Veja dicas para evitar a autossabotagem na carreira, acreditar em você e nos seus projetos e ter mais confiança na sua capacidade!
Você já percebeu que em algum momento da sua carreira você está se comportando contra os seus verdadeiros valores e interesses? Provavelmente a sua resposta foi “sim”, duvidar da sua capacidade, sentir-se impotente, não acreditar que o seu projeto pode dar certo… Esses são alguns exemplos mais comuns dos pensamentos sabotadores que afetam muitos profissionais, especialmente as mulheres. Hoje vamos te mostrar como evitar a autossabotagem na carreira.
Como evitar a autossabotagem na carreira
A autossabotagem é um processo inconsciente que foi criado por alguma crença interna que geram ações e comportamentos que prejudicam o seu progresso. As vezes a nossa própria mente boicota o nosso sucesso, identificar os padrões mentais que bloqueiam o seu desenvolvidamente é o primeiro passo para ser bem sucedido.
A autossabotagem pode acontecer com muitos profissionais, entretanto as mulheres apresentam esse padrão com mais intensidade. Muitas mulheres viveram experiências que não foram tão positivas na infância, além disso, o modelo de mercado de trabalho exerce uma grande pressão sobre as mulheres.
O mercado de trabalho é desafiador para quem busca um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que pode causar medo de aceitar propostas de trabalho melhores ou abrir o seu próprio negócio por medo.
Crenças limitantes: o que fazer para conseguir avançar na carreira.
Como saber se você está se sabotando na carreira?
Observando os seus comportamentos e o seu monólogo interno, repare que tipo de pensamentos estão acontecendo na sua cabeça o tempo todo. Através da observação você começa a criar intimidades com os seus padrões mentais e percebe como e com que frequência os seus pensamentos sabotadores aparecem.
Depois escreva num papel esses pensamentos e identifique como ele está alinhado a uma crença limitante que precisa ser melhorada com urgência para você alcançar o que deseja.
As nossas crenças se consolidam como verdades absolutas na nossa mente, e a qualidade dessa crença repercute nos nossos resultados. Se deseja parar de se autossabotar, comece mudar as suas crenças. Alguns dos comportamentos mais comuns de autossabotagem:
- Ter medo de tentar algo novo e falhar;
- Se sentir culpada por está num trabalhando, apesar de estar infeliz;
- Acreditar que o mercado está muito competitivo para fazer mudanças;
- Pensar que não merece viver algo melhor na carreira;
- Procrastinar os seus projetos pessoais;
- Ficar se comparando com a história das outras pessoas.
Agora quando você consegue reconhecer esses padrões fica mais fácil buscar estratégias para lidar com a autossabotagem na carreira ou na vida pessoal.
Saiba como voltar ao mercado de trabalho após uma demissão.
Trabalhe na sua autoconfiança
Trabalhar a sua autoconfiança é muito importante, uma vez que sua habilidade de tomar decisões, fazer escolhas são questões diárias da sua vida. O descuidado com a sua saúde mental e física também são reflexo de autossabotagem.
Reavaliar os seus pensamentos com otimismo e criatividade podem ajudar a se conectar com o seu potencial e ações que partem deste novo padrão mental estarão mais voltados para a vida que carreira que você deseja ter.
Para melhorar a sua autoestima e parar de se sabotar é bom refletir que boa parte do que você sente sobre si mesma é resultado e um padrão patriarcal imposto. E que muitas vezes sufoca e aprisiona muitas profissionais, neste caso evite se comparar.
O que você sacrifica pelo seu sucesso profissional?
Autossabotagem na carreira: valorize sua trajetória
Valorize a sua história, crie novas possibilidades e se necessário quebre alguns desses padrões para que a sua voz tenha reconhecimento. Lembre-se que é um processo, tenha em mente que os resultados vão depender muito da sua vigilância e autoconfiança. Buscar o autoconhecimento e talvez uma ajuda profissional pode ajudar.
O processo de coaching de carreira é uma excelente estratégia para você identificar quais esses padrões que te fazem agir de forma negativa em certas ocasiões, gerando estresse, crises de ansiedade, frustração e insatisfação na carreira.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.
Aproveite para ler: 15 atitudes que você deve evitar para não prejudicar sua carreira.
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify: