Conheça as 10 cidades mais pet friendly da Europa

Cidades pet friendly da Europa
Foto: Girl on the Trail.

As cidades mais pet friendly da Europa estão espalhadas por todo o continente. Confira!

Se você gosta e tem animais de estimação e pensa em morar em outro país, essa matéria é para você. Isso porque saiu a lista das 10 cidades mais pet friendly da Europa e se a saúde e felicidade do seu amigão ou amigona de quatro patas importa, pode fazer toda a diferença na escolha de onde morar.


Cidades mais pet friendly da Europa

Uma coisa já adianto: os europeus são fanáticos por animais de estimação. Por isso, se uma mudança está nos seus planos, o site Money.co.uk criou uma lista e classificou as 10 cidades mais pet friendly da Europa. O portal considerou 10 aspectos, são eles:

  1. Quantidade de clínicas veterinárias;
  2. Número de locais com banho e tosa;
  3. Disponibilidade de creches e hospedagens;
  4. Quantidade de parques;
  5. Possibilidade de viajar juntos no transporte público;
  6. Quantidade de lojas especializadas;
  7. Quantia de propriedades que aceitam animais de estimação para você morar;
  8. Número de restaurantes pet friendly;
  9. Temperatura mensal mais alta;
  10. Temperatura mensal mais baixa.

Então, com as respostas para as perguntas acima respondidas, o portal usou como base as maiores cidades da Europa e as classificou em relação aos animais de estimação. Veja agora a lista com as 10 cidades mais pet friendly da Europa:

Leia também: 21 curiosidades sobre Portugal que você talvez não saiba.

10 cidades mais pet friendly da Europa

Veja agora a lista com as 10 cidades mais pet friendly da Europa:

  • 10º lugar | Munique – Alemanha;
  • 9º lugar | Milão – Itália;
  • 8º lugar | Bruxelas – Bélgica;
  • 7º lugar | Hamburgo – Alemanha;
  • 6º lugar | Barcelona – Espanha;
  • 5º lugar | Berlim – Alemanha;
  • 4º lugar | Madri – Espanha;
  • 3º lugar | Roma – Itália;
  • 2º lugar | Paris – França;
  • 1º lugar | Londres – Reino Unido.

Londres, Reino Unido – Pontuação 82,5

Cachorro em Londres
Foto: Londonist.

Levando em consideração todos os 10 elementos analisados e que foram relacionados aos animais de estimação, Londres está no topo da lista como a cidade mais aceita animais de estimação da Europa. Se Chicago é conhecida como ‘Windy City’, Londres deveria ser conhecida como ‘Leafy City’.

Com áreas verdes cobrindo cerca de metade da Grande Londres, a cidade é um local perfeito para os donos de cães. Além disso, ter comércios voltados para os donos de animais de estimação na capital da Inglaterra é um grande negócio. Em Londres existem 240 pet shops e 172 opções de creches, então você sabe que sempre poderá cuidar do seu animal de estimação, não importa em qual parte da cidade você viva.

Sem contar que você pode até viajar em transporte público com seu amigo de quatro patas a tira colo. Para você ter uma ideia, em 2020 o metrô de Londres foi coroado como o sistema de transporte público mais adequado para cães no mundo.

Você sabia? Oxford e Coventry vão se tornar as primeiras cidades com ônibus elétricos no Reino Unido.

Paris, França – Pontuação 71

Paris é uma das cidades mais centradas em animais de estimação e, semelhante a Londres, obteve alta pontuação em quase todos itens analisados sobre os animais de estimação. É fato que os animais de estimação dominam a cidade francesa e estão frequentemente acompanhando seus donos em tarefas diárias simples como ir ao supermercado ou dar uma caminhada.

Porém, em 2020 apenas 16% dos parques públicos de Paris permitiam cães, porém a pesquisa revelou que agora os cães são bem-vindos para caminhadas em 163 parques. Sendo assim, Paris ganhou boas notas em relação aos seus espaços verdes.

A cidade francesa é amplamente considerada a capital mundial da moda e da beleza, então não é surpresa que o mesmo se aplique aos animais de estimação parisienses. Animais de estimação mimados em Paris têm 207 tratadores para escolher para garantir que sejam aparados e fiquem cheirosos e bem escovados.

Saiba mais: como viajar com cachorro para Inglaterra.

Roma, Itália – Pontuação 57,5

Roma completa as três principais cidades que mais aceitam animais de estimação no ranking, com uma pontuação de 57,5 ​​em 100. Ao longo da história, a capital italiana é famosa por sua escolha eclética de animais de estimação, incluindo furões, papagaios e, claro, o galgo italiano.

A cidade tem 39 tratadores, 29 creches para animais de estimação, 129 lojas de animais para comprar todos os itens essenciais para seus animais de estimação. Além disso, você e seu animal de estimação podem entrar e sair do transporte público, já que ônibus e metrôs aceitam animais de estimação numa boa.

Leia mais: conheça as viagens de trem mais bonitas do mundo.

Mercado de pet é gigantesco na Europa

Pet friendly Europa
Foto: VisitSavannah.

Reservar horários regulares para banho, tosa e caprichar na higiene do seu melhor amigo movimentam milhões de euros e libras no continente europeu todos os anos. Além de deixá-los com uma ótima aparência, levar seu animalzinho para um banho o mantém saudável ​​e feliz.

Londres oferece o maior número de opções de cuidados para animaizinhos de estimação (240) da Europa. Paris e Birmingham ficam em segundo lugar em número de locais com profissionais de tosa e banho, com mais de 207 empresas situadas nas cidades.

Já a cidade de Madri alcançou o terceiro lugar com mais de 59 estabelecimentos de tratamento de mimos para que os animais de estimação experimentem.

Saiba como viajar com animais de estimação para Europa.

Cidades mais pet friendly da EuropaPet babá e creche

Além de cuidados de banho e tosa, as creches para animais de estimação podem oferecer exercícios e socialização. São considerados como santuários seguros, enquanto os donos ocupados trabalham duramente. Londres também oferece a maioria das opções de creches para animais de estimação (172) na Europa, seguida por Madri com 114 creches. Depois vem Barcelona em terceiro lugar com 97 creches para animais de estimação na cidade.

Mudança com animais de estimação: de quantas propriedades você pode escolher?

Uma nova pesquisa da YouGov e da Mars Petcare revela que dois terços dos locatários privados só alugam seus imóveis se os novos moradores não tiverem animais de estimação. Alguns ativistas argumentaram que isso está contribuindo para a epidemia de solidão no Reino Unido e pediram que os contratos de locação fossem relaxados para acomodar animais de estimação também.

Porém, o levantamento feito pelo money.co.uk mostra quais são as cidades com mais opções quando se trata de aluguéis que aceitam animais de estimação. Viena (Áustria) ocupa o primeiro lugar com 169 aluguéis que aceitam animais de estimação totalmente mobiliados na cidade, seguida por Istambul com 71 e Londres vem em terceiro com 69.

Descubra quais são os animais de estimação mais populares na Europa

São inúmeros os benefícios para a saúde quando temos um animal de estimação. Desde o encorajamento para sair mais e fazer mais exercícios e até socializar com outros donos de animais. Além disso, a pesquisa sugeriu que andar ou brincar regularmente com animais de estimação pode diminuir a pressão arterial, os níveis de colesterol e os níveis de triglicérides.

O estudo revela a popularidade dos animais de estimação em 11 países europeus, incluindo Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Rússia, Bélgica, Áustria, Espanha, Polônia, Romênia e Hungria. Se você pensou nos cachorros, errou. Pois os líderes são os gatos e eles são os animais de estimação mais populares, com 69.830.100 deles pertencentes a esses países .

Os dois primeiros países com mais gatos são: a Rússia (17,8 milhões de domicílios) e a Alemanha com 8,2 milhões de domicílios com membros da família felina. No entanto, para o melhor amigo do homem, surgem a Polônia (7,3 m), Espanha (4,7 m), Romênia (4,1 m) e Hungria (2,8 m) são os lares da maioria dos companheiros caninos.

Saiba mais: trem de alta velocidade entre Lisboa e Madri deve ser inaugurado no fim de 2023.

Antes de ter o bichinho, é importante considerar os gastos

10 cidades mais pet friendly da Europa
Foto: Vogue Man.

Ainda que os animais de estimação façam parte da família, mantê-los não é nada barato. Antes de se comprometer a cuidar de um animal de estimação, você deve levar em consideração os custos de possuir um. No Reino Unido, o custo de vida de um gato ou cachorro é de, em média, entre £ 16 mil e £ 33 mil.

Os números incluem o custo de alimentos, brinquedos, roupas de cama, seguro para animais de estimação, contas do veterinário, higiene, remédios anti-pulgas e vermes. Para cães e gatos, o custo médio da alimentação por ano está entre £ 200 e £ 400 libras. As raças de cães grandes custam mais para alimentar e o preço da comida varia de acordo com a sua qualidade.

Roteiro de viagem Inglaterra, conheça as melhores cidades para visitar.

Sobre a metodologia e fontes de dados da pesquisa sobre as cidades mais pet friendly da Europa

Depois de fazerem a lista das cidades mais populosas da Europa, as mais pet friendly foram definidas conforme os 10 critérios relacionados no começo do texto. E a quantidade de veterinários foi calculado pela fve.org, já os locais com profissionais de tosa e banho foi via Yelp.

Em relação a quantidade de creches para animais de estimação, a recolha de dados se deu via Petbacker. Os parques que aceitam cachorros pelo TripAdvisor e se os cães eram permitidos no transporte público através do contato com as empresas de transporte. Já o número de lojas de animais foi via Yelp e o número de imóveis para alugar e que aceitam animais de estimação foi através do Nestpick.

Sobre o número de restaurantes que aceitam cães, os dados foram recolhidos no BringFido e as informações da temperatura média mensal mais baixa e mais alta foram pesquisadas através de dados climáticos.

Usando um sistema de classificação ponderada, o estudo atribuiu uma pontuação a cada cidade europeia no índice, revelando as cidades da Europa que mais aceitam animais de estimação. Acesse a pesquisa completa e todos os dados.

Para finalizar, aproveite também para acessar o nosso canal do Youtube e assistir o último vídeo. Não esqueça de se inscrever no canal!

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *