Após cancelamento da Oktoberfest de Munique, Dubai se oferece para sediar o evento

cancelamento da Oktoberfest de Munique
Foto: Gulf News.

O anúncio do cancelamento da Oktoberfest de Munique pegou os amantes da cerveja de surpresa, porém a maior cidade dos Emirados Árabes está se oferecendo para sediar o evento. Saiba mais!

Os amantes da boa cerveja da maior festa alemã do mundo, a Oktoberfest de Munique (Alemanha), foram pegos de surpresa com o anúncio no começo da semana de que o festival estava cancelado (de novo) em 2021. Porém, a maior cidade dos Emirados Árabes, Dubai, prontamente se ofereceu para sediar e receber a Oktoberfest e satisfazer os turistas que buscam pretzel e boa cerveja ainda em 2021.


Cancelamento da Oktoberfest de Munique — festa será em Dubai?

Uma versão da Oktoberfest de Munique está sendo planejada para Dubai no outono de 2021, informou a mídia alemã. O evento, a ser confirmado, promete meses de festividades que acontecerão ao mesmo tempo em que a maior cidade dos Emirados Árabes se prepara para receber a Expo 2020, que foi adiada pela pandemia do coronavírus.

Quais são os planos dos árabes para sediar a Oktoberfest de Munique?

A Expo 2020 está programada para acontecer na Marina de Dubai de 01 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022. Desse modo, a Oktoberfest seria replicada em Dubai espelhando de perto a Oktoberfest original de Munique, de acordo com o jornal alemão de grande circulação Bild, que foi o primeiro a noticiar o plano dos árabes. Isso inclui cerca de 32 barracas de cerveja, uma roda gigante e até uma réplica em tamanho real da famosa estátua da Baviera, que fica no local do festival em Munique.

Cervejarias e restaurantes bávaros estarão entre as 620 empresas que supostamente assinaram contrato para participar. A Oktoberfest de Dubai pode espelhar a de Munique, mas também planeja alguns extras extravagantes – incluindo o que os organizadores do evento dizem que seria o “bar de cerveja mais longo do mundo” e um mastro de 60 metros de altura.

Veja também: União Europeia propõe a reabertura das fronteiras da Europa para turistas.

Famosos e visibilidade

Cantores e bandas alemãs estarão presentes com músicas tradicionais da festa. Até mesmo uma lista de celebridades foi prometida, com convidados do calibre de Arnold Schwarzenegger, Pamela Anderson e Steven Seagal, de acordo com o Bild. Charles Blume, chefe do mercado de natal de Berlim e um dos organizadores da Oktoberfest Dubai, confirmou o evento à revista Der Spiegel. Ele acrescentou que as autoridades dos Emirados Árabes já deram sinal verde para o evento.

O álcool será permitido no local do festival, mas os participantes serão obrigados a pegar um ônibus de volta para seus hotéis e não poderão andar pela cidade, disse Blume, acrescentando que o acordo foi um esforço para respeitar a cultura dos Emirados Árabes e da Alemanha. A venda de álcool é estritamente controlada nos Emirados Árabes Unidos, com os turistas podendo comprá-lo e consumi-lo em hotéis e outras áreas.

Leia mais: cronologia da reabertura das fronteiras da União Europeia.

Qual é o truque?

Enquanto os organizadores da ‘Oktoberfest de Dubai‘ vazaram detalhes para a mídia alemã, os organizadores da Oktoberfest de Munique ainda não tinham oficialmente confirmado se haveria ou não o festival em 2021. Ao contrário das manchetes dos jornais alemães, a Oktoberfest de Munique não estaria “se mudando” para Dubai – os dois eventos estão sendo organizados separadamente.

Enquanto os organizadores do evento em Dubai prometem uma “estadia perfeita” devido aos procedimentos de saúde e segurança dos Emirados Árabes Unidos com a pandemia, ainda não se sabe se novas restrições de viagem ou avisos podem impedir a chegada dos participantes do festival.

O que está acontecendo e como foi o cancelamento da Oktoberfest de Munique em 2021?

O evento na cidade de Munique, no sul da Alemanha, e que leva a coroa do “maior festival folclórico do mundo”, foi oficialmente cancelado na última segunda-feira (3 de maio) como noticiado aqui pelo Vagas pelo Mundo. Isso porque a Alemanha está lutando para controlar uma terceira onda de infecções por coronavírus e com muitas incertezas em torno de viagens e turismo mais amplo no país. A Oktoberfest também foi cancelada em 2020 devido à preocupação com multidões e a festa em 2021 estava programada para acontecer de 18 de setembro a 3 de outubro.

Munique revida sobre os planos da Oktoberfest de Dubai

A cidade de Munique divulgou um comunicado conciso se distanciando das reportagens sobre um evento da Oktoberfest em Dubai. Outras empresas expressaram perplexidade com os planos. A cidade de Munique se distanciou dos aparentes planos de realizar uma Oktoberfest em Dubai. Autoridades da cidade do sul da Alemanha questionaram particularmente as notícias da mídia que sugeriam que o festival oficial estava “mudando” para outro lugar.

“A Oktoberfest é original de Munique e acontece exclusivamente em Munique”, diz o comunicado da cidade. “Os planos da organizadora para o evento de Dubai, agora divulgados, não estão sendo realizados nem com a participação nem com o consentimento da cidade de Munique”, acrescentou o comunicado.

Saiba mais: 6 companhias aéreas mais seguras para viajar durante a pandemia.

Explorando ‘opções legais’

Clemens Baumgärtner, o homem encarregado de organizar a Oktoberfest de Munique, disse que embora houvesse poucas chances de o festival acontecer este ano devido à pandemia, a ideia de transferi-lo para Dubai era “absolutamente absurda”. “Vamos explorar todas as nossas opções legais para proteger a Oktoberfest de Munique”, disse ele à agência de notícias alemã dpa.

As associações e grupos empresariais responsáveis ​​pelo fornecimento de cerveja, comida e entretenimento para a Oktoberfest de Munique disseram não saber nada sobre o festival de Dubai. “Não conheço ninguém que vá lá”, disse o chefe da associação teatral de Munique, Peter Bausch, à dpa.

E a Oktoberfest de Blumenau-SC?

Os organizadores da Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, receberam com surpresa o cancelamento da Oktoberfest de Munique em 2021. Porém, de acordo com a NSC Total, a organização da maior festa alemã das Américas ainda não se pronunciou sobre a decisão de fazer ou não o evento em 2021 no Brasil.

A previsão é de que a Oktoberfest de Blumenau ocorra de 6 e 24 de outubro, entretanto toda a programação e a confirmação das atrações depende de como a pandemia de COVID-19 estará nos próximos meses no Brasil e em Santa Catarina. De ressaltar que a Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau-SC adiantou que não vai prorrogar o calendário do evento.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *