Validação de diploma no Canadá: como certificar sua formação estrangeira no país

validação de diploma no Canadá
Foto: Study International.

Veja como funciona a validação de diploma no Canadá, como fazer o processo, tempo de demora e os valores envolvidos. Confira!

Se você pensa em morar fora e se mudar para o Canadá para trabalhar ou estudar, uma das dúvidas é se poderá trabalhar na sua profissão. É importante saber que muitos profissionais precisam fazer a validação de diploma no Canadá antes de atuar em sua área de formação. Como parte do processo de imigração para o Canadá, você pode precisar enviar documentos que comprovem sua formação, por isso veja tudo o que você precisa saber sobre o processo, o tempo envolvido e o custo.


Validação de diploma no Canadá

Sabe por que você precisa que suas credenciais sejam avaliadas para imigração? É que muitos dos programas de imigração de trabalhadores qualificados do Canadá exigem que você obtenha credenciais estrangeiras avaliadas para garantir que atendam aos padrões canadenses. Além disso, antes de imigrar para o Canadá, é bom saber se suas credenciais são equivalentes às credenciais canadenses ou se você precisará atualizá-las.

Sem contar que uma avaliação pode ajudar futuros empregadores a entender como sua formação profissional pode ser comparada às de outros candidatos. Como resultado de uma avaliação de credencial, você pode descobrir que precisa de mais treinamento ou formação no Canadá antes de se qualificar para exercer sua profissão no país. Em alguns casos, você terá que fazer uma validação de diploma no Canadá, porém cada processo depende do seu campo de atuação profissional.

Leia também: como mudar do Brasil para o Canadá.

É necessário validar diploma para estudar no Canadá?

Cada Instituição de Aprendizagem Designada Canadense (Designated Learning Institution – DLI) define seus próprios requisitos, que podem ser exigências gerais ou específicas de cada programa. Eles podem incluir coisas como ter recebido seus diplomas anteriores de uma instituição credenciada, pré-requisitos específicos do curso ou prova de proficiência no idioma.

Talvez você não precise obter suas credenciais formalmente avaliadas por meio de uma avaliação de credencial educacional (Educational Credential Assessment – ECA), pois algumas instituições pós-secundárias concluirão a avaliação por conta própria. Antes de fazer isso, entre em contato com o escritório de admissões das instituições para as quais você está se candidatando para ver se elas aceitam suas formações obtidas fora do Canadá.

Estudante internacional no Canadá: tudo o que você precisa saber.

O que é uma avaliação de credencial educacional?

Um Educational Credential Assessment (ECA) é uma avaliação de suas credenciais educacionais para fins de imigração, mas também pode ajudar quando você estiver procurando um emprego no Canadá. A avaliação serve para provar a um possível empregador que você possui a qualificação exigida. O ‘Educational Credential Assessment’ analisa seu diploma, certificado, título ou experiência para avaliar se é equivalente a uma formação canadense.

Para aqueles que têm vários diplomas, a boa notícia é que geralmente só é necessário obter uma avaliação para o seu nível mais alto de educação. Por exemplo, se você tem doutorado, não precisa avaliar seus diplomas de bacharelado e mestrado. No entanto, se você deseja obter pontos extras em seu aplicativo de imigração por ter diversas formações, convém que todos os seus diplomas sejam avaliados.

Aproveite para ler: Canadá quer atrair mais de 1 milhão de imigrantes até 2024.

Quais profissionais precisam fazer a validação de diploma no Canadá?

É necessário ser certificado pelo órgão provincial ou territorial da jurisdição para a qual se muda no Canadá para trabalhar em uma profissão qualificada. Os comércios que são regulamentados no Canadá incluem carpinteiros, eletricistas e encanadores. As profissões regulamentadas incluem arquitetos, farmacêuticos e médicos.

Algumas profissões e ofícios são regulamentados em certas províncias e territórios e não em outros, e muitas vezes você precisa de uma licença para trabalhar em uma província específica, mesmo que já tenha uma licença para trabalhar em outra província ou território.

Para profissionais, talvez seja necessário concluir um exame escrito, um período específico de trabalho supervisionado ou avaliar suas habilidades de linguagem e comunicação. Se você trabalha nos ofícios, pode precisar fazer um exame ou trabalhar como aprendiz. Cada órgão regulador tem diferentes requisitos de credencial para certificação. O que está envolvido depende de sua profissão, e a melhor maneira de descobrir o que é necessário é pesquisar suas circunstâncias específicas.

Emprego no Canadá em construção: vagas disponíveis em todo o país.

Alguns processos de validação de diploma no Canadá podem ser complexos. Por exemplo, para ser licenciado como médico, o Conselho Médico do Canadá (Medical Council of Canada) deve conceder a você uma qualificação chamada Licenciatura do Conselho Médico do Canadá. Para se qualificar, você deve apresentar evidências de que se formou em uma escola de medicina listada no World Directory of Medical Schools com uma nota do patrocinador indicando que é uma escola de medicina aceitável no Canadá.

Você deve então receber uma nota de aprovação no Exame de Qualificação do Conselho Médico do Canadá (Medical Council of Canada Qualifying Examination) e fornecer prova de que completou 12 meses de treinamento médico clínico de pós-graduação. Uma vez licenciado, você precisará de certificação do College of Family Physicians of Canada ou do Royal College of Physicians and Surgeons of Canada – quando você estará qualificado para solicitar uma licença provincial ou territorial.

Imigração para o Canadá: anunciadas medidas para diminuir o tempo de espera.

E se não for possível validar o diploma?

Se sua formação não for considerada comparável com os padrões canadenses, você pode não atender ao requisito educacional para certos programas de imigração e não receberá pontos extras em sua solicitação de imigração por suas credenciais. Mas muitas vezes há opções para obter formação ou treinamento adicional ou ter sua capacidade avaliada se você não se qualificar imediatamente para exercer sua profissão no Canadá.

Por exemplo, médicos que fizeram um programa de residência ou praticaram no exterior podem se inscrever para uma avaliação pronta para prática. Neste programa, você trabalha por 12 semanas com um médico experiente que avalia suas habilidades e o ajuda a se adaptar à prática canadense. Outras profissões e ofícios podem oferecer caminhos adicionais para validações canadenses se suas credenciais não forem consideradas equivalentes, incluindo treinamento adicional, cursos ou testes.

Não deixe de ler: melhores empresas no Canadá para trabalhos remotos ou flexíveis.

Como obter um Educational Credential Assessment?

Se você precisar de uma Educational Credential Assessment (ECA) para imigração, trabalho ou estudo, terá que obtê-lo pelos caminhos adequados. As validações de suas formações devem ser feitas por uma organização aprovada para fazê-lo pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (Immigration, Refugees, and Citizenship Canada). Eles trabalham com cinco organizações gerais e duas organizações especializadas para profissões específicas:

  • Comparative Education Service: University of Toronto School of Continuing Studies;
  • International Credential Assessment Service of Canada;
  • World Education Services;
  • International Qualifications Assessment Service (IQAS);
  • International Credential Evaluation Service;
  • Physicians: Medical Council of Canada;
  • Pharmacists: Pharmacy Examining Board of Canada.

Aqui entra a importância de um bom planejamento e de fazer as coisas com calma. Isso porque o processo de avaliação e a resposta que você deseja pode levar de algumas semanas a vários meses para chegar. Contudo, a maioria das organizações e órgãos profissionais informam os tempos de espera estimados. Depois de ter sua avaliação, ela é válida por cinco anos, após os quais você terá que fazer o seu ECA novamente. O valor inicial é de $ 200 dólares para a maioria dos pedidos do ECA com avaliações de médicos e farmacêuticos geralmente custando mais.

Leia também: principais empregos de TI no Canadá e como se candidatar.

Vale a pena fazer a validação de diploma no Canadá?

Embora o processo de validação de diploma no Canadá possa parecer complicado, obter seu ECA aumenta suas chances de ser aprovado para imigração. Além disso, ajuda você a obter licença assim que chegar ao Canadá, para que possa trabalhar em sua profissão ou em uma empresa. Faça sua pesquisa sobre o caminho para validação de diploma no Canadá com base em sua profissão ou empresa para que você saiba o custo exato, cronograma e processo que você precisa seguir. Boa sorte!

*Descubra os melhores países para estudar inglês e fazer um intercâmbio:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 8 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *