emitido pelo Polícia Federal do Brasil);
  • Duas fotos 3×4 com fundo branco, foto colorida e recente;
  • Envelope de sedex plástico pago com os seus dados para envio do passaporte com o visto para o seu endereço;
  • Pagamento do boleto do visto;
  • Formulário de pedido de visto;
  • Certidão de casamento (se for casado);

Confira a lista completa no site do Consulado de Portugal e saiba como fazer os demais vistos para Portugal.

Tempo de espera do visto

Após a entrega de todos os documentos no Consulado, o tempo de médio de espera de resposta é de 30 dias. Porém, esse prazo pode ser maior de acordo com a demanda de pedidos, por isso, nunca compre a passagem aérea antes de ter o visto em mãos. Confira o guia completo de como comprar passagens aéreas baratas

Saiba mais sobre os tipos de visto no site oficial do Consulado de Portugal no Brasil.



Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social.

9 comentários em “Como trabalhar em Portugal

  • 30 de agosto de 2018 em 8:08 am
    Permalink

    Olá Pamela! Para quem tem cidadania é mais fácil sim. Não é necessário carta-convite. Apenas precisa ter meios financeiros para se manter no país. Um abraço!

  • 29 de agosto de 2018 em 2:16 pm
    Permalink

    Para quem possui a cidadania portuguesa, trabalhar em Portugal fica mais fácil, ou ainda assim é preciso ter uma carta convite?

  • 29 de maio de 2018 em 9:28 pm
    Permalink

    Olá …. Meu nome é Isabel
    Sou designer de Laços e Tiaras para as meninas no setor infantil, gostaria de saber como é este campo de trabalho informal?
    Desde já, agradeço!!!
    Quero ir tentar uma vida melhor para minha família….

  • 21 de maio de 2018 em 2:59 am
    Permalink

    Olá Amanda!

    Como vai?
    Quero trabalhar em Portugal, mas, estou enfrentando dificuldade.
    Enviei meu currículo através do site com oportunidades de empregos e recebi retorno de algumas empresas que demonstraram interesse.
    O que ocorre: As empresas exigem o visto de trabalho para contratarem e, por outro lado, o consulado português exige o contrato ou a carta convite para emitir o visto. E assim, não sei como resolver isso.
    O que vc me orienta?
    Grata,
    Rosane

  • 7 de março de 2018 em 4:29 pm
    Permalink

    vim trabalhar para Portugal faz mais di 2 anos e foi através do site https://www.emprego.pt pois a recrutadora da Remax me ajudou com tudo, e passado uns meses mudei de novo agora para outro ramo e foi através do mesmo site

  • 7 de março de 2018 em 12:03 am
    Permalink

    Amanda, vc pode informar quais seriam as dificuldades que eu iria encontrar ir para Portugal com objetivo de morar sem visto e principalmente conseguir trabalho?

  • 6 de março de 2018 em 6:25 pm
    Permalink

    Estou precisando arrumar um trabalho e está muito difícil. Já mandei MUITOS currículos, tenho boa formação e, mesmo assim, só consigo sub empregos.

  • 6 de março de 2018 em 5:38 pm
    Permalink

    Olá,

    Como solicitante do visto de trabalho acho importante citar alguns pontos em que eu mesmo passei indo ao consulado Portugues mesmo que na Irlanda.

    * Contrato tem que ser á termo certo com duração de no mínimo 1 ano.

    * A vaga PRECISA sem acessão estar no site do IEFP (instituto do emprego e formação profissional).

    Se a vaga estiver em qualquer outro site não vai ser aceito no consulado, fui ao mesmo com um email enviado pela empresa para o IEFP provando que a vaga estava em diversos sites nacionais por 2 meses fizeram 25 entrevistas somente eu internacional e mesmo assim o responsável do consulado não aceitou.

    * Solicitam a comprovação de que você realmente entende do processo (No meu caso 5 anos na área de Suporte de TI, formado e com 18 certificados na area). Tenho que mostrar todos os certificados e currículo.

    ADICIONAL

    * Comprovante de acomodação precisa de no mínimo 4 meses de acomodação via carta convite registrada em cartório Portugues ou airbnb.

    * Seguro viagem de 1 ano cobrindo despesas de translado de corpo e emergências. O pb4 funciona porem quem está fora do Brasil não consegue solicitar.

    * valor de 2 mil euros foi aceito como suficiente para comprovar renda.

    Estas informações foram passadas pelo responsável do consulado Portugues em Dublin na Irlanda porém algumas informações acredito que se aplicam para Brasil.

    Desculpem o texto é que infelizmente antes de ir ao consulado solicitar o visto não vi nenhuma informação do tipo nos sites principais então acho interessante compartilhar.

    Att

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *