Vaga no Canadá: Consulado do Brasil em Montreal está contratando

Vagas no Consulado do Brasil em Montreal
Foto: TripSavvy.

O Consulado do Brasil em Montreal está com uma oferta de emprego para auxiliar administrativo. Confira o salário e saiba como se candidatar para a vaga no Canadá!

O Consulado-Geral do Brasil em Montreal está com uma vaga aberta para Auxiliar Administrativo e a Comissão de Seleção, que foi designada pelo Cônsul brasileiro no país, informa que as candidaturas já estão abertas. Confira a seguir todas as informações sobre o processo seletivo no Canadá, o salário e como você pode se candidatar.


Consulado do Brasil em Montreal está contratando

O Consulado do Brasil em Montreal está contratando e busca por um Auxiliar Administrativo. O processo de seleção para o emprego compreende três fases:

  • Fase I: análise de currículos;
  • Etapa II: aplicação de prova escrita de português, inglês e francês para os selecionados na Fase I;
  • Fase III: entrevista individual para os selecionados na Fase II.

O edital do processo de seleção para a vaga aberta no Consulado do Brasil em Montreal está informado que os candidatos serão valorizados, entre outros motivos, pela habilidade e experiência em contato com público, desenvoltura e expressão oral, conhecimento, oral e escrito, do idioma francês, inglês e português.

Leia mais: dicas fundamentais para quem pretende morar e se instalar no Canadá.

Sobre a vaga no Consulado do Brasil em Montreal

A vaga aberta é para exercer a função de Auxiliar Administrativo do Consulado-Geral do Brasil em Montreal. O regime de contratação é para pessoas que atuarão presencialmente no Consulado e prestarão serviços, em tempo integral. As relações trabalhistas do profissional selecionado serão regidas pela legislação canadense e, subsidiariamente, pela legislação da Província do Quebec.

Em relação as atribuições, espera-se que o candidato selecionado desempenhe as seguintes tarefas:

  • Atenda diariamente, presencialmente (nos guichês correspondentes) e/ou por via remota (telefone e email) ao público;
  • Execute tarefas pertinentes à produção de documentos e serviços consulares, fazendo uso de equipamento e software específicos, de propriedade e responsabilidade do Consulado-Geral do Brasil em Montreal;
  • Dê apoio à prestação de serviços consulares por via postal;
  • Desempenhe outras tarefas de natureza administrativa.

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, podendo ser convocado, ocasionalmente, a prestar apoio a atividades oficiais do Consulado-Geral em finais de semana e/ou feriados, dentro ou fora da cidade de Montreal, conforme demanda. O salário anual bruto é de CAD 36.000,00 (trinta e seis mil dólares canadenses).

Veja também: descubra tudo sobre como imigrar para o Canadá como enfermeira.

Requisitos

Os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos para poderem se candidatar para a vaga aberta no Canadá no Consulado do Brasil em Montreal:

  • Idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da admissão;
  • Residência fixa em Montreal ou região próxima;
  • Permissão de trabalho no Quebec;
  • Nível pré-universitário (CEGEP) completo ou nível superior (concluído ou em fase de conclusão);
  • Domínio das línguas portuguesa, francesa e inglesa, escrita e falada;
  • Ausência de antecedentes criminais.

Confira: veja se você é elegível para os novos programas de imigração do Canadá.

Como fazer a inscrição

O período para as inscrições iniciaram ontem, 06 de maio, e vão até as 23h59 do dia 21 de maio de 2021. As candidaturas poderão ser encaminhadas para o e-mail: admin.montreal@itamaraty.gov.br. O candidato deverá preencher, assinar e submeter o formulário de inscrição correspondente, acompanhado de toda a documentação requerida, conforme listada no Edital.

Após o período de inscrições, será divulgada lista com o nome dos candidatos habilitados a participar da fase II do processo seletivo. Candidatos que submeterem ficha de inscrição ou documentação incompleta não serão habilitados a participar do processo seletivo.

Novos programas de imigração no Canadá: país lança 6 novas plataformas para graduados e trabalhadores essenciais.

Documentação requerida para participar

Para poder participar do processo de seleção para a vaga no Consulado do Brasil em Montreal, os interessados precisam apresentar:

  • Cópia de documento de identidade com foto (e CPF, no caso de brasileiros);
  • Comprovante de residência (conta de serviço público, por exemplo);
  • Certificado de estudos realizados ou de diploma(s);
  • Comprovação de quitação com o serviço militar, no caso de brasileiros do sexo masculino;
  • Comprovação de quitação das obrigações eleitorais, no caso de brasileiros;
  • Declaração, de punho próprio e assinada, de que não ocupa cargo, emprego ou função pública, no caso de brasileiros;
  • Curriculum vitae;
  • Declaração, de punho próprio e assinada, de estar ciente de que o emprego a que está concorrendo não se confunde com emprego ou função pública regidos pelo direito brasileiro;
  • Comprovação de situação regular de residência e de permissão legal para o exercício de atividade remunerada, nos termos da legislação local, para os candidatos não canadenses.

Toda a documentação mencionada acima deverá ser apresentada no Consulado-Geral ou encaminhada para o e-mail: admin.montreal@itamaraty.gov.br dentro do prazo do processo de seleção, acompanhada do formulário de inscrição, devidamente preenchido e assinado.

Inscrições com documentação incompleta ou sem o formulário de inscrição não serão consideradas. Serão considerados habilitados a participar da Fase I apenas os candidatos que entregarem a documentação completa dentro do prazo.

O candidato aprovado deverá apresentar também, no ato da assinatura do contrato, os seguintes documentos:

  • Certificado de antecedentes criminais (apenas em caso de seleção);
  • Atestado de aptidão física e mental expedido por instituição médica ou médico especialista (apenas em caso de seleção).

Veja também: nova ponte suspensa no Canadá será inaugurada em maio.

Avaliação

Na primeira fase, que é eliminatória, será feita a análise de currículos. Dessa maneira, no dia 24/05/2021, a Comissão de Seleção avaliará os currículos dos candidatos habilitados a participar do processo seletivo. Os candidatos cujos currículos sejam selecionados nessa fase serão convocados a participar da fase II. A convocação é feita através do site do Consulado do Brasil em Montreal.

As fases II e III são compostas, respectivamente, de uma prova escrita e de uma entrevista. Para os candidatos selecionados na primeira fase serão aplicadas provas escritas de português, inglês e francês (fase II). As provas serão aplicadas na data provável de 27/05/2021, e consistirão de questões discursivas ou exercícios de tradução nos três idiomas (português, inglês e francês), sendo que o idioma francês possuirá peso 2 (a nota recebida neste idioma valerá o dobro da recebida nos demais idiomas).

Cada resposta deve ter uma extensão mínima de 10 linhas e máxima de 20 linhas, e deve exprimir com a fidelidade possível o ponto de vista e a experiência do candidato. A pontuação será aferida com base, principalmente, na norma culta dos idiomas correspondentes. Serão considerados aprovados na prova escrita os candidatos que obtiverem avaliação superior a 50 pontos de um total de 100 pontos.

Na última fase (Fase III) será realizada de forma paralela à fase II, e consistirá em entrevista, a ser realizada no Consulado-Geral e conduzida pela Comissão de Seleção, que examinará presença, comunicação, perfil adequado à posição, atitude e desembaraço profissional. A entrevista terá valor de 50 pontos. O candidato será considerado aprovado se a soma das avaliações por ele obtidas nas fases II e III for superior a 90 pontos.

Saiba mais: nova ferramenta promete ajudar imigrantes na escolha de onde morar no Canadá.

Resultado da seleção para a vaga no Consulado do Brasil em Montreal

O resultado provisório será informado até a data provável de 31 de maio de 2021, quando será aberto o prazo de 24 horas para eventuais recursos. O resultado final será informado na data provável de 02 de junho de 2021, pelo site do Consulado. O processo de seleção terá validade de doze meses, contados a partir da data de divulgação do resultado. E os candidatos aprovados constituirão cadastro de reserva nesse período, caso surjam novas vagas no Canadá para o mesmo cargo.

Você viu? Canadá supera os Estados Unidos como melhor destino para trabalhar no exterior.

Para saber mais e se candidatar

O formulário para inscrição, assim como o acesso ao edital, estão disponíveis no site do Consulado-Geral do Brasil em Montreal. Acesse o portal, leia todas as informações e, caso seja do seu interesse, tenha atenção ao prazo de inscrição e envie sua candidatura. Boa sorte!

*Aproveite para conhecer o nosso Podcast Partiu Morar Fora, com vários episódios!

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *